Agência Senado

Ancine dificulta acesso a incentivos fiscais

22.09.19 16:21

Diretor-presidente interino da Agência Nacional do Cinema, Alex Braga Muniz (foto) editou na semana passada uma instrução normativa que dificulta o acesso a incentivos fiscais para projetos audiovisuais.

Atualmente, para autorizar o uso dos recursos captados, a Ancine exige uma análise complementar dos projetos, com um exame detalhado do projeto técnico, incluindo o roteiro da produção.

Pela instrução normativa, para solicitar essa análise complementar, o proponente terá agora de comprovar que tem ao menos 80% do financiamento do projeto garantido. Até então, o porcentual exigido era de 20%.

Segundo a norma editada por Muniz, desses 80%, metade deve estar efetivamente disponível em conta. A outra metade pode ser representada por recursos já acertados, mas que só serão recebidos no futuro.

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  1. Quando a coisa toda gira em torno do dinheiro, então isto significa que todo o resto é precário. Combustível sozinho não faz um carro andar, é necessário que primeiro exista um carro.

  2. Outra se especializaria em efeitos especiais e por aí vai, se forem analisar, parte disto já deve existir, só não está sendo utilizado adequadamente. Os próprios canais de TV já contam com ampla estrutura que pode ser readaptada ou readequada para se inserir dentro de um novo modelo, produzir uma novela não deve ser tão diferente de produzir um filme, já há algum expertise que pode ser aproveitado. O que não dá é ficarem na aba do Estado tentando emular um modelo que é essencialmente privado.

  3. Dentro da lógica do compartilhamento e de se eliminar a capacidade ociosa (estrutura mínima utilizada ao máximo, com custo mínimo para que o foco seja em se produzir o máximo de filmes), é possível se criar uma cadeia completa de forma dispersa e descentralizada especializada em cada um dos componentes necessários para se viabilizar a indústria e a cadeia por trás dela. Uma empresa poderia comprar o equipamento e alugar, outra poderia criar os galpões para cenários e ambientes.

  4. Um modelo de indústria cinematográfica deveria minimamente replicar a estrutura e as condições existentes nos estúdios de Hollywood. Mas seria estupidez tentar competir com eles dada o abismo entre o que é o cinema brasileiro e o americano. No entanto, hj, como toda a tecnologia e possibilidades, é possível se construir algum modelo que possa ao mesmo tempo replicar um estúdio de cinema americano e a cadeia em volta dele. Para isto basta estudar a estrutura da indústria e quebrá-la.

  5. O cinema brasileiro parece ser muito baseado no amor e na doação do artista ao seu ofício. Amor sem estrutura e condições é desperdício de suor com um resultado aquém daquele que poderia ser alcançado em condições diferentes. A cadeia da indústria cinematográfica vai muito além dela, por trás de uma câmera há toda uma indústria por trás dela, com os efeitos especiais, há uma série de funções que vão muito além da mera interpretação e filmagem.

  6. O próprio Oscar poderia ser entendido como um processo de seleção que ranqueia os filmes de acordo com critérios e atributos considerados serem os necessários para um filme de qualidade máxima. Cada estúdio de cinema possui uma estrutura operacional, organizacional e administrativa que permite a ele rodar os filmes de acordo com o que o público deseja e que atenda tb aos padrões avaliados no Oscar. Replicar tal coisa não é algo simples, houve adaptações e mutações ao longo do tempo.

  7. É claro que daí se pressupõe que havia outros critérios provavelmente implícitos. A indústria cinematográfica americana é especializada em produzir enlatados que seguem sempre alguma fórmula já pré-estabelecida, apostam na massificação e na escala. É um modelo que se desenvolveu ao longo de praticamente mais de um século, pensar nele como arquétipo para um modelo de indústria cinematográfica no Brasil é perda de tempo. No entanto algumas lições podem ser tiradas dele.

  8. E como se trata de campo com grandes janelas para todo tipo de viés ideológico, o que o financiamento público acaba significando? A seleção do menos apto e do pior, pois não são os atributos do filme e como eles apelam para o público que importam, mas quem, quais os interesses, qual temática está por trás deles. Se havia pouca exigência e mesmo assim sobrava recursos, então é pq havia algo extremamente errado na equação, já que qq um teoricamente poderia ter acesso ao financiamento.

