Agência Senado

Apoiado pelo Planalto, Omar Aziz articula para comandar CPI da Covid

15.04.21 12:26

O senador Omar Aziz (foto), do PSD do Amazonas, iniciou uma série de ligações nos bastidores em busca do apoio de colegas para comandar a CPI da Covid-19. O parlamentar, autointitulado independente, conta com o apoio do Planalto, que, em minoria na comissão, não conseguirá emplacar um governista na presidência e, portanto, busca uma opção menos danosa a Jair Bolsonaro.

O PSD reivindica o posto por ter a segunda maior bancada no Senado e, sozinho, fazer jus a duas cadeiras de titulares e uma de suplente na CPI. O partido indicou à comissão como efetivos Aziz e Otto Alencar. Como suplente, designou Angelo Coronel.

Apesar de Aziz contar com o prestígio de colegas e ser um representante do Amazonas, estado cujo sistema de saúde entrou em colapso diante do recrudescimento da pandemia, alguns senadores avaliam que não seria de bom tom elegê-lo à presidência da CPI.

Esses congressistas lembram que o senador é investigado por desvios de recursos públicos na área da saúde à época em que governou o Amazonas. O caso tramita na Justiça Federal do estado e ainda não há qualquer decisão no âmbito do processo.

Diante do imbróglio, uma ala do PSD defende a eleição de Otto Alencar ao comando da CPI. O parlamentar é ex-líder do partido no Senado e tem formação em Medicina.

O nome dele, no entanto, não é bem recebido pelo Palácio do Planalto, em razão das ligações políticas do congressista. Otto é aliado de primeira hora do governador da Bahia, o petista Rui Costa, um dos nomes que a base de Bolsonaro pretende atacar na comissão.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO