Adriano Machado/Crusoé

Paulo Guedes compara servidores a ‘parasitas’

07.02.20 15:27

Ao comentar a reforma administrativa, nesta sexta-feira, 7, o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), comparou funcionários públicos a “parasitas”. Para o titular da pasta econômica, tornou-se necessária a revisão das regras de remuneração dos servidores, que recebem reajuste anual. “O governo está quebrado. Gasta 90% da receita com salários e é obrigado a dar aumento”, disparou, emendando que os profissionais dispõem, ainda, de “generosa” aposentadoria e estabilidade na carreira.

O governo federal pretende enviar as propostas que preveem mudanças na estrutura do funcionalismo ao Congresso Nacional na próxima semana — a reforma deve ser fatiada em diferentes textos para facilitar a aprovação. “O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”, disse, durante um seminário sobre o Pacto Federativo promovido pela Faculdade Getúlio Vargas, FGV. 

De acordo com Guedes, a máquina pública não se sustenta financeiramente por questões fiscais e, assim, a carreira do servidor público precisa ser revista. “Nos Estados Unidos ficam, quatro, cinco anos sem dar reajuste e quando dão todo mundo fica ‘oh, muito obrigado’. Aqui o cara é o obrigado a dar porque está carimbado e ainda leva xingamento, ovo, não pode andar de avião”, observou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A verdade sempre. Uma parte expressiva do servidor publico além de parasitas são despreparados e acham que estão fazendo favor. Se forem para iniciativa privada, não sobrevivem. Este assunto + o desafio de redução de ICMs nos combustíveis estão diretamente ligados, reduza a folha que sua necessidade de arrecadação diminui.

  2. Poja, o cara falou um montão de coisas boas, úteis e interessantes. Mas só o que se comenta foi uma "figura de linguagem" que não está nem errada! Só faltou, para ficar perfeita, dizer "uma boa parcela" dos funcionários públicos, etc, etc... Ou seja, NÃO TODOS, mas grande parte SANGRA os cofres públicos como parasitas, como sangue-sugas, como carrapatos... Agora vamos ao resto do discurso do cara?

  3. Salvo as distorções inerentes a miúda imprensa, na verdade o povo trabalhador tem há décadas sustentado inúmeros parasitas,que aliás não se contentam com salários baixos,não suportamos mais esse Estado Inflado de Cabides de empregos que servem somente para dar suporte a políticos profissionais. Simples assim.

  4. Na iniciativa privada, se vc não trabalha bem, é demitido, no serviço público, não. Isso faz com que pessoas desonestas se esbaldem. Existem parasitas sim, aos montes, inclusive eles sobrecarregam os corretos que levam a sério seu trabalho. Isso tem que mudar. Tem mais, penso que os piores funcionários públicos são os grandes salários da cúpula do judiciário que trabalham favorecendo corruptos e outros criminosos. Precisamos de uma reforma total.

    1. Esta parte considerável é a maior parte. Existem exceções que se dedicam e produzem efetivamente.

  5. Os argumentos do Guedes são corretos a favor da reforma administrativa e ele costuma ser convincente com as metáforas. Mas, essa de identificar os servidores públicos como parasitas foi desnecessária, ofensiva e injusta, porque generalizou. Sua própria equipe seria formada por parasitas? Pisou numa dúzia de tomates e se lambuzou. Vai ter que pedir desculpas para demonstrar que reconheceu o erro e seguir de cabeça erguida.

    1. Realmente não pode generalizar, mas que tem muiiiiiiito parasita, tem.

  6. O modelo brasileiro montado onde o servidor tem a famigerada estabilidade é sim um verdadeiro hospedeiro de parasitas, onde o mal servidor é igualado ao bom e não existe a meritocracia. Isto é generalizado em todo o poder público, seja municipal, estadual e federal. Por isto tudo é excessivamente burocratizado, lento, ineficiente ganham altos salários e custam uma fortuna aos cofres publicos.

  7. parabéns ministro ...poucos servidores públicos tem moral pra ñ ser chamados disto ...parasitas...maioria são sanguessugas preguiçosos

    1. parasita sim seu palhaço...os Estados estão todos quebrados por causa do custos desse parasitas ...capaz q vc é um deles

  8. Funcionários públicos, 99% parasitas! Eles são culpados por um estado pesado e ineficiente!!! É uma vergonha para nosso país.

