Paulo Guedes compara servidores a 'parasitas'
Ao comentar a reforma administrativa, nesta sexta-feira, 7, o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), comparou funcionários públicos a “parasitas”. Para o titular da pasta econômica, tornou-se necessária a revisão das regras de remuneração dos servidores, que recebem reajuste anual. "O governo está quebrado. Gasta 90% da receita com salários e é obrigado a dar...
Ao comentar a reforma administrativa, nesta sexta-feira, 7, o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), comparou funcionários públicos a “parasitas”. Para o titular da pasta econômica, tornou-se necessária a revisão das regras de remuneração dos servidores, que recebem reajuste anual. "O governo está quebrado. Gasta 90% da receita com salários e é obrigado a dar aumento", disparou, emendando que os profissionais dispõem, ainda, de “generosa” aposentadoria e estabilidade na carreira.
O governo federal pretende enviar as propostas que preveem mudanças na estrutura do funcionalismo ao Congresso Nacional na próxima semana — a reforma deve ser fatiada em diferentes textos para facilitar a aprovação. "O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático", disse, durante um seminário sobre o Pacto Federativo promovido pela Faculdade Getúlio Vargas, FGV.
De acordo com Guedes, a máquina pública não se sustenta financeiramente por questões fiscais e, assim, a carreira do servidor público precisa ser revista. “Nos Estados Unidos ficam, quatro, cinco anos sem dar reajuste e quando dão todo mundo fica ‘oh, muito obrigado’. Aqui o cara é o obrigado a dar porque está carimbado e ainda leva xingamento, ovo, não pode andar de avião”, observou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Everson
2020-02-09 15:31:54A verdade sempre. Uma parte expressiva do servidor publico além de parasitas são despreparados e acham que estão fazendo favor. Se forem para iniciativa privada, não sobrevivem. Este assunto + o desafio de redução de ICMs nos combustíveis estão diretamente ligados, reduza a folha que sua necessidade de arrecadação diminui.
Romualdo
2020-02-08 13:42:58Poja, o cara falou um montão de coisas boas, úteis e interessantes. Mas só o que se comenta foi uma "figura de linguagem" que não está nem errada! Só faltou, para ficar perfeita, dizer "uma boa parcela" dos funcionários públicos, etc, etc... Ou seja, NÃO TODOS, mas grande parte SANGRA os cofres públicos como parasitas, como sangue-sugas, como carrapatos... Agora vamos ao resto do discurso do cara?
Ana
2020-02-08 11:11:27Salvo as distorções inerentes a miúda imprensa, na verdade o povo trabalhador tem há décadas sustentado inúmeros parasitas,que aliás não se contentam com salários baixos,não suportamos mais esse Estado Inflado de Cabides de empregos que servem somente para dar suporte a políticos profissionais. Simples assim.
Paula
2020-02-08 11:03:36Na iniciativa privada, se vc não trabalha bem, é demitido, no serviço público, não. Isso faz com que pessoas desonestas se esbaldem. Existem parasitas sim, aos montes, inclusive eles sobrecarregam os corretos que levam a sério seu trabalho. Isso tem que mudar. Tem mais, penso que os piores funcionários públicos são os grandes salários da cúpula do judiciário que trabalham favorecendo corruptos e outros criminosos. Precisamos de uma reforma total.
GLADSTON
2020-02-08 09:58:35E são!!! Além de preguiçosos!
Walton
2020-02-08 08:56:05Uma parte considerável é parasita mesmo!!
Henrique
2020-02-08 08:37:05E tem outro adjetivo melhor? Se tiver, me digam por favor.
LEONILDO
2020-02-08 06:43:25São parasitas sim .. principalmente judiciário e congresso.. só abro exceção aos policiais
Davi
2020-02-08 05:53:15A verdade é sempre a verdade!!! É impressionante como ela faz os parasitas se denunciarem!!!
Max
2020-02-08 01:03:19Os argumentos do Guedes são corretos a favor da reforma administrativa e ele costuma ser convincente com as metáforas. Mas, essa de identificar os servidores públicos como parasitas foi desnecessária, ofensiva e injusta, porque generalizou. Sua própria equipe seria formada por parasitas? Pisou numa dúzia de tomates e se lambuzou. Vai ter que pedir desculpas para demonstrar que reconheceu o erro e seguir de cabeça erguida.