Paulo Guereta/Photo Premium/Folhapress

Após problemas com aplicativo, PSDB retoma prévias neste sábado

26.11.21 13:06

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo (foto), anunciou que o partido deve retomar neste sábado, 27, as prévias que definirão o candidato da sigla à presidência da República em 2022. A empresa escolhida pelos tucanos para tocar o pleito interno é a BeeVolter.

Os votos, segundo detalhou Araújo, poderão ser registrados no sistema entre 8 horas e 17 horas. O partido espera realizar a apuração e divulgar o resultado ainda na noite do mesmo dia. A disputa é protagonizada pelos governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

O partido está divulgando agora nos seus meios de comunicação a explicação de como é o acesso a esse voto, como ele se dá”, disse Araújo. “Nós nos preparamos da melhor forma possível e vamos preparar ainda ao longo de toda essa tarde as formalidades necessárias. As campanhas iniciam seu momento de comunicação com todos os seus militantes para que amanhã o processo possa ser retomado”, completou.

A eleição interna, iniciada no último domingo, 21, teve de ser interrompida após falhas no aplicativo desenvolvido pela Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande do Sul, que inviabilizaram o registro de votos da maioria dos filiados.

A instituição indicou a possibilidade de um ataque hacker, pois houve um grande número de acessos simultâneos, incompatível com o número de filiados cadastrados para votar.

De acordo com Araújo, estão preservados tanto os pouco mais de 4 mil votos registrados na plataforma digital quanto aqueles depositados nas urnas eletrônicas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral ao tucanato no final de semana passado.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul garante a integridade dos votos que foram entregues. Nós pedimos que encaminhe um técnico hoje ou amanhã, para, na presença dos protocolos acertados, abrir o resultado. Então serão somados os votos com os devidos pesos da urna eletrônica da Justiça Eleitoral, os que estão mantidos em poder da universidade e os que serão apurados amanhã a partir das 17 horas”. 

Sobre a confusão do partido com a votação das prévias, Araújo disse que “pelo menos (o partido) sai muito conhecido“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O PSDB sai conhecido pela incompetência. Sai conhecido por desconhecer o que será do PSDB qualquer que seja o resultado que sairá das votações, caso consigam fazer com que saia algo confiável.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO