Presidência da República

Anvisa é criticada por Bolsonaro

06.08.19 17:34

O presidente Jair Bolsonaro criticou na tarde desta terça-feira, 6, a demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para fornecer os registros de responsabilidade do órgão. A queixa foi feita em discurso na inauguração de um laboratório farmacêutico em Itapira, no interior de São Paulo (foto).

“Quanto tempo leva o registro na Anvisa? Será que esse tempo todo justifica? Será que é excesso de zelo ou só está procurando criar dificuldade para vender facilidade?”, questionou em seu pronunciamento, onde mostrou ceticismo em relação às agências reguladoras.

Bolsonaro lembrou que “as agências foram criadas lá atrás, por um presidente, um tal de FHC”, referindo-se ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Não vou entrar em detalhes sobre ele ou o que já falei sobre ele no passado. Mas, quando essas agências foram criadas, eu fiz um discurso na Câmara, pesado”, recordou o presidente. “Infelizmente, eu estava com a razão. As agências têm um poder enorme, repito, para o bem ou para o mal”, alertou.

No discurso, Bolsonaro também elogiou o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para defender sua gestão. “Aos que me criticam, eu cito muito um caso, que tem a ver com os senhores, do nosso ministro Marcos Pontes, astronauta, o homem que cursou Academia da Força Aérea, o ITA, é piloto de provas, depois foi para a Nasa, depois para o espaço”, enumerou.

“Compare ele com os ministros anteriores da Ciência e Tecnologia. Os anteriores não sabem a diferença de lei da gravidade para gravidez e estavam lá. Fazendo o quê? Eu não vou responder”, atacou.

O presidente tratou novamente da Amazônia, dizendo que tem falado em suas viagens internacionais que “o Brasil está de braços abertos para outros países que queiram, por parceria, explorar a nossa biodiversidade na região amazônica”.

“Não podemos continuar tendo péssimos brasileiros ao nosso lado divulgando números mentirosos, fazendo campanha contra a nossa pátria”, afirmou o presidente, repetindo uma expressão que usou durante a inauguração de uma usina na barragem de Sobradinho, na Bahia.

Bolsonaro enfatizou a nova postura que disse ter sobre o Brasil no exterior. “Não existiu prazer maior agora em Osaka, por ocasião do G20, em conversar com o Macron (Emmanuel Macron, presidente da França) e a Angela Merkel (chanceler alemã). Não da forma que eles queriam, mas por dizer para eles que o Brasil está sob nova direção”, relatou.

“Não voltei pra cá para demarcar mais dezenas de terras indígenas ou quilombolas que só dividem o nosso povo”, prosseguiu o presidente no discurso. “E o que eu quero para o índio no Brasil, que em grande parte está na nossa Amazônia? Integrá-lo à nossa sociedade. Buscar parcerias com eles também para biodiversidade e exploração de recursos minerais”, defendeu.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As agências, copias desfiguradas de orgaos semlhantes em alguns paises ocidentais, aqui é mais uma especie de cabide emprego para politicagem rasteira e estimulante do sistema de corrupção.

  2. Que a ANVISA demora em excesso para dar uma decisáo sobre registro isso é fato, que talvez os procedimentos precisem de revisáo é outro fato, mas que agencias reguladoras sem vies politico sáo necessárias isso é inquestionável,,,,e o capitáo fazer referencia ao FHC, para que????? capitáo, o molusco esta preso, a dilmanta em casa e o FJC aposentado,,,,esquece isso e trabalhe com serenidade e com "um pouquinho"mais de produtividade TA OK?

  3. Quem tá esperneando é quem está perdendo a "boquinha", ou com medo de perder, ou é um acéfalo (como mencionado abaixo) apenas repercutindo a "esperneação" alheia ... Deus me livre ... tá chato demais falar sobre politica ... o presidente é tosco mesmo (assim como outros inquilinos que muito recentemente estiveram no planalto), fala o que não deve (não que sejam inverdades), e não está nem aí para aqueles que discordam .... ou seja ... deu um f*%@ - se para os esperniadores ....

  4. As agências reguladoras representam os interesses das empresas do setor e não os interesses dos consumidores . Os consumidores continuam tendo serviços de má qualidade apesar das agências reguladoras . A livre concorrência criaria serviços melhores e mais baratos . DESREGULAMENTACAO JA . 🇧🇷

    1. Dê um exemplo de país onde não exista agências do governo mediando as relações entre consumidores e fornecedores em áreas críticas do bem estar humano?

  5. Como a propina ficou muito evidente e frágil para penalização, o que fizeram os cor ruptos da ANISA? Abriram uma "consultoria" particular, que cobra 400M para gerir a pro pina. Tenho uma fila que trabalha em um grande laboratório em Boston que tem remédios classificados, ou seja, aqueles que de tão específicos só são comercializados para governos e não no varejo. Como nos USA é PROIBIDO qualquer profissional a participar de cor rupção, o laboratório deixou de fazer a proposta para o Brasil.

    1. É isso que precisa mudar, a forma de controle, e não extinguir! Me sinto envergonhado quando fora do país somos taxados de corruptos. O presidente precisa agir mais e falar menos!

  6. Presidente, recicle urgente este órgão aparelhado q cria dificuldades para vender facilidade. Sua lentidão em decidir explica isto e dai sua ineficiência.

    1. Antônio, procure ver o todo ao invés de focar apenas numa pequena parte. Ok, o presidente está errado em apadrinhar amigos e parentes. Mas quantos são estes? Dez, vinte? Compare isso com a direção do governo em geral, que é a de diminuir o Estado e aumentar a liberdade econômica no país. Ou você vai negar que esta é a orientação do governo? O apadrinhamento (errado, repito) de alguns favorecidos vai alterar alguma coisa quando pensamos na Economia em escala nacional?

    2. Fábio, tu falas que o Bolsonaro prega menos Estado acabar com o cabide de empregos? Sério? O que ele mais fez na sua vida foi apadrinhar amigos e parentes em cargos públicos e tu me vens com essa? Agora é a vez do filho fritador de hamburger na embaixada americana.

    3. O discurso do Bolsonaro é o OPOSTO do discurso do Lula . O Lula prega MAIS ESTADO para colocar a companheirada , e o Bolsonaro prega MENOS ESTADO para acabar com os cabides de emprego . 🇧🇷

  7. Parece que as pessoas estão mais preocupada com o que o presidente fala do que o assunto em pauta. Parem de escrever bobagens e PENSEM no que é dito usando o filtro ideológico. . .

    1. Parece que essas pessoas não encontram falhas nas ações do governo e aí ficam procurando falhas no jeito do nosso presidente se expressar.

  8. FDA americano, EMA Europa têm muito mais expertise que Anvisa. Têm fármacos aprovados previamente por eles que demoram mais de três anos para Anvisa aprovar. Temos aqui aparelhamento e corrupção na agência, desde sua fundação nos tempos de FHC . Pode mexer com isso presidente que desse mato sai lebre. Manda ver presidente...

    1. Cabidões de emprego público, vendidas às grandes indústrias, estas agências nunca estão a favor do povo brasileiro . Deveriam ser extintas.

    2. Concordo com vc Alan. Estas agências são todas aparelhadas é corruptas.

  9. Um presidente que vive criticando órgãos de seu próprio governo, ou não anda bem da cuca ou é simplesmente um irresponsável, despreparado para o cargo.

    1. Basta entáo ajustar os procedimentos,,,o cuidado é náo repetir a historia do adulterio no sofa, que foi resolvido trocando o sofa

    2. Bom, verdade seja dita, essas agências não foram criadas no governo dele e a maioria delas não cumpre o papel a que se prestam.

    3. Concordo com você, Amauri. E os bozistas também.

  10. Ei ANVISA! Porque Melatonina, para melhorar a qualidade do sono, vendida no mundo todo até em supermercados, continua proibida no Brasil? Vocês preferem apoiar os grandes laboratórios e fazer o povo tomar soníferos de faixa preta! Só queria entender...

  11. Cruzes ! O cara está se superando a cada dia. Acho que há um processo de insanidade em andamento nessa mente ignorante. Primeiro o IBGE, depois o INPE, agora a ANVISA. Ele está querendo desregular tudo, sem saber nada de nada. Ele toca de ouvido, não conhece as partituras. Miguel Reale Jr. tem razão...

    1. A ANVISA está de acordo com a ministra da agricultura com relação aos agrotóxicos, assunto que vem causando polêmicas. Se as agências reguladoras estão ineficientes, deve-se criar mecanismos de supervisão para que elas cumpram os seus objetivos institucionais. Esse discurso de estado mínimo dito por Bolsonaro parece não ser dele. Bolsonaro é um analfabeto funcional e de acordo com o livro "O cadete e o capitão" (recém lançado), Bolsonaro tem uma mente confusa. Torço pelo país, pela república!

    2. Analfabetos são você e seu "mito". Já está comprovado que o sujeito é um ignorante perigoso, afetando a condução séria país.

