Após visita de Biden a Kiev, Putin suspende controle de armas nucleares
Vladimir Putin (foto) anunciou nesta terça-feira (21) a suspensão da participação da Rússia no tratado Novo Start com os Estados Unidos, último acordo de controle de mísseis nucleares vigente. Em um discurso antecipado sobre o primeiro ano da guerra na Ucrânia ao parlamento, o presidente russo disse que “a Rússia não irá atacar primeiro”, mas está...
Vladimir Putin (foto) anunciou nesta terça-feira (21) a suspensão da participação da Rússia no tratado Novo Start com os Estados Unidos, último acordo de controle de mísseis nucleares vigente.
Em um discurso antecipado sobre o primeiro ano da guerra na Ucrânia ao parlamento, o presidente russo disse que “a Rússia não irá atacar primeiro”, mas está pronta para reagir.
“Eles [os ocidentais] querem transformar um conflito local em um global, nós entendemos desta forma e vamos reagir de forma adequada”, afirmou. “A Rússia não pode ser derrotada.”
Válido até 2026, o acordo prevê que tanto EUA quanto Rússia, que detêm 90% do arsenal nuclear mundial, mantenham no máximo 1.600 ogivas em prontidão.
No discurso, Putin acusou a Ucrânia de ter iniciado o conflito, que completará um ano na sexta-feira (24).
“Não tínhamos dúvidas que tudo estava preparado. [...] Eu gostaria de repetir, eles começaram a guerra, e nós usamos força para impedi-los”, afirmou.
No dia 24 de fevereiro de 2022, a Rússia iniciou a invasão ao país vizinho para, segundo o Kremlin, “desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia”. Até o momento, o conflito deixou mais de 200 mil mortos, incluindo 7 mil civis.
Putin também afirmou que a Rússia, e não a Ucrânia, era quem lutava por sua própria existência.
“Não estamos lutando contra o povo ucraniano”, disse o presidente russo. A Ucrânia “tornou-se refém do regime de Kiev e de seus mestres ocidentais, que efetivamente ocuparam o país”.
O presidente russo discursou ao parlamento um dia após a visita de Joe Biden a Kiev.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Jorge Luiz Rocio
2023-02-24 19:59:43Garanto o cavalo cigano, mas não a palavra de russos.
Maria
2023-02-22 11:18:23Será que não vai aparecer um filho de Deus para dar um tiro na fussa desse maluco criminoso?
Amaury G Feitosa
2023-02-22 10:12:24A cada dia a coisa fica pior e não há mais nenhuma dúvida que os EUA e UE terão de aceitar a Ucrânia na OTAN o que pode frear a guerra de ocupação de um país soberano OU para acirrar ânimos e generalizar o conflito e o Brasil que anos atrás participou da aliança tem de ficar bem longe disto pois nossos interesses são outros e estrategicamente evemos estar preparados para as oportunidades que toda guerra infelizmente propicia.
Odete6
2023-02-22 07:41:21Isso se resolve jogando uma bomba cirúrgica bem em cima da caixa craniana vazia desse nano verme complexado, celerado e sua gangue. Também o próprio povo russo será grato pela "santa" providência. Depois de tantos mártires inimaginavel, covarde e friamente torturados e assassinados, a OTAN ""ainda"" ""medita"" sobre fazer ou não isso!!! Que saudades do lúcido e edificante BARACK OBAMA!!!! Eliminando os crápulas da gangue russa, quem jogaria uma bomba nuclear no resto do mundo????
Marcia E.
2023-02-21 18:02:11Vai ser difícil um acordo de paz. Putin não tem essa opção em sua mente. É fácil de entender. Putin foi moldado pelo rigor da KGB. Ele não tem humildade para resolver o problema através de meios pacíficos. As opções que sobram são: ser mo.rto ou se mat.ar para acabar essa guerra. E é assim que espero. Que seja envene.nado como de hábito daquela oligarquia.
ROMEU
2023-02-21 16:09:43Impressionante essa versão russa! Será que o Putin pensa que todo mundo é idiota? Ou será que esse "blefe" é apenas para agradar a sua plateia? Até onde vai a insanidade (des)humana?
Marcia E.
2023-02-21 13:27:08Vai ser difícil um acordo de paz. Putin não tem essa opção em sua mente. É fácil de entender. Putin foi moldado pelo rigor da KGB. Ele não tem humildade para resolver o problema através de meios pacíficos. As opções que sobram são: ser mo.rto ou se mat.ar para acabar essa guerra. E é assim que espero. Que seja envene.nado como de hábito daquela oligarquia.
Oswaldo
2023-02-21 11:30:41Trata-se de déspota, retrogrado que não esperava a reação da Ucrania e de seu povo e muito menos o extenso apoio ocidental; mais sanções deveriam ser aplicadas à Rússia e a quem à apoia. Flar em neutralidade é uma estupidez, tal qual ocorreu quando Hitler invadiu a Polônia em 1939
Benjamin Gomes Neto
2023-02-21 11:25:31É interessante a capacidade que muitos seres humanos têm de inverter a história exatamente pelo contrário!...