Pedro França/Agência Senado

Anfitriã de jantar com Gilmar, Kátia Abreu diz que ‘STF está aberto a todos e a tudo’

23.09.20 17:45

A possibilidade de reeleição do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, dominou os discursos desta quarta-feira, 23, na segunda sessão semipresencial da casa para aprovação de autoridades indicadas por Jair Bolsonaro para embaixadas.

Uma das principais defensoras da recondução de Alcolumbre ao cargo, Kátia Abreu (foto), que na noite de segunda-feira, 21, organizou um jantar com a presença do ministro Gilmar Mendes, saiu em defesa da autoridade do STF sobre a constitucionalidade da questão. 

“Nós vivemos uma democracia, nós temos três Poderes, nós temos o Supremo Tribunal Federal para decidir as causas daqueles que se sentem ofendidos pela Justiça. Esta Casa é uma Casa política – uma Casa política que obedece à Constituição e ajuda a protegê-la”, disse a parlamentar do PP. “Quem vai decidir quem ganha eleição ou não é o voto. Quem vai decidir, caso haja questionamento de inconstitucionalidade, é o Supremo Tribunal Federal, que está aberto a todos e a tudo”, defendeu.

Conforme revelou Crusoé, o próprio presidente do Senado participou do jantar com Gilmar Mendes, relator da ação direta de inconstitucionalidade movida pelo PTB que questiona a reeleição para as presidências da Câmara e do Senado. 

A fala de Kátia Abreu foi uma reação a questionamentos feitos por parlamentares ligados ao grupo Muda Senado, que tem cerca de 20 integrantes. “A Constituição da República faz restrição expressa à possibilidade de reeleição na Mesa para, no caso, a eleição subsequente, imediatamente subsequente. É textual. A interpretação não exige esforço, ela é literal. Esse mesmo comando é reproduzido pelo nosso Regimento Interno”, apontou o senador sergipano Alessandro Vieira, vice-líder do Cidadania. 

Ao todo, o termo “reeleição” foi mencionado 27 vezes apenas nesta quarta-feira, entre falas de cabos eleitorais de Alcolumbre e pronunciamentos de opositores ao pleito. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E lembrar que, quando da eleição do Alcolumbre, a digníssima senadora protagonizou a bizarra cena de invasão da Mesa do Senado para "confiscar" a pasta com os documentos do processo de votação. E, agora, anfitriã de um jantar igualmente bizarro para defender a reeleição de quem ela votou, teatralmente, contra. Aí, tem. Mais um motivo para apear Alcolumbre da presidência do Senado. #MudaSenado

  2. o raciocínio lógico da Senadora Kátia Abreu nos conduz a uma conclusão absurda, porque fere contundentemente a democracia, portanto falha em sua essência.

  3. A PETISTA KATIA ABREU PRECISA SE MANCAR UM POUCO. É MUITO CONCHAVO E POUCA PRODUÇÃO. O BRASIL, ORA O BRASIL QUE SE LASQUE

  4. Uma palavra só resume tudo ques está acontecendo no Senado: CANALHAS, CANALHAS E CANALHAS. GILMAU, JUCÁ, RENAN, ALCALHEIROS E CATERVAS JUNTOS E MISTURADOS PARA RASGAR A CONSTIUIÇÃO. Haja estômago para aguentar essa gentalha que envergonha o país.

  5. O PRÓPRIO GILMAR MENDES, acusa Sérgio Moro de parcialidade, o que DIZER DOS DIVERSOS ENCONTROS DELE COM SENADORES, DEPUTADOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ADVOGADOS DIVERSOS, e mesmo assim se julga acima de tudo e todos. LAVA TOGA JÁ !!!!

  6. “Nós temos três poderes...” Realmente eles têm os 3 poderes. Nós os eleitores só temos a esperança. Ou tínhamos. Acho que já bastou. Chega! Tá na hora de pararmos de votar e partirmos pra alguma outra solução.

  7. Tudo está claro e cristalino. Uma pena. O supremo já rasgou a constituição uma vez e agora será a vez do senado. Precisa explicar mais?