  9. Bunda Mole ! Você está certo ! Mas uma coisa não exclue a outra ! Os excessos do Legislativo e judiciário tem que ser cortados por eles mesmos . Até onde eu entendo o executivo não pode interferir !! Mas o exemplo será dado e espero que a “ farra “ especialmente do judiciário tenha fim !!

  10. E ele está errado. O servidor público parasita o Estado no sentido de sugar recursos sem uma contrapartida a altura, quando comparado a um funcionário de empresa privada.

  11. Paulo Guedes só tem uma chance. Tentar promover essa reforma administrativa da mesma forma que emplacou a da Previdência, ou seja, valerá 100% apenas para a próxima geração. Só assim que há mínimas chances de ser votada e aprovada. Restará então apenas torcer para que o país não quebre de vez até lá (ou que a esquerda volte ao poder e estraga todo o trabalho realizado), falo de algo em torno de 20 a 40 anos...

  12. Não pode generalizar. Boa parte dos funcionários é parasita mesmo, mas outro tanto trabalha e são honestos. O que tem é que relativizar a estabilidade.Se por um lado ela evita perseguições, assédios, demissões injustas e exploração, por outro privilegia os malandros, os inúteis, os acomodados. E lixe-se o contribuinte. Na Alemanha existe uma mescla entre o capitalismo e o socialismo - é a social democracia (A DELES, não confundir com a enganação que FHC trouxe, no fundo a preparação p/comunismo)

  13. A saúde econômica de um país se baseia na capacidade da população de fazer poupança e de praticar a livre-iniciativa. Para que isso tenha mínimas condições de dar certo, o Estado deve limitar a sua participação na economia, reduzindo regras, cortando impostos e não concorrendo com o mercado (é claro!!). Ninguém em sã consciência poe em risco a sua casa, os seus bens, a tranquilidade de uma vida tranquila para a sua família se não for em troca de algo que dê chances reais de mudar de vida

  14. Finalmente apareceu alguém para acabar com está cultura de estado e responsável por tudo e meu sonho e conseguir um emprego no estado para morrer encostado à custa do resto da população !! Aleluia ! Foram décadas esperando este momento !!

    1. Fernando, não sei se você percebeu mas o Guedes não tocou num ponto crucial, as benesses dignas de um sheik árabe concedidas aos Juízes, Deputados, Senadores, Governadores e Presidentes. Arrumar a bagunça no pé da pirâmide não resolverá se os marajás do topo continuarem mamando forte na teta Brasil. Se o exemplo não vier primeiro de cima então será apenas bravata e hipocrisia.

  15. O problema é que os marajás têm aumentos acima da inflação, tanto do salário quanto dos penduricalhos. A cada ano surge um novo "direito adquirido": auxílio babá, auxílio isso...aquilo..etc

    1. O Boi é gigantesco, o problema é que estamos vivendo uma enorme infestação de carrapatos, principalmente na classe vip (juízes, deputados, senadores, governadores, presidentes e etc.). Concordo que já passou da hora de uma reforma administrativa que tire milhares de regalias dos funcionários públicos, mas exemplo vem de cima e não vejo essa corja de vagabundos dos 3 poderes se preocupando em dar exemplo.

  16. Quando o sonho maior de um cidadão honesto de um país qualquer é estudar apenas para fazer uma faculdade pública e, logo após, passar em um concurso público que lhe garanta sombra e água fresca para o resto dos seus dias significa que a cultura desse país está de cabeça pra baixo (precisamente enfiada num buraco de terra). Prosperidade e estabilidade não costumam andar juntas num mundo real e justo, são escolhas auto-excludentes. No Brasil é diferente, ou vc tem as 2 (elite) ou nenhuma delas.

  17. Reajuste tem de ser anual sim, afinal vivemos num país com inflação oscilante, bem diferente dos EUA né. Tem que combater é os penduricalhos abusivos e acabar com as mamatas dos 3 poderes (cortar na carne em 1º lugar!). É tanto cargo de confiança q sabemos ser apenas cabide de emprego. É tanto benefício esdruxulo, tais como auxilio paletó, aposentadoria de políticos com apenas 1 ou 2 mandatos, 2 meses ou mais de férias por ano, uma aberração chamada Licença Premium e por ai vai.

    1. Se aposentou? tem de receber o teto ao qual todo brasileiro trabalhador da iniciativa privada está sujeito. Quer se aposentar? então trabalhe os 49 anos que todo trabalhador da iniciativa privada tem de trabalhar. E por ai vai... será que os parasitas vagabundos dos 3 poderes vão aceitar isso e começar a dar o exemplo? Do contrário é só bravata bolsolavista e hipocrisia pura.

