Reprodução

Anúncio de Alberto Fernández faz dólar subir na Argentina

16.12.19 15:08

O novo presidente da Argentina, Alberto Fernández (foto), deve anunciar nesta segunda-feira, 16, um pacote econômico. Algumas medidas já foram antecipadas pelos seus ministros.

Neste domingo, 15, o chefe de gabinete, Santiago Cafiero, anunciou que será cobrado um imposto sobre as compras no exterior. Passagens aéreas, gastos de cartão de crédito no exterior e serviços internacionais, como a Netflix, poderão ter de pagar uma taxa de até 30%.

“Queremos proteger os dólares que a economia argentina possui e reativar a indústria do turismo local. A medida segue uma lógica distributiva. Os setores que têm capacidade para viajar ao exterior terão de pagar um imposto”, disse Cafiero.

O tributo sinaliza que o novo governo tentará controlar artificialmente o câmbio, algo que o ex-presidente, Mauricio Macri, recusou-se a fazer. Os argentinos rapidamente entenderam que ficará mais difícil adquirir dólares no futuro e saíram para comprá-los. Em Buenos Aires, voltou-se a falar no “dólar blue”, o dólar paralelo. Nesta segunda, 16, o valor da moeda americana subiu 6%.

“Fernández provavelmente quer mostrar ao FMI que terá os dólares necessários para honrar suas dívidas no futuro. Se conseguir isso, o Fundo poderá desembolsar os outros 5 bilhões de dólares que foram prometidos”, diz o economista Roberto Luis Troster. “O problema de se fazer uma medida emergencial como essa é começarem a fazer uma distorção atrás da outra, como no governo dos Kirchner. Aí seria um atraso.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Governo peronista, como sempre rumo ao desastre. Temos que acabar logo com este Mercosul antes que nos leve junto ao fundo do poço

    1. O Bolsonaro em quem eu votei está promovendo as mesmas reformas que Augusto Pinochet fez na economia do Chile. E, só para avisar: Deu no que deu. Os economistas da escola de Chicago (do qual o Guedes foi aluno) nunca deram certo, execto em uns poucos paises desenvolvidos. Em países subdesenvolvidos é uma péssima receita. O Macri na Argentina não se reelegeu por causa das ideias mirabolantes de uma economia baseada em total liberdade.

    2. O problema do Bolsonaro é a enorme boca que não fica calada

  2. Quer dizer que ainda restam cinco bilhões de dólares que o Fmi pretende liberar para a Argentina?, então já que o Fmi vai perder este dinheiro mesmo, dá este dinheiro pra mim, pelo menos vai surgir um cara contente, sério.

  3. Argentino gosta de armazenar dólares em casa. Basta ao Cristino Fernandez buscar no rodapés das casas. O rodapé é o “cofre” dos argentinos.Tai a dica “seo” Cristino Fernandez.

  4. o povo Argentino merece medidas mais coerentes...chega de aventuras econômicas. Pois, os trabalhadores é que paga pelos erros dos governantes...

  5. 🇧🇷 Se o FMI emprestar 5 bilhões vai ser o quanto vai perder, Fernandez é um idiota e quem votou nele mais ainda. 🇧🇷 Em seis meses leva a Argentina ao caos econômico e mais seis meses ao social com saques e levantes.

  6. Normal. Faz parte de qualquer momento de transição. Depois o dólar cai. Apesar de tudo, o Trump os indicou a Argentina para a OECD. Enquanto isso o Brasil....levou um chute no traseiro.

    1. Pelo raciocínio errático do Caio, o dólar só sobe. Verdade? Como ele baixou muito no governo do sapo barbudo? Explique gênio. Como um país quebrado estava na fila da OECD? Explique esta gênio. Enquanto isso o Eudes, papagaio de pirata, fica só olhando e zurrando. Impressionante!

    2. Parabéns Caio. É assim que se derruba uma máscara e mostra a face verdadeira de alguém.

    3. Mentira! não cai não... e Argentina já estava na fila.. o Brasil vem na sequência...

  7. Gostaria muito que tanto nós como a Argentina progredissem porém tivemos vários planos semelhantes e independente da escolha o povo sempre mudará quando achar que não esta bom porém esperamos não piorar.

  8. Mais um País aonde a Esquerda colocou e roubou na mão grande,,, e agora caminha para o mesmo rumo da Venezuela!!!!! daki a pouco começa a invasão do Rio Grande do Sul

  9. Cada povo tem o governo que merece. Os argentinos são nossos irmãos, mas eles optaram por um governo que se diz progresista, mas que vai levar o pais para um buraco maior que argentina inteira.

  10. A Argentina vai ser pesadamente penalizada pela opção de política econômica que a escolha política fez. Vai caminhar celeremente para o calote da sua dívida e puxar o mercosul para baixo. Tá na hora de sair do mercosul enquanto é tempo.

    1. Não nem a primeira ou segunda vez que esses argentinos dão calote. Já perderam a vergonha na cara de há muito. E o pior que também é descarado quem negocia com esses vigaristas.

  11. Alguém duvida que as "distorções" irão acontecer? Fernadés é o "poste" da Kirchner que já avisou que não tem prioridade em pagar a dívida.

Mais notícias
Assine agora
TOPO