  9. Há mais de 100 anos Darwin lançou sua teoria sobre a evolução e a seleção natural, mas em pleno século XXI elas ainda encontram dificuldade para ir além da biologia. Se os recursos são escassos e quer se selecionar os melhores ou mais aptos, então como é que vc reduz e não aumenta o número de exigências? O cinema brasileiro nunca saiu do fraldário pq ele é inapto, sempre dependeu e ainda depende das "benesses" do Estado para se viabilizar.

    1. Kkkkkkkk - Com a cultura? Com a Teta vc quer dizer. Chora cambada de mamadores. A teta secou.

  10. A dificuldade veio numa hora muito boa, pois financiar essa pilantragem artistica que se locupletaram é de fato medida muito salutar para livrar o Brasil do verdadeiro atraso.

  11. Outra questão a ser cuidadosamente avaliada é se o solicitante está iniciando ou não na carreira..afinal, esse incentivo é pra eles e não pra artistas "nutellas" que estão fartos já de ganhar $$.

  12. E, enquanto isto, o governo está matando a produção audiovisual brasileira. Cadê a nomeação dos membros do Conselho que administra o Fundo Setorial do Audiovisual? Estamos em final de setembro e toda a produção está paralisada com a falta de definições e recursos. Matam um setor produtivo, que levou anos para se estruturar e produzir e, quando começa a dar frutos, gente que nada entende da área, mata um setor econômico de grande potencial. LAMENTÁVEL!!!

    1. A mamata acabou. O país está quebrado e tem outras prioridades. Quem quiser patrocínio que corra atrás.

  13. É isso ai,num passado recente pegava-se dez milhões de reais para fazer um "filme", usavam hum milhão e embolsavam o restante.Era um grande negocio

  14. Tantos filmes financiados e nunca o Brasil ganhou um Oscar, sequer um prêmio internacional importante, diferentemente da nossa vizinha Argentina que tem produzido cinema de qualidade.

  15. Eu estou esperando o anúncio do fim da ANCINE e em seguida o fim da Lei Rouanet. Chega de sangrar nossos cofres. Renúncia fiscal é dinheiro que o artista diz que tem que "correr atrás", mas na verdade é aquele que não vai para seu destino e esconde lavagem de dinheiro. Basta ver o número de prestação de contas em aberto: mais de 20 mil!

  16. Acabou a mamata com o suado dinheiro dos impostos do trabalhador. Imposto que não se arrecada, é dinheiro que deixa de ser aplicado em Saúde, educação, segurança, transporte, etc.

  17. Certíssimo! Tem que dificultar mesmo! O cinema brasileiro É UMA PORCARIA! Quem sabe tirando o dinheiro fácil, param de produzir lixo. E apareçam pessoas que amam o cinema e sabem fazer a sétima arte. Eles existem.

  18. Acho q i Sr. Alex Braga Muniz está sendo bonzinho de mais. Na minha opinião e diante da crise financeira em que vivemos essa fábrica de lixo chamada Ancine deveria ser extinta. Em nome da Cultura joga-se muito dinheiro fora com produção de filmes porcaria como é o cado do filne sobre Marighela , um assassino que querem transformar em um herói.

    1. 100% + impostos sobre o faturamento que... pelas porcarias que fazem deve ser Zero, mas OK!

  19. Não tenho idéia, acho que não, mas vou perguntar caso alguém saiba... EUA tem alguma instituição de caridade do tipo Ancine pra financiar os filmes de Hollywood, sejam eles bons ou péssimos?

  20. O q vejo em outros paises q criticam o Brasil quem quer produzir fileme.... Procura bancos, investidores, recursos proprios e não do governo

  21. Gastam muito dinheiro e fazem filmes mal feitos. Som horrível. Estórias grotescas. Mal dirigidos. Apelativos. Maioria caminha para cenas de sexo desnecessárias. Com mortes dos personagens. Ou senão colocando os bandidos como heróis. Sempre com mensagens negativas, etc. Não dá pra colocar dinheiro nisso. Ainda bem que acabou...

    1. Amém Jesus, finalmente acabaram com essas coisas ditos estilo "cult", que normais não entendiam porra nenhuma, mas pagavam impostos prá isso!! Só PTista pra ver essas merdas e aplaudirem, pior, sem terem tido idéia do contexto, que na verdade não existia!!

  22. Para produzir o monte de porcaria e dar emprego para essa gente que se acham grandes produtores e atores, melhor fechar. Basta assistir uns produção e vomitar, quanto lixo!!!!

  23. Recursos públicos devem ser destinados à saúde, educação e segurança. Fazer filmes é um negócio como outro qualquer, se quer dinheiro que vá captar em bancos ou junto a algum investidor privado.

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