Aras é contra inquérito para apurar se Bolsonaro atuou em acerto de Wassef com concessionária
O procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), defendeu que o Supremo Tribunal Federal rejeite um pedido de abertura de inquérito para investigar se o presidente Jair Bolsonaro interferiu em acertos firmados entre o advogado Frederick Wassef e a concessionária Aeroporto Brasil Viracopos, que mantém negócios com o governo federal. Aras entregou a manifestação ao relator...
O procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), defendeu que o Supremo Tribunal Federal rejeite um pedido de abertura de inquérito para investigar se o presidente Jair Bolsonaro interferiu em acertos firmados entre o advogado Frederick Wassef e a concessionária Aeroporto Brasil Viracopos, que mantém negócios com o governo federal.
Aras entregou a manifestação ao relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, na noite da última sexta-feira, 11. Embora tenha se manifestado contra o inquérito, no documento ele afirma que instaurou na PGR o que, no jargão jurídico, chama-se notícia de fato, para a "averiguação preliminar" do caso.
De acordo com o PGR, caso surjam "indícios suficientes de uma possível prática ilícita" à frente, providenciará a investigação, "com adoção, a partir de
então, das medidas cabíveis". A notícia de fato, no entanto, está parada desde 20 de julho.
A manifestação do PGR é um desdobramento de uma notícia-crime apresentada pelo advogado Carlos Eduardo Silva Duarte. Na representação, ele pede que Bolsonaro seja investigado pela prática dos crimes de advocacia administrativa e corrupção passiva. No caso de Wassef, sugere a apuração sobre tráfico de influência, corrupção ativa e ocultação de recursos proveniente de infração penal.
A notícia-crime baseia-se em uma apuração de O Antagonista. O site revelou que, mesmo sem qualquer experiência na área de aviação, Wassef, que é ligado à família Bolsonaro, foi contratado pela concessionária em 2019 para prestar "consultorias jurídicas e estratégicas”, em um acerto estimado em 5 milhões de reais.
No primeiro semestre deste ano, a concessionária fechou acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil para que seja feita uma nova licitação do aeroporto internacional de Campinas — pelo acerto, a empresa, que passa por dificuldades, amigavelmente devolve ao governo a concessão que detém para que seja feito um novo leilão.
Os detalhes do processo de uma nova licitação foram comunicados a Bolsonaro em 14 de maio, quando o presidente recebeu, no Palácio do Planalto, o presidente do Conselho de Administração da Triunfo — empreiteira líder do consórcio — e do Aeroporto de Viracopos, João Villar Garcia. Minutos antes da reunião, o chefe do Executivo teve um encontro com Wassef, como mostrou a agenda oficial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Bruno
2020-09-26 01:33:25Assunto pertinente porém o advogado Carlos Eduardo que entrou com pedido ao STF é filiado ao PSOL, entretanto o procurador deve estar verificando se procede ou é apenas jogada política. Crusoé faltou está importante revelação sobre a filiação do advogado. Vamos aguardar.
Veronica
2020-09-17 10:50:15PGR se tornou o escudo de Bolsonaro. Na realidade o Brasil não tem PGR. O que existe na PGR é uma pessoa colocada por Bolsonaro para garantir a impunidade dele (Bolsonaro).
Sônia
2020-09-16 18:56:16Aras é contra tudo que se chama justiça,integridade, moral e lei imparcial para todos! é para isso que foi colocado no cargo pelo Bozó
Robson
2020-09-16 07:26:21Esse PGR é um sacana. Na maior cara de pau, se tornou o advogado do "presidento", sem cerimônias.
Ivandenir
2020-09-15 19:11:48Que vergonha! Acho que nunca tivemos um PGR como esse aí, defende Bolsonaro e Cia. Ltda na cara dura, não disfarça não , e eu então pergunto como vai ficar, porque pelo que já sabemos, houve interferência da POLICIA DO RIO, e sendo mesmo confirmado, como vamos acreditar que o PRESIDENTE VAI SER DENUNCIADO,? O PGR É DO BOLSONARO, agora precisamos de um outro para defender os interesses do nosso país, não é mesmo?
Sergio
2020-09-15 18:03:34Pra que abrir inquérito ? sera que alguém acha que vai dar em alguma coisa kkk
Nádia
2020-09-15 17:03:20a cada dia ele avança um pouquinho mais.. pode-se perceber nas palavras, nas ações, nas reações q ele está, ou pensa estar, avançando em direção ao mando total do país.. Será q ele quer mesmo ser "só" stf.. ou tem sanhas com relação ao executivo..?? Sei não..
Osmair
2020-09-15 16:54:35esse Aras é o capataz do Bolsonaro para tudo que der e vier
Simone
2020-09-15 16:51:14Esse PGR deveria mudar seu título para AGU, não faz outra coisa que defender Bolsonaro!
Marcelo
2020-09-15 15:42:21Só acabando com indicações políticas para cargos de PGR, STF, etc, acabaremos com essa promiscuidade.