Apoiados pelo Irã, houthis assumem autoria de ataque com drones nos Emirados Árabes Unidos
O grupo iemenita houthi, apoiado pelo Irã, assumiu a autoria de um ataque com drones e mísseis em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, nesta segunda, 17. "Os Emirados Árabes Unidos serão um estado inseguro enquanto continuarem sua escalada agressiva contra o Iêmen", diz a nota do grupo. Os houthis são treinados, armados e financiados...
O grupo iemenita houthi, apoiado pelo Irã, assumiu a autoria de um ataque com drones e mísseis em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, nesta segunda, 17. "Os Emirados Árabes Unidos serão um estado inseguro enquanto continuarem sua escalada agressiva contra o Iêmen", diz a nota do grupo.
Os houthis são treinados, armados e financiados pelo Irã. Um dia antes, eles publicaram uma charge nas redes sociais anunciando o ataque. No desenho, um estilingue apontava para o prédio Burj Dubai, o principal símbolo dos Emirados.
De acordo com fontes de segurança israelenses, o ataque desta segunda lembra aquele que foi realizado pelo Irã contra refinarias sauditas, em 2019.
Nos últimos anos, o Irã tem distribuído drones para diversos grupos aliados na região, incluindo o Hezbollah, o Hamas e os houthis.
A ação desta segunda deixou três mortos, sendo um paquistanês e dois indianos. Oito pessoas ficaram feridas, incluindo dois funcionários do aeroporto de Abu Dhabi e seis pessoas em outro local. Além do aeroporto de Abu Dhabi, o ataque, batizado de Operação Furacão Iêmen, também tentou atingir o aeroporto de Dubai.
Os Emirados Árabes Unidos são parceiros da Arábia Saudita na guerra contra os houthis no Iêmen. Nos últimos anos, os Emirados fizeram um acordo de paz com Israel.
O porta-voz dos houthis, Mohammad Abdulsalam, criticou os Emirados nesta segunda, dizendo que esse estado "está desesperado para servir os Estados Unidos e Israel".
O ministro de Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, publicou no Twitter uma mensagem sobre o episódio: "Condeno fortemente o ataque de drones de hoje em Abu Dhabi e envio minhas condolências às famílias dos mortos e meus votos de rápida recuperação aos feridos. Israel está com os Emirados Árabes Unidos. Instamos a comunidade internacional a condenar veementemente tais ataques e a agir imediatamente para que o Irã e seus parceiros não tenham as ferramentas para continuar a minar a segurança regional e prejudicar pessoas inocentes".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MARCOS
2022-01-17 21:51:16OLHO POR OLHO. AGORA UM GRUPO APOIADO PELO EMIRADOS ÁRABES TEM QUE LANÇAR UM ATAQUE DE DRONES NO IRÃ. FICA TUDO EMPATADO.
MARCIO
2022-01-17 21:33:23Ocidente nesse história: Vamos ficar calados e ficar de 4 para esses forasteiros.