Anvisa suspende autorização excepcional para importação da Covaxin
Por unanimidade, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu nesta terça-feira, 27, a autorização excepcional e temporária para a importação e distribuição da Covaxin pelo Ministério da Saúde. A decisão ocorreu dias após a Anvisa ser comunicada pelo laboratório indiano Bharat Biotech de que a empresa brasileira Precisa Medicamentos, que atuou como...
Por unanimidade, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu nesta terça-feira, 27, a autorização excepcional e temporária para a importação e distribuição da Covaxin pelo Ministério da Saúde.
A decisão ocorreu dias após a Anvisa ser comunicada pelo laboratório indiano Bharat Biotech de que a empresa brasileira Precisa Medicamentos, que atuou como intermediária nas negociações com o governo federal, não a representa mais.
Além disso, a Diretoria Colegiada levou em consideração o fato de documentos ilegítimos terem sido juntados ao processo de importação, "o que pode impactar as conclusões quanto aos aspectos de qualidade, segurança e eficácia da vacina".
Em comunicado, a Anvisa declarou que o processo permanecerá suspenso até que a equipe técnica receba "novas informações que permitam concluir pela segurança jurídica e técnica da manutenção da deliberação que autorizou a importação".
O contrato firmado entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos para a compra de 20 milhões de doses da vacina indiana é investigado pela CPI da Covid, pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal e pelo Tribunal de Contas da União, TCU.
Irmão do deputado Luis Miranda e chefe da Divisão de Importação do ministério, o servidor Luis Ricardo Miranda afirma que sofreu "pressão atípica" para avalizar documentos necessários à licença de importação da Covaxin e relata que se negou a assinar notas fiscais internacionais que previam, por exemplo, pagamentos milionários a uma offshore, cujo nome não consta do contrato.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
PAULO
2021-07-27 21:42:54Com a pandemia, uma coisa ficou muito clara, temos excelentes profissionais na Anvisa. Parabéns à todos os colaboradores da agência que cuida em última análise, da nossa vida.
Waldemar
2021-07-27 20:37:58ANVISA, assim como todas as agências tem que exercer a sua missão de serem supra- políticas e partidárias.
Aginaldo
2021-07-27 12:16:53Por quê a Anvisa não detectou esses "docs ilegítimos" antes da autorização?!?!🤔🧐