Anatel aprova edital da tecnologia 5G e leilão é marcado para 4 de novembro
Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, 24, a Agência Nacional de Telecomunicações aprovou o edital para o leilão da tecnologia 5G e marcou a concorrência pública para o dia 4 de novembro. A meta do governo é disponibilizar a nova rede em todas as capitais do país até julho do ano que vem. Em seguida, as...
Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, 24, a Agência Nacional de Telecomunicações aprovou o edital para o leilão da tecnologia 5G e marcou a concorrência pública para o dia 4 de novembro. A meta do governo é disponibilizar a nova rede em todas as capitais do país até julho do ano que vem. Em seguida, as cidades menores também vão receber a nova tecnologia.
A expectativa é que o leilão impulsione vários setores da economia do país e amplie a inclusão digital da população. Entre as regras do edital aprovado pela Anatel está a obrigatoriedade de cobertura de internet em todas as escolas do ensino básico até 2024. O plano para viabilizar o cumprimento dessa meta será desenvolvido pelo Ministério da Educação.
A estimativa do governo é que as empresas vencedoras do leilão paguem 8,6 bilhões de reais em outorgas ao governo e invistam outros 37 bilhões de reais para investir na infraestrutura do novo sistema e para cumprir todas as contrapartidas fixadas no edital.
Entre as determinações que as empresas terão que cumprir está a obrigatoriedade de construir uma rede privativa para toda a administração pública federal. Em uma realidade de alta de ataques hackers, o governo que proteger as informações que tramitam entre os órgãos públicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)