    2. E tem mais senhor Guedes, quando falo em cortar na carne quero dizer também para acabar com as regalias que muitos trabalhadores da iniciativa privada não tem. Se o cara é funcionário público (incluo aí juízes, vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores, presidente e ministros) então deve ter de contribuir e usar o SUS e o INSS, quer convênio particular? pague do próprio bolso. Tem que fazer parte do FGTS também. E nada de previdência privada paga com o nosso dinheiro suado e etc.

  18. Dólar indo para quase 5 hoje. Cadê a promessa de 2.5? Morreu? Novo recorde histórico. Quem segurará? Sabem porque isto está acontecendo? Dou uma dica: País fraco, moeda fraca! Entenderam? Começem a rezar!

    1. Minha jumentinha predileta zurrou de novo para mim. Que beleza! Zurre luizinha, zurre!

    2. Vovó Jose, vai vestir um casaquinho. Essa friagem tá afetando os seus tico&teco. É bom a senhora rezar, pega o terço, junta as suas amiguinhas do buraco/dominó e façam uma boa novena. Quem sabe assim a sua saúde volta, né??

  19. Por falar de parasitas improdutivos, alguém aqui pode listar uma lei apresentada pelo Presidente em quase 30 anos de mandato como deputado? O que será que ele fez durante este tempo todo mamando nas tetas da sociedade?

  20. Parasitas não. Eles trabalham dentro do que a lei determina, certo? Quem criou as leis com todas estas benesses? Porque a população nunca reclamou? Porque o sonho de cada um de vocês é ver o filho passar em um concurso público para ter estabilidade no emprego? O Bozo chamou os brasileiros de burros e incompetentes (leiam a coluna do Digo) e ainda tem gente que acha o máximo ser xingado pelo capitão. Que país é este ?

  21. Está certíssimo. O foda é que a imprensa usa a palavra solta, de forma que dá a entender outra coisa... É isso aí ministro. Só quero ver o congresso aprovar...

  22. No Brasil, a sociedade trabalha para sustentar políticos, servidores públicos e certos empresários. A França fez uma revolução em 1789 porque a sociedade trabalhava para servir à coroa, ao nobres e à igreja. Eu acho que já podemos fazer a nossa agora em 2020.

  23. Qual é o objetivo destes jornalistas ( está manchete está em várias mídias ) com está manchete ? E atrapalhar a aprovação ? E parecer defensores da classe funcionários públicos ? Está manchete não reflete a essência da proposta !! Só deturpa !!!

  24. Paulo Guedes expôsa a realidade brasileira!! O funcionalismo público é ineficiente, ganha acima do mercado, tem estabilidade, não é avaliado, são em número excessivo e se tornou um peso insustentável para os cidadãos brasileiros que pagam impostos. Se trabalhassem na iniciativa privada, a maioria estaria na rua!

  25. Faz tempo que ninguém bota o dedo na ferida e fala o que precisa ser dito. O funcionalismo brasileiro do jeito que está não dá mais para sustentar.

  26. PQP! Nos Estados Unidos ficam 5 anos sem dar aumento pq a inflação lá em 5 anos é ZERO!! Aqui se não der aumento em 5 anos vc perde metade do seu salário só pela inflação! Respeito o Guedes, mas nisso ele joga sujo contra o servidor, nao pode generalizar nao... ele exagerou....

  27. O parasita em si, não é necessáriamente mau, ele apenas suga, do seu hospedeiro, tudo que pode para sobreviver, mas não tem a consciência de que eventualmente porá matar sua fonte de recursos.

  28. é uma unanimidade, acho que todo mundo percebe isso mas vai ser difícil mudar , o corporativismo é muito forte, muito privilégio e pouca eficiência

    1. Não vai conseguir mudar com uma canetada, mesmo porque o corporativismo vai dar as caras. Mas se começar a mudança e obtiver os resultados esperados é um começo para melhorias posteriores.

    2. essa é uma das razões pra privatizar tudo que puder ser privatizado

  29. A visão de estado grande e uma categoria (servidor público) cheia de privilégios. Não se restringe somente a uma herança dos últimos governos petistas e tucanos. Os governos militares tinham a mesma visão de estados grande e privilégios ao servidor público.

Mais notícias
Assine agora
TOPO