  8. Essa Kátia é uma pilantra! fez aquele barraco para não eleger o Davi e agora faz jantar com os outros criminosos para esquematizar a reeleição! Uma pilantra.

    1. É O QUE NÃO FALTA ALI DENTRO DO SENADO, PILANTRAS E PILANTRAGEM.

  9. Kátia Abreu, personagem constante em aleivosias na politicagem de aluguel, amiguinha da Dilma por absoluto interesses pessoal, é aquela Vestal que roubou documentos na Mesa do Senado quando da eleição fraudada para a eleição de Alcolumbre. Padecendo de constante diarreia verbal, dona Kátia desconsertou a cara e enegreceu ainda mais sua alma perturbada.

  10. Quando será que vai ser colocado um cabresto ou uma focinheira neste Gilmar Mendes e quem vai ter a dignidade de faze-lo ou o povo brasileiro continuará assistindo este esbulho???

  11. A maratona continua, “Amigo dos Amigos” se unem para garantir o controle de um posto importantíssimo, a Presidência do Senado. É a Guerra travada entre os Corruptos de Colarinho Branco x os Pagadores de Impostos! #ForaAlcolumbre, #ForaMaia , #CPIdaLavaToga já, #MudaSenado

  12. Escapamos de um criminoso (Renan) para cair nas mãos de outro (Alcolumbre). Não vou ficar surpreso se Renan voltar à presidência da casa: é uma casa de criminosos, com louváveis exceções dos senadores do Muda Senado.

  13. A senadora diz sem meias palavras: stf está aberto a tudo e a todos. A tudo com certeza - como a casa da mãe joana. E a todos os mesmos.

  14. "NÃO HÁ BRECHA PARA REELEIÇÃO DE ALCOLUMBRE E MAIA, ARAS INTERPRETOU MEU VOTO ERRADO", DIZ EX-MINISTRO DO STF https://terrabrasilnoticias.com/2020/09/nao-ha-brrecha-para-reeleicao-de-alcolumbre-e-maia-aras-interpretou-meu-voto-errado-diz-ex-ministro-do-stf/

    1. Vc resumiu bem, Vera. Mas há alguns entre eles que se (nos) salvam. Fux na presidência, p/ex, me dá certa esperança.

  15. Exatamente!!!! Abertíssimo!!!! Arreganhado!!!! Inclusive à corrupção e aos corruptos!!!! É esse justamente o problema!!!!

  16. brincadeira como esta senhora fala que STF está aberto a todos e a tudo.absurdo. quem estava neste convescote era Gilmar .isto denigre a imagem do STF. seria uma pouca vergonha .a reeleição de Alcolumbre e Maia

  17. Essa é a mesma senadora que fez o teatro e lançou a proposta para Dilma não perder os direitos políticos quando sofreu impeachment, sob a autoridade complacente do outro ministro do stf que tem se notabilizado na segunda turma, Levandowski.

    1. Falta total de ética e de princípios . Relação promíscua em plena atividade. E nada acontece.

  18. o juiz que julgará a ação de inconstitucionalidade, em um jantar na casa da autora de uma PEC favorável a mesma ação, junto com o maior interessado pela ação, mas, ninguém vê nenhum problema de parcialudade !!!! realmente STF acima de tudo e todos!!!

  19. Não foi essa que fez birra e arrancou documentação da mão do Alcolumbre na época da eleição do presidente da casa? e agora quer que ele seja reeleito?

    1. Alcolumbre foi alvo 🎯 da pedetista. Kátia invadiu a mesa da Casa e confiscou a pasta que Alcolumbre mantinha durante a condução dos trabalhos, a fim de impedi-lo de dar sequência à eleição, na época para eleger o Presidente do Senado que Alcolumbre era candidato. Este fei eleito. Agora ela leva flores para Alcolumbre, nao dá para entender. Amizade por conveniência, na política vale tudo , ate ser amigo do inimigo do meu amigo

Mais notícias
Assine
TOPO