Aras pede a Pazuello a abertura de apuração sobre caos no Amazonas
O procurador-geral da República, Augusto Aras, requisitou ao Ministério da Saúde a abertura de um inquérito epidemiológico e sanitário para apurar causas e responsabilidades pelo colapso no sistema de saúde de Manaus. O documento foi enviado ao ministro Eduardo Pazuello nesta segunda-feira, 18. O pedido é baseado na legislação federal sobre vigilância epidemiológica, que disciplina...
O procurador-geral da República, Augusto Aras, requisitou ao Ministério da Saúde a abertura de um inquérito epidemiológico e sanitário para apurar causas e responsabilidades pelo colapso no sistema de saúde de Manaus. O documento foi enviado ao ministro Eduardo Pazuello nesta segunda-feira, 18.
O pedido é baseado na legislação federal sobre vigilância epidemiológica, que disciplina o Programa Nacional de Imunização. No último sábado, Augusto Aras já havia determinado a abertura de uma investigação no Superior Tribunal de Justiça contra o governador do Amazonas, Wilson Lima, por eventual omissão na crise da saúde. A exclusão de autoridades federais do rol da apuração aberta por Aras gerou críticas.
No novo documento enviado a Pazuello, Aras determina que sejam elucidadas as causas dos problemas em Manaus que geraram “estado de apreensão local e nacional quanto à falta de insumos básicos de saúde”.
O procurador-geral da República argumenta que o objetivo do inquérito epidemiológico é evitar que o quadro registrado no Amazonas se repita em outro ente da Federação. Segundo a PGR, a investigação sanitária deve também revelar se o surgimento de uma nova variante do coronavírus contribuiu para a situação de caos no estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ARNALDO
2021-01-19 13:45:15Como o Pazuello vai se autoinvestigar?
Carlos
2021-01-19 12:31:56quem acredita que vai dar alguma coisa kkkkkkkkkkk isso é piada
Isolina
2021-01-19 00:17:25Aras não vai responsabilizar o chefe do bordel?
Maria
2021-01-18 19:10:02O prazo para manifestação do ministro da saúde será de 365 dias, caso ele necessite poderá prorrogar. Se, ao chegar esse dia, todos os brasileiros ja estiverem imunizados com a vacina coronavac, o ministro entra com uma ação no STF e o nosso ilustre GILMAR MENDES, arquiva o processo, e nao se fala mais nisso. Ponto final.
Maria
2021-01-18 16:08:29Ele vai culpar o governador do bolsonaro? Acho difícil. E tb os deputados bolsonaristas que apoiaram os cidadãos que aglomeraram e pediram pra abrir o comércio? A insentivarem a sair nas ruas sem máscaras? Que mais? A lista é longa. Acho melhor o Aras fazer o que sabe, nada.
GUY WTTH A SPIKE
2021-01-18 15:29:43aras quando anda arrasta as mãos pelo chão.
Roberto
2021-01-18 13:21:09Pede a Pazuelo? Esse barbudo é um humorista. Quem deveria investigar seria a PGR, só que com ele no comando, certamente seria uma investigação de faz de conta.
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-01-18 12:51:28Uéééé... e caos no ministerio da saúde ???????
PAULO
2021-01-18 12:30:33O maior culpado pela tragédia de Manaus foi o governador Wilson Lima. Não precisa ter um diploma do MIT para vislumbrar isso. Ele mesmo em entrevista, isentou o Bolsonaro de responsabilidade. É claro que ele fez isso por acreditar na impunidade. Então a justiça tem que interrogar ele e fazer a seguinte pergunta: Por que o senhor tomou a decisão de restringir a circulação e por que voltou atrás? Isso elucida. Ele tomou uma decisão e não se preparou para eventuais gargalos. Atitude criminosa.
Fulvia
2021-01-18 12:22:24PGR, desnecessária a apuracao pelo Ministério da Saude. Preste atencao: em pandemia, os cadáveres, os mortos falam. Deixe o ministro e presidente no silencio sepultural.Quem vive nao merece ouvir essa corja de gentinha perversa. Estamos em luto, respeite!