Após Cúpula, EUA veem Argentina como líder regional para o clima
Apesar de Jair Bolsonaro ter sido elogiado pelos Estados Unidos por seu discurso durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, é no presidente da Argentina, Alberto Fernández (foto), que os americanos confiam para exercer o papel de liderança na América do Sul na questão climática. “Estamos satisfeitos com o fortalecimento da Argentina em sua...
Apesar de Jair Bolsonaro ter sido elogiado pelos Estados Unidos por seu discurso durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, é no presidente da Argentina, Alberto Fernández (foto), que os americanos confiam para exercer o papel de liderança na América do Sul na questão climática.
“Estamos satisfeitos com o fortalecimento da Argentina em sua meta de emissões e esperamos trabalhar com o presidente Fernández para aumentar a ambição climática na região”, disse a Crusoé um porta-voz da divisão para assuntos da América Latina do Departamento de Estado americano.
Além de Bolsonaro e Fernández, participaram da Cúpula de Líderes esta semana como representantes da América do Sul os presidentes Sebastián Piñera, do Chile, e Iván Duque, da Colômbia.
Mas enquanto o Brasil é visto com ceticismo pelos EUA, pela postura errática de Bolsonaro em mais de dois anos de governo, Argentina ganha protagonismo na região. O país, ao lado da Colômbia, esteve no itinerário da primeira viagem ao continente sul-americano do time de Joe Biden. Já o Brasil foi ignorado por Juan Gonzalez, principal assessor diplomático da Casa Branca para temas relacionados à América Latina.
A Colômbia, a exemplo da Argentina, também foi elogiada pelas "metas ambiciosas anunciadas pelo presidente Duque para combater as mudanças climáticas, incluindo reduzir as emissões significativamente até 2030 e atingir zero emissões líquidas até 2050".
"Celebramos iniciativas da Colômbia, incluindo iniciativas como o Pacto de Letícia para proteger a Amazônia e a Iniciativa de Energia Renovável para a América Latina e o Caribe para aumentar a energia renovável”, diz o porta-voz.
Como registrou Crusoé, o pronunciamento de Jair Bolsonaro agradou os Estados Unidos por seu tom "positivo e construtivo", mas as loas pararam por aí. "A questão é: eles vão fazer [o que prometeram]?", resumiu John Kerry, enviado especial de Joe Biden para o Clima, quando perguntado sobre o discurso do presidente brasileiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Lucas
2021-04-26 05:13:58Vou nem perder meu tempo lendo essa piada
Jaime
2021-04-25 06:54:12Só se for na "...região da Argentina." Pq, no Brasil não, playboy.
CJP
2021-04-24 14:43:47Argentina ???? rsrsrs Biden, etc ..e suas bandeiras climáticas! É só politicagem. O que importa é a capacidade de produzir. Todos blefando com par de dois.
Marcio
2021-04-24 14:27:36A despreparada e analfabeta classe média brasileira, que sequer sabe expressar o que pensa (?), desconhece que o mundo está esfriando e que o Sol diminuiu suas manchas solares. Estamos mergulhando em nova era glacial, fato que ocorre a cada 10 mil e 500 anos. Quem quiser maiores informações (e gosta de estudar), indico dois sites: www.iceagenow.info e electroverse.net O resto que se lê por aí e se vê é pura desinformação. Simples assim. O Brasil, por incrível que pareça, é, hoje, um oásis.
Jose
2021-04-24 12:03:56Não há liderança na América do Sul. Talvez o Chile. Argentina e Brasil estão quebrados, desunidos e pessimamente gerenciados. Dos dois, o Brasil está em pior situação, pois tem um genocida como presidente!
LSB
2021-04-24 11:59:34Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e a medíocre imprensa nacional leva a sério!! A Venezuela do Sul já está no caminho de faltar papel higiênico!!! Vai ser líder de coisa alguma... kkkkkkk
Antonio
2021-04-24 11:46:06Os EUA só nos enxergam como seu quintal. Se a América Latina esteve está tão inclinada à esquerda foi por falta de ações positivas para a região. Faltam líderes de fato à eles. Quem é esse Gonzales para querer pautar o que fazemos? Ele como o Biden são provisórios. O nosso interesse não, são prioritários.
Davidson
2021-04-24 11:39:35Esqueçam Bolsonaro por hora. Mas a venezuela do sul ? HAHAHAHAAHHAHAHA
Claudio
2021-04-24 10:44:40Só faltava Biden designar isso p o Bozo !! E Salles ! Esses 2 é só bla bla ... quero ver açoes !! E Agora !!! Cade ??