Após voto de Kassio pró-Moro, Centrão acusa Bolsonaro de ‘traição’
Não foi só o ministro Gilmar Mendes que ficou ensandecido com o voto de Kassio Nunes Marques em favor de Sergio Moro no julgamento da tarde de terça-feira, 23, no STF – com a mudança do voto de Cármen Lúcia, Moro foi declarado parcial pela corte por 3 a 2 ao julgar Lula no caso...
Não foi só o ministro Gilmar Mendes que ficou ensandecido com o voto de Kassio Nunes Marques em favor de Sergio Moro no julgamento da tarde de terça-feira, 23, no STF – com a mudança do voto de Cármen Lúcia, Moro foi declarado parcial pela corte por 3 a 2 ao julgar Lula no caso do tríplex.
Apesar de, ao fim e ao cabo, o resultado ter atendido aos anseios do Centrão, os principais líderes do bloco fisiológico estão revoltados com Jair Bolsonaro. Acusam reservadamente o presidente de “traição”, por considerá-lo o grande responsável por influenciar Kassio a votar contra a suspeição de Moro. “Pode haver retaliações”, diz um interlocutor do presidente da Câmara, Arthur Lira, que, em seu perfil no twitter, comemorou a derrota do ex-juiz. “O Estado Policial, para o qual a Lava Jato descambou em certos momentos, lamentavelmente, com suas parcialidades, seletividade e perseguições, jamais poderá também merecer o perdão da História”, afirmou.
Bolsonaro sempre quis polarizar com Lula em 2022, mas teria mudado de opinião depois de recentes pesquisas mostrarem que ele seria batido pelo petista num eventual segundo turno. Na última semana, Bolsonaro já dava como pedra cantada que Lula ficaria impedido de concorrer à eleição presidencial do próximo ano -- hoje o petista está elegível. Ele só não esperava a guinada de Cármen.
O plenário do STF ainda precisa decidir se confirma ou não a decisão do relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, de anular as condenações de Lula, por considerar a 13ª Vara Criminal de Curitiba, onde atuava Moro, incompetente para julgá-lo.
Os casos seriam encaminhados à Justiça Federal do Distrito Federal pelo juiz Luiz Antonio Bonat. Mas a decisão pela suspeição de Moro, que pode levar à anulação de todas as diligências, provas e interrogatórios produzidos enquanto o caso tramitava sob o comando do ex-juiz, fez com que Bonat interrompesse o envio das ações penais. O juiz disse que vai aguardar a comunicação formal do julgamento para "tomar providências resultantes do decidido". Já antecipou, no entanto, que "em princípio, prejudica a declinação, antes determinada pelo Exmo. ministro Edson Fachin" .
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-03-24 18:50:42Ninguém pode pensar diferente do sr reizinho do Supremo. Absurdo
Maria
2021-03-24 15:17:52MORO PRESIDENTE EM 2022. É PRECISO MORALIZAR. COM URGÊNCIA, NOSSO PAÍS!
Silvana
2021-03-24 14:58:35IMPEACHMENT JÁ! FORA BOLSONARO. FORA MILITARES. FORA PAZUELLO PESADELO. FORA CANALHAS. IMPEACHMENT JÁ!
Célio Almeida
2021-03-24 14:28:12É impressionante como certos parlamentares do Centrão querem impor seus não-valores republicanos ao PR da República, a ministros do STF e à nação. O min. Kassio Munes julgou com lei e o direito, enquanto Gilmar Mendes com provas ilícitas fora dos autos, mas trazidas aos mesmos pela sua retórica imparcial. Um habeas corpus que demorou cerca de 4 anos para ser julgado, o que é inconstitucional. Por favor Centrão pense no povo do país e não nos seus interesses. O Brasil sofre, não o tripudiem.
MARCOS
2021-03-24 14:23:26Para a felicidade dos criminosos (e só eles ficam felizes) o digníssimo Sergio Moro foi vítima de uma aberração suprema.
Joao
2021-03-24 13:58:43Ótima notícia se for verdade. Assim temos certeza que eles são controlados por quem os colocou lá. Deveria ser mais explícita a notícia assim poderia ser usada como suspeição deles em certos julgamentos. Fato público e notório. São teleguiados.
Carlos
2021-03-24 11:46:32Quem tem dúvida que não vivemos num país? Chamar isso de democracia é hilário.
Carlos
2021-03-24 11:44:00Como se chama uma organização que lava dinheiro roubado? Como se chama uma organização que lava produtos roubados? E, como se chama um a organização que lava mensagens roubadas?
PAULO
2021-03-24 11:14:52Não acredito ainda que o Lula, um corrupto condenado em diversas instâncias e por diversos crimes será candidato. Mas é interessante constatar que o CENTRÃO é realmente uma PUTA BEM PAGA. Não vê a hora de voltar para o antigo pai, o Lula. O esquema sistematizado pelo Lula, deixou os caras milionários. Na parte de baixo do Equador continua a putaria de sempre. Até a CARMINHA resolveu explicitar, tirando a toga e mostrando que apesar de velha, ainda dá meia sola, nessa putaria chamada Brasil.
Marcelo
2021-03-24 10:42:50Todos sabiam que Carmen mudaria o voto, quem vocês querem enganar.