Após falar que democracia não custou vidas, Mendonça volta atrás
Durante sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado nesta quarta-feira, 1º, André Mendonça (foto) disse que, no Brasil, a democracia não foi conquistada com "sangue derramado". O ex-advogado-geral da União deu a declaração desconectada do contexto histórico nacional ao ser questionado sobre as falas de apologia à ditadura militar feitas por Bolsonaro...
Durante sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado nesta quarta-feira, 1º, André Mendonça (foto) disse que, no Brasil, a democracia não foi conquistada com "sangue derramado". O ex-advogado-geral da União deu a declaração desconectada do contexto histórico nacional ao ser questionado sobre as falas de apologia à ditadura militar feitas por Bolsonaro e apoiadores.
Diante da repercussão negativa, Mendonça explicou que, na verdade, se referia às revoluções liberais ocorridas nos países europeus. Ele disse ter "respeito" e "lamento" pelas vidas perdidas durante o processo de democratização.
"O que não significa que a construção da nossa democracia não tenha custado vidas. Custou, sim, muitas vidas. Eu me lembro da luta pela libertação dos escravos. Quantos não perderam suas vidas? As lutas pelas garantias dos direitos das mulheres. As lutas pelo direito ao voto", comentou.
O ex-ministro da AGU, então, disse que o negacionismo quanto ao sangue derramado "não condiz" com o que ele pensa. "Muitos no nosso país lutaram pela democracia e vidas se perderam para a construção dela. E essas vidas merecem ser lembradas."
A Comissão Nacional da Verdade, órgão instituído pelo governo federal em 2012 para apurar crimes cometidos na ditadura, apontou em seu relatório final que os mortos e desaparecidos pela repressão do regime militar foram pelo menos 434.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
LUCIMARY
2021-12-01 20:56:20Assistindo Globonews,Eliane Cantanhede diz que ele teve uma posição na sabatina e agora na entrevista outra fala...negando o que disse enqto sabatinado...
Carlos
2021-12-01 18:39:13Mais um para atuar junto a Lewandowski,Gilmar e o outro lá que agora não lembro o nome do desgraçado,para blindar a família BO SO BOS TA. Que nojo.
Roberto Farias M Da Silva
2021-12-01 16:03:00e uma piada essa maneira de indicação política para cargos como esses. só aqui no Brasil mesmo.
Carlos
2021-12-01 15:53:04Vai ser outro bolsominio no STF, este sistema de escolha deveria ser mudado.
Odete6
2021-12-01 15:30:21Ô moço.... erro crasso. Não vai dar não. Você não passará mesmo de um pet amestrado do seu dono. Só mais um capacho desse desgoverno infame, trágico!!!
Odete6
2021-12-01 15:30:17Ô moço.... erro crasso. Não vai dar não. Você não passará mesmo de um pet amestrado do seu dono. Só mais um capacho desse desgoverno infame, trágico!!!