    3. Cretino ....bem ...tremendo pseudônimo para um idiota , melhor : analfabeto funcional .

  12. Viva o Mito . Índio quer médico , quer comer bem , quer viver dignamente . Enquanto a esquerdalha quer mantê - los como bixos em cativeiro vivendo como há mil anos atrás .

    1. IDADE DA PEDRA = SOCIALISMO = COMUNISMO = NAZISMO VERMELHO 🇧🇷

    2. E os bozistas querem que o país retorne a idade da pedra lascada.

  13. Quanta bobagem. Bolsonaro está apenas fazendo lobby para a parte da indústria farmacêutica que não é a parte que apoia.

    1. É Jose, o papo da "mudança", promessa de campanha, era mudar as moscas comuns por varejeiras.

    2. Concordo com você. O cara já ganhou da Dilma em termos de apedeutismo. No Brasil, as coisas mudam para ficar cada vez pior. Certamente ele está ganhando por fora alguma graninha das indústrias que ele defende.

  14. As decisões sobre a Amazônia brasileira devem ser tomadas por brasileiros. Os franceses, alemães ou noruegueses podem participar do seu desenvolvimento. Mas penso que a soberania nacional tem que ser protegida. A concepção que justifica o funcionamento das agências reguladoras é excelente. O problema básico a esses respeito no Brasil tem relação com o desvirtuamento das responsabilidades e aparelhamento político dos seus quadros. A percepção é que algumas sejam parte do problema, da burocracia..

    1. O nosso presidente tem toda razão ao criticar as agências reguladoras. Elas foram fortemente aparelhadas pelos governos de esquerda que o precederam. Acredito que é um trabalho árduo trabalhar para mudar, mas acho também que o nosso presidente deve se controlar para não falar tudo q lhe vem à mente qdo discursa. Agir mais e falar menos !

    2. Penso que devem trabalhar em cumprimento de um contrato de gestão, diretores aprovados pelo Congresso, com mandato fixo, prestação de contas ao TCU e demissiveis se o contrato não for cumprido satisfatoriamente. Hoje parece um sonho. Veja que o Banco Central é o regulador do sistema financeiro!

  15. Vide ANAC: sou piloto comercial de avião e tempos atrás, num recheque de voo anual, o examinador era um Engenheiro de Alimentos recém aprovado em concurso da agência!

    1. Só para esclarecer, a Anvisa e a agência reguladora que cuida de medicações, próteses ,órtese, produtos a serem usados na área de saúde, não trabalha com planos de saúde , o órgão que regulamos planos e a Ans ( agência nacional de saúde) a Anvisa e a agência nacional de vigilância sanitária.

    2. concordo. os diretores das agências precisam ser fiscalizados.

  16. Tem muitos produtos controlado pela a Anvisa que no Brasil é tido como medicamentos e no USA é considerado suplemento alimentar, será que isso não é um cartel dos laboratórios para tornar os mesmos mais caro para o consumidor?

    1. e a Anvisa fica do lado do consumidor ou do lado dos laboratórios. e porquê?

  17. Falta a ANS, defensora dos planos e seguros saúde por motivos "desconhecidos"!! Essa tem sim uma influência total na vida dos brasileiros que pagam planos / seguros privados. Ah... planos / seguros saúde devem uma fábula ao SUS e ficam empurrando com a barriga na justiça que mantém os processos na gaveta... quem advinhar porque ganha um drops Dulcora!!

  18. No. meu temo, produtos para diagnóstico de câncer fabricados e aprovados em países de primeiro mundo, assim como Inglaterra tinham que ser "reaprovados" aqui pela ANVISA. Processos muito lentos e custosos. Era uma tristeza. Pelo jeito nada mudou. Parabéns Bolsonaro. vamos mudar esses absurdos

  19. Se Bolsonaro está certo ou errado só o tempo dirá! Agora uma coisa é certa o modus operandi das gestões anteriores estavam erradas, pois a Amazonia foi devassada, a grilarem de terras eram um fato, demarcações de terras indignas que apenas visavam interesses do poder vigente! Qto às agencias reguladoras é uma incógnita, tem umas que funcionam como Anatel, outras só Deus sabe! Pior que as agencias são os inúmeros sindicatos, que estes sim só tem o objetivo politico de pilhagem e politicagem!

    1. Concordo, sindicatos em sua maioria são cabides de empregos, com um bando de oportunistas. Que ainda gozam de estabilidade no emprego! Absurdo

Mais notícias
Assine agora
TOPO