Após ofensiva do governo contra irmãos Miranda, Randolfe propõe prisão de Elcio Franco
O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (foto), propôs que a comissão peça à Justiça Federal do Distrito Federal a prisão do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde e assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência, Elcio Franco (foto). Para, de fato, ser encaminhado ao Judiciário, o requerimento ainda precisa ser pautado pelo presidente da comissão,...
O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (foto), propôs que a comissão peça à Justiça Federal do Distrito Federal a prisão do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde e assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência, Elcio Franco (foto).
Para, de fato, ser encaminhado ao Judiciário, o requerimento ainda precisa ser pautado pelo presidente da comissão, Omar Aziz, e aprovado pelo plenário da CPI. O documento não consta da pauta do colegiado desta terça-feira, 29.
Caso o pedido de prisão não seja acatado, o parlamentar sugere que a Justiça Federal determine o afastamento cautelar de Elcio do cargo que exerce no Planalto, assim como o impedimento do acesso dele a sedes ou aos sistemas informáticos de órgãos públicos, ou o proíba de manter contato, ainda que por meio de manifestações públicas, com testemunhas e investigados pela CPI.
O requerimento foi protocolado nesta segunda-feira, 28, cinco dias após Elcio Franco e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, anunciarem que o governo vai pedir a investigação do deputado federal Luis Claudio Miranda e do irmão do parlamentar e servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, pela prática dos crimes de fraude processual e denunciação caluniosa.
O Planalto afirmou, ainda, que a Controladoria-Geral da União instaurará procedimento administrativo disciplinar para apurar a conduta funcional do funcionário público. No final de semana, o servidor teve o acesso ao Sistema Eletrônico de Informações bloqueado.
Os irmãos Miranda declaram ter comunicado o presidente Jair Bolsonaro sobre indícios de corrupção na compra da Covaxin, vacina desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, representado no Brasil pela Precisa Medicamentos. Luis Ricardo chegou a se recusar a assinar uma nota fiscal que autorizaria o pagamento antecipado de 45 milhões de dólares à Madison Biotech, offshore localizada em Cingapura e ligada à Bharat.
No documento, Randolfe acusa Elcio Franco de ter praticado os crimes de coação de testemunha e denunciação caluniosa, além de enquadrá-lo na Lei de Abuso de Autoridade. Na avaliação do senador, o assessor do Planalto agiu para obstruir as investigações da CPI.
"Ora, qual servidor se sentiria confortável em revelar os fatos que conhece e, com isso, sofrer uma série de retaliações no seu órgão laboral e, também, na esfera penal? Com a devida vênia, nenhum, de modo que se trata, sim, de gravíssima ameaça para constranger a testemunha a não falar tudo aquilo que conhece", escreveu o congressista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ivete
2021-06-29 11:40:23Esse já devia estar preso há muito tempo!
Marcos
2021-06-29 00:42:48Desculpe Edi Mas seu pai te ensinou errado Vc tem que escolher um lado e não ficar em cima do muro dando pedrada Isso pra mim é covardia Estamos numa guerra de retóricas,ideologia, fakes e outras coisas absurdas Como essa cpi no meio de uma pandemia Velha política não quer desmamar
EDI
2021-06-28 23:25:46É inacreditável o que está acontecendo. Será que o gado realmente não vai querer enxergar? Eu, como o "O Antagonista", e tantos outros, lutamos bravamente, corajosamente, para remover o Lulopetismo do poder. E agora isso? Valha-nos Deus. Quero crer que o carma coletivo dos brasileiros é algo que somente séculos de sofrimento poderão aliviar.
FABRÍCIO SANTOS DOS SANTOS
2021-06-28 22:43:24Este tal de Randolfe acredito que sofra de ejaculação precoce. Ele quer prender alguém a qualquer custo. Poderia pedir a prisão de Renan, inimigo dias atrás, hoje melhor amigo, com mais de uma dezena de processos engavetados no STF. Fico com a impressão, vendo CPI que ele chega ao orgasmo qdo descobre um rolo do minto. Ninguém é santo naquela CPI, principalmente a mesa. Só querem o poder. Tão cagando pro país. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Edilene Corrêa Gomes
2021-06-28 22:30:00Mas a foto (início da reportagem) não era pra ser do senador Randolfe?
PAULO
2021-06-28 20:41:20Quem um dia achou, que ser militar, é sinônimo de pessoa honrada? Fica claro que o tal coronel mentiu na CPI. Ameaçar testemunhas que desnudaram para o Brasil, o Esquema da Covaxin, é coisa de miliciano. Ainda não somos totalmente governados por uma milícia. Então esse coronel deve ver o Sol nascer quadrado, para ter a oportunidade de criar vergonha na cara.
Jose
2021-06-28 20:33:51Randolfe está certo. Quanto mais Bozistas presos, melhor para o Brasil.
Sônia Régia Salma Cerqueira
2021-06-28 20:31:16nada disso vinga! meu credibilidade justiça neste Pais
Sônia Adonis Fioravanti
2021-06-28 19:58:49Nossa os cuecões dos mar ginais vão ficar vazios
Francisc
2021-06-28 19:36:00Randolfe vendendo a alma e a honra pra se reeleger. Basta ver a quem se associou. Falta, verme, se associar a Jader baralho, Sarney e seus comparsas. Tu xonheces as histórias só ma e de al. Tem vergonha, randonfe. Não voto nem bolaonaro no ladrão Lula, cujos aliados tbem são ladrões. Se não aparecer uma terceira, pescoços vão rolar. Esses dois é nem CPI jamais.