Rovena Rosa/Agência Brasil

Andrade Gutierrez assina acordo de leniência com Lava Jato em SP

13.11.19 15:12

A força-tarefa da Lava Jato em São Paulo e a Andrade Gutierrez assinaram um acordo de leniência pelo qual a empreiteira se compromete a devolver 214 milhões de reais e a apresentar provas dos pagamentos ilícitos que admite ter feito a servidores públicos e políticos de São Paulo.

Segundo o Ministério Público Federal, os casos de corrupção praticados pela empreiteira em São Paulo envolvem obras da prefeitura, do Metrô, da CPTM (companhia de trens), Dersa (estatal de obras viárias), EMTU (empresa de transporte metropolitano) e Codesp (autoridade portuária), entre os anos de 2004 e 2014.

O período abrange os governos dos tucanos Geraldo Alckmin e José Serra no estado e de Marta Suplicy, Serra, Gilberto Kassab e Fernando Haddad na prefeitura da capital paulista.

O acordo de leniência foi homologado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão (Combate à Corrupção) do MPF e abrange contratos que contaram com recursos públicos da União ou de empréstimos de bancos federais, como o BNDES, ou internacionais, como o BID.

Alguns dos fatos delatados pela Andrade Gutierrez já foram investigados e denunciados à Justiça Federal, como os desvios no Metrô paulista e a formação de cartel nas obras do trecho sul do Rodoanel e no sistema viário metropolitano da Dersa, ambas coordenadas pelo ex-diretor de engenharia da estatal Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, atualmente preso no Paraná.

De acordo com a Lava Jato paulista, cerca de 56 milhões de reais do valor total a ser devolvido pela Andrade referem-se à reparação de danos e pagamentos ilícitos feitos a servidores públicos e políticos. Outros 63,2 milhões foram arbitrados a título de reparação de danos e devolução de lucros, e 95 milhões em multas, que serão repartidas entre os entes lesados: união, estado e município.

Em nota, a empresa informou que os temas citados no referido acordo já haviam sido apresentados às autoridades em 2016 e que o valor só começará a ser pago a partir de 2031, depois de concluídos os pagamentos relativos a outro acordo de leniência da empreiteira com a CGU.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Hoje em dia ficou difícil continuar lendo todo e qualquer noticiário. Roubo, políticos corruptos, delação premiada e até o Vaticano sujo em tramoias... chegamos todos no inferno mesmo...

  2. É difícil, só com muita fé pra acreditar na punição de todas essas pessoas...triste é saber que os esquemas continuam por várias outras empresas e nada podemos fazer.

    1. Tenho 49 anos e nunca vi a justiça funcionar tão bem, estamos bem ? não..., mas no caminho certo com certeza estamos muito melhor. A dez anos falar que um dono de construtora bilionário seria preso por mais de 2 dias era piada pronta, hj isso é fato. O Brasil é outro, ainda temos muitas células cancerígenas para serem eliminadas. O tratamento é doloroso, demorado e tem efeitos colaterais muito desagradáveis, mas não temos outra opção e postergar esse tratamento é a pior opção.

  3. Meu coração de velho pula, toda vez que a Lava Jato traz ao conhecimento do povo, com documentos, o roubo incessante do dinheiro que os canalhas no dinheiro PÚBLICO ! Espero, agora, seja feita uma devassa no dinheiro de todo e qualquer safado que tirou dos pobres !

    1. Temos que tomar cuidado, o País esta em um ponto de inflexão ou seja mudança de direção. Na cesta tem maçãs podres mas tbm boas. A mudança já começou pode parar, pode ir mais devagar ou pode retroceder. Então não podemos mais ficar apenas reclamando como no passado. Nenhuma ""classe"" ou categoria profissional pode ser condenada pelos crimes de alguns integrantes. Alguns políticos lutam pelo que é errado, outros pelo que é correto e muitos se omitem. Temos que substituir os podres. Simples assim

  4. Eita, que a apresentação dessas provas de pagamento ilícitos vai fazer muita gente, que se arvora de honesto, tremer nas bases, aliás, já está fazendo.

  5. Apesar da quadrilha sêxtupla do stf, alguma coisa de bom continua a acontecer na lava-jato. As águas da lava-jato (do rio de lama que ela combate, melhor dizendo) são tão caudalosas que mesmo com o "dique" levantado pelo quadrilhão do ACORDÃO (stf, Bolsonaro, Alcolumbre e Maia) a lama transborda e segue seu curso. Esperando que os corruptos e seus comparsas no stf, no governo e na politica sejam finalmente arrastados e afogados pelo dilúvio de lama... Oh! desejo...Oh! resultado esperado!

  6. Este é o Brasil que definitivamente não queremos mais, empresários e políticos corruptos e corruptores não necessariamente nesta ordem, livres para agir até que todos os seus recursos ( inclusive dim dim) se acabem alimentando a cadeia jurídica deste país, quando deveriam ir para trás das grades.

    1. Não precisa ser bom de cálculo p concluir q roubando milhões e gastando parte com "advogados" em recursos até a última instância até normalmente prescrever, o STF muiiito incentivou a proibição de prisão em 2 instância! Estamos com vocês LAVA-JATO! Sei q vocês não são fáceis de desistir!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO