Adriano Machado/Crusoé

Análise: Em crise com instituições como PF e Receita, Bolsonaro está sob um teste inédito

17.08.19 08:43

A cúpula da Polícia Federal resolveu pagar para ver na queda de braço com Jair Bolsonaro. E, ao menos por ora, saiu ganhando. O anunciado desejo do presidente da República de interferir na escolha do novo superintendente da corporação no Rio de Janeiro pegou mal internamente e, por pouco, não resultou em um pedido de demissão coletiva dos chefes da polícia — incluído na lista o próprio diretor-geral, Maurício Valeixo.

A direção da PF já tinha um nome para substituir o delegado Ricardo Saadi, prestes a ser transferido para Brasília. Era o do atual superintendente em Pernambuco, Carlos Henrique Sousa. Bolsonaro atravessou. Além de dizer que Saadi seria trocado por questões de “gestão e produtividade”, uma avaliação que também não foi bem recebida na cúpula da polícia, o presidente anunciou que seu preferido era outro.

“Quem manda sou eu. (Vou) Deixar bem claro. Eu dou liberdade para os ministros todos, mas quem manda sou eu. Pelo que está pré-acertado, seria o lá de Manaus”, afirmou Bolsonaro na quinta-feira, em mais uma de suas entrevistas coletivas na saída do Palácio da Alvorada.

O tom da declaração do presidente foi enxergado como mais uma reprimenda ao ministro da Justiça, Sergio Moro. Bolsonaro estava incomodado porque a troca seria feita sem o seu aval e, mais que isso, atropelaria o seu indicado para o posto. Por sugestão de integrantes da ala militar do governo, ele queria colocar na chefia da PF no Rio o delegado Alexandre Silva Saraiva, atual superintendente no Amazonas.

A reação foi imediata na polícia. De pronto, Maurício Valeixo deixou claro que não cederia à pressão política e que cabia a ele, e apenas a ele, definir o nome do novo superintendente. Em conversas reservadas, o diretor-geral lembrou que nem durante a era petista houve uma tentativa tão explícita do Planalto de interferir em assuntos internos da corporação. Também disse que se a PF cedesse no caso do Rio, abriria a porteira para outras interferências em Brasília e no restante do país.

Repetindo que não tem apego ao cargo, mas que precisava sair em defesa da instituição, Valeixo fez o que poucos têm feito no atual governo: pagou para ver. Para marcar posição contra o “quem manda sou eu” de Bolsonaro, divulgou uma nota anunciando o nome do delegado que havia escolhido para o Rio. Enquanto isso, dentro de casa, se mexeu para mostrar ao Planalto que as consequências seriam graves se o presidente insistisse em empurrar goela abaixo o nome de Alexandre Saraiva. Estava tudo encaminhado para que, se isso acontecesse, o próprio Valeixo e a maioria dos superintendentes da PF nos estados entregassem seus cargos. Seria um escândalo.

Deu certo. Bolsonaro recuou. Em uma nova declaração a jornalistas, o presidente afirmou que não haveria problema se o chefe no Rio fosse o escolhido da cúpula da PF. “Tanto faz para mim. Eu sugeri o de Manaus e se vier o de Pernambuco não tem problema, não”, declarou. Maurício Valeixo não perdeu tempo: anunciou que o novo superintendente será Carlos Henrique Sousa, o seu escolhido, e não Alexandre Saraiva, o preferido do presidente e de militares do Planalto. Se não houver uma nova ofensiva de Bolsonaro, a nomeação deverá sair nas próximas semanas.

A reação da cúpula da polícia, impensável em outros tempos, é uma amostra do fortalecimento institucional que alguns órgãos tiveram nos últimos anos, especialmente em razão da Lava Jato. Algo louvável, é preciso dizer, em um país acostumado com ingerências politicas de toda ordem no serviço público. O caso da sucessão no Rio era especialmente caro por se tratar do estado de Bolsonaro, onde correm investigações sensíveis que, em algum momento, podem cruzar com interesses do próprio presidente e de seus familiares. Aceitar a interferência significaria, de fato, abrir uma perigosa exceção.

O desenrolar da crise, porém, realçou alguns desconfortos. Muitos delegados em posições de comando na PF se ressentiram do silêncio do ministro Sergio Moro em meio à confusão. Para eles, teria sido importante que o ex-juiz da Lava Jato tivesse vindo a público defender a polícia. Se por um lado isso poderia agastá-lo ainda mais com Jair Bolsonaro, por outro seria uma oportunidade de marcar posição e se blindar contra possíveis novos arroubos presidenciais. Resolvida a questão do Rio, também há dúvidas acerca de como ficará o animus de Bolsonaro com a PF após a crise. Quem o conhece sabe que ele certamente não gostou de ser contrariado — e que pode retaliar no futuro.

Em tempo: por causa da decisão do Palácio do Planalto de fazer mudanças na Receita Federal, agora chefes do órgão também ameaçam entregar seus cargos. Assim como na PF, eles reagem ao que classificam como uma tentativa indevida de interferência política nos trabalhos da instituição. É outro foco de incêndio que pode ganhar grandes proporções nas próximas horas. Pressionado a impor limites a órgãos de investigação e fiscalização que, na visão de alguns setores do poder (ministros do Supremo, por exemplo) estariam se excedendo em suas funções, Bolsonaro está sob um inédito teste e terá de decidir entre se curvar às queixas dos poderosos ou deixar que instituições como a PF e a Receita sigam fazendo o seu trabalho sem amarras.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acho que o presidente deveria ter mais pulso firme em relação a polícia do Rio ; pois se sabe que lã existe bastante facaltruagem em todos os sentidos, esse Maurício Valeixo está querendo ser maior que o nosso presidente ; acharia q tivesse q se colocar no lugar dele , não querer impor certos requisitos q não cabem no seu cargo.

  2. Agora veremos se o Presidente é só um bufão ou se tem coragem de deixar que as investigações sigam em frente. Pelo que vimos até aqui, estou com pouca esperança. Como deixar que exponham o patrimônio guloso do filhão??

    1. Muito fraco esse comentário. JB está com o rabo preso e vive um dilema dos infernos!

  3. Receita, TCU, Procuradoria etc estão repletos de Petista, Psolista e afins. Eu trabalho em um órgão público e convivo com eles. A PF é exceção.

  4. O Ministro Dr. Sérgio Moro faz muitíssimo bem em ponderar sobre a hora de confrontar opiniões com o "presidente". Muitas vezes é como se um 'antropólogo' tentasse dialogar de igual pra igual com um "selvagem": uma conversa inócua que só provocaria a ira incível do segundo. Silêncio também é sabedoria e desempenho. O Ministro tem vasta cultura jurídica e geral e, sabe que as forças institucionais regentes do país estão funcionais e podem operar eficientemente através de plurais mecanismos legais.

    1. É verdade, Catilinário.... a raiva é contagiosa!...

    2. Mas selvagens são intuitivos quando a situação é muito óbvia. No caso as armas se voltariam contra, Cretino: "ele" é quem cairia no caldeirão fervente. "Dispensar" o Ministro Dr. Sérgio Moro é como fazer um harakiri e, ele não tem vocação para "herói" kamicase, muito antes pelo contrário: protege a si e ao clã como prioridade absoluta, muito acima de tudo e de todos do BRASIL.

    3. Odete6. Boas ponderações. Tino. Vou mais além de seus comentários sobre o antropólogo e o selvagem. Ocorre que, psicologicamente, JB tá mais para um cão raivoso e acuado, do que para um selvagem recém contactado por antropólogos. O homem está reagindo por reflexos caninos, mordendo à direita e à esquerda (posição física e não ideológica) e agredindo a própria sombra. A continuar assim, até seus novos amigos (Tófolli, Gilmar, Maia e Alcolumbre) vão experimentar sua fúria.

    4. O pior de tudo é que o selvagem está armado de borduna e é antropófago. Um neanderthal remanescente do paleolítico.

    5. Independentemente dos operadores, PF, MP, RF e COAF, podem perfeitamente, como instituições, exercerem uma total sincronia legal. “A Lei das Organizações Criminosas autoriza, em qualquer fase da persecução penal, a cooperação entre instituições e órgãos federais, distritais, estaduais e municipais na busca de provas e INFORMAÇÕES de interesse da investigação ou da instrução criminal”. CAPTARAM COMPATRIOTAS???

  5. São estas relações, associações e transações que permitem aos corruptos saquearem a máquina e, ao mesmo tempo, se protegerem contra quaisquer ações voltadas para acabar com a corrupção. Estas relações em geral saem da esfera pública e invade a esfera privada, formando uma rede de corrupção e favores que suga a máquina e obstruir o combate à corrupção. A rede de relações impróprias e espúrias deve ser revelada, funcionário público competente e honesto não precisa se escorar em conexões políticas.

  6. Negativo!!! Nao "manda" não!!! Que pretensa incondicionalidade!!! Embora os últimos venham se comportando como tal, o 'funcionário público', presidente de uma república, obviamente NÃO É COMO UM MONARCA!!! Quem manda no BRASIL é o POVO BRASILEIRO, através do conjunto de INSTITUIÇÕES FUNCIONAIS e CONSTITUCIONALMENTE PREVISTAS, 'QUE OBEDEÇAM RÍGIDA e ESTRITAMENTE os PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUE REGEM a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA', ou sejam:

    1. *LEGALIDADE*, *IMPESSOALIDADE*, *MORALIDADE*, *PUBLICIDADE* e *EFICIÊNCIA*, (artigo 37, CF de 1988). ELEMENTAR!!! Não tem sido o caso dos últimos "mandantes" na função de presidência da NOSSA REPÚBLICA!!!! Captou "excelência"???? ESTUDE a CONSTITUIÇÃO FEDERAL E SE ATENHA AO DESEMPENHO LEGAL, IMPESSOAL, MORAL, TRANSPARENTE E EFICIENTE DE SUA RESPEITÁVEL FUNÇÃO, PARA QUE SEJA SIM 'MANDATÁRIO', NÃO "MANDANTE" E, PARA QUE RESPEITÁVEL SEJA!!!

  7. Todo servidor público cujos cônjuges, filhos, irmãos ou qualquer terceiros com quem tenham vínculos possuam relações e ligações com políticos deveriam ser revelados ao público, especialmente aqueles que ocupam postos chave. É necessário que a sociedade tenha ciência total de como a lógica da corrupção funciona, é através de relações, associações e transações espúrias, é se instalando dentro da máquina e assumindo os postos chaves que os corruptos manobram para fazer a sociedade de refém.

  8. Conteúdo à parte, se a Crusoé cobrasse os comentários por dígito, o Uirá iria gastar uma fortuna. Eu recomendei a ele anteriormente que fosse sintético em seus textos, sem escrever tratados políticos. Parece que não surtiu efeito. Uirá é o escritor Eça de Queiroz da Crusoé ...rrsss... Cansei a leitura no segundo post.

    1. Ôh! Tino (Josh rss). Não atire pedras na memória de Eça de Queiroz. Certamente um dos maiores gênios da literatura, tinha o pensamento aguçado, a palavra ligeira e cortante, o estilo agradável e saudavelmente mordaz, com pitadas de ironias e estocadas certeiras. Uirá é pesado/a como um mamute, cansativo/a e monótono/a como um muslim em transe, e confuso como um filósofo ou metafísico germânico (na expressão do citado Eça de Queiroz). Nem sei o Uirá escreve, porque considero inútil ler.

  9. É necessário que seja jogado tudo no ventilador para que quando a gritaria começar a sociedade sabe que na verdade estes indivíduos estão é tentando evitar que o combate à corrupção se dê e chegue neles. Mais importante ainda é que a população saiba que todos estes indivíduos na verdade não estão trabalhando em prol do país e da sociedade, mas dos esquemas de corrupção, todo o universo de relações e vínculos demonstram que eles trabalham para que a corrupção se perpetue e prolifere.

  10. Sobretudo, quando o combate à corrupção chegar no judiciário, o discurso de que há a criminalização do direito ou algo do tipo começará. O mínimo que se deveria fazer é se mapear todas as relações impróprias e vínculos que demonstram como o sistema opera. Indivíduos que tem conexões com políticos, que tiveram ascensão meteórica durante a gestão de um determinado partido, que tem cônjuges que trabalham ou prestam serviços para políticos.

  11. Se o superintendente de Curitiba for mandado para o Rio, o do Amazonas para Curitiba, o do Rio para Roraima, o de Roraima para o Amazonas e assim por diante, sem que haja qq interferência de Bolsonaro nas remoções, então pq houve interferência nos trabalhos da PF, foi uma mera oxigenação para que se impedisse que as peças viciadas do sistema continuassem agindo para obstruir e impedir o combate à corrupção. Além disto, há a questão de se estimular a meritocracia, quem é ruim de serviço é punido.

  12. Se o presidente retirar um superintendente da PF e colocar um indicado no lugar, haverá gritaria e se criará o precedente para que outros façam isto ou os corruptos vejam nisto a oportunidade de começar a intervir nos órgãos. Mas se ele ordenar um embaralhamento e deixar a cargo do ministro Moro e do diretor da PF um revezamento dos superintendentes, incluindo aqueles que não seriam "suspeitos", cabe somente a Moro e o diretor da PF garantir que as posições sensíveis continuem bem municiadas.

  13. Se o Sr.Presidente não confia em seus comandados e precisa assinar até nomeações de delegados locais. O Brasil vai continuar mal. O Presidente nomeia Ministros, Ministros devem saber e comungar as idéias do Presidente, e devem portanto nomear seus subordinados de conformidade com essas idéias gerais e assim sucessivamente

  14. Ou seja, um embaralhamento pode ser visto de três perspectivas: i) afastar corruptos e sabotadores de posições sensíveis; ii) disseminar ao longo da força de trabalho as boas práticas e know-how adquirido ao longo dos processos; ii) levar expertise para pontos de corrupção, sabotagem ou ineficiência. Portanto, se os corruptos e sabotadores não podem ser presos ou mandados embora, eles são colocados onde teriam menor capacidade de travar e obstruir o combate à corrupção.

  15. Portanto, realizar um embaralhamento na PF, na RF e em qualquer outro órgão pode ter um efeito negativo pois se está perdendo "expertise" onde há especificidades únicas. Mas isto seria contrabalanceado ao se retirar sabotadores de postos chaves que estão lá só para sabotar e obstruir o combate à corrupção. Ademais, ao longo do tempo isto implica que expertise está sendo transferido para áreas de ineficiência e corrupção, enquanto indivíduos estão se especializando mais no combate à corrupção.

  16. Supondo que ao se trocar o superintendente de Curitiba pudesse influir nos trabalhos da Lavajato, isto seria mitigado desde que viesse alguém de confiança e, através de um trabalho de cooperação e colaboração, o novo superintendente e o antigo trabalhariam durante algum tempo de forma conjunta para que houvesse um período de adaptação e assimilação. Se por um lado há um decremento devido ao tempo necessário para se obter a "expertise" necessária, pelo outro há o ganho em uma área de ineficiência

  17. Se em algum órgão ou instância há gente sabotando os esforços de se combater a corrupção, então tirá-los de lá age para se reverter a situação. A questão é se estabelecer onde há maior demanda por gente sério e comprometida, e onde não há. Ao se embaralhar os postos chaves, todos os cargos seriam mexidos, mas os pontos nevrálgicos manteriam ou receberiam só gente de confiança, enquanto que os sabotadores seriam colocados onde não podem atrapalhar.

  18. Muitas vezes tirar alguém que está desenvolvendo um bom trabalho e colocar outro no lugar dele pode acabar por sabotar todos os esforços que foram realizados até o momento. Se mexer com alguns postos-chaves vai acabar gerando desconfiança e gritaria generalizada, então talvez o melhor seja fazer uma mudança geral. Na verdade, seria um embaralhamento, a lógica de que mudar um posto-chave por sabotar todo o trabalho feito até o momento tb vale para a corrupção.

  19. Nada do que os corruptos fazem é contra a sociedade e a democracia, não, é exatamente o oposto, toda a corrupção deles é para beneficiar a sociedade. Qualquer tentativa de se mexer nos postos chave vai gerar uma gritaria, esta é a tática desde sempre e ela é pior pq tende a misturar quem realmente está preocupado em fazer o seu trabalho com quem está lá para sabotar e obstruir quaisquer possibilidades de combate à corrupção.

  20. A corrupção muitas vezes se dá de forma disfarçada e sutil, é escondida por meio de atos que parecem só imorais, mas não seriam ilegais. Uma empresa contrata o escritório onde por "coincidência" trabalha o filho de um ministro do STJ ou de um procurador. Nada demais, qualquer ilação que levante suspeitas é um ataque aos direitos humanos e à democracia. A tática dos corruptos é conhecida, vão se dizer vítimas do Estado de exceção nazi-fascista que busca criminalizar o direito e a coisa pública.

  21. Tanta trapalhada, até unir-se ao trio maia tofoli alcolumbre é para proteger seus filhos. Um, no rachid da assembleia do RJ, o outro para ser embaixador. Seu preparo é ser filho do presidente e ter feito intercâmbio nos 🇺🇸. Um embaixador não precisa só fritar hambúrguer. Não existe amizade e sim interesse de estado. Ninguém vai abrir mão de mercado de comodities de US$ bilhões por amizade. Tá ok?

  22. O Estado está aparelhado de cima a baixo, desde a prefeitura no grotão mais perdido até o centro do poder em Brasília (basta lembrar que o sistema já estava corrompido em 88 e continuou a se deteriorar ainda mais). Não importa o órgão. PF, RF, COAF, BC, sempre haverá corruptos lá, mas a questão principal é eles serem capazes de chegar e se instalar nos postos chaves. É isto o que está em jogo neste momento, estes postos foram acionados contra a Lavajato e agora estão tentando se preservar.

  23. Para que a corrupção possa se sustentar e prosperar, ela precisa obter o controle dos postos chaves que lhe assegurem tanto acesso à produção do sistema quanto o poder para obstar qq ação que vise acabar com ela. A Lavajato é uma ilha em meio a um oceano, ela não é a regra, mas a exceção, do contrário, praticamente não haveria reação a ela. Se os corruptos não acabaram com ela, não foi por falta de tentativas, mas de oportunidades e competência (obrigado, Dilma).

  24. Já são mais de 30 anos desde que a Constituição de 88 foi promulgada, fora algumas quesitos específicos, no geral ela foi mais pró-corrupção do que contra. Não foi ela quem trouxe a corrupção, esta já estava lá e se manteve em níveis estáveis até a chegada do PT, que não só se aproveitou disto, mas tb se aproveitou para acelerar o processo. Quando qq peça de um sistema começa a apresentar algum defeito, ela acabará por afetar o sistema inteiro se não for consertada.

  25. Tá na hora de dividir essa PF em duas: investigação e policia judiciária. Quem vai investigar a PF? Quid custodiet ipsos custodes?

  26. Sou um ferrenho apoiador de Bolsonaro mas, querer amarrar a Policia Federal e qualquer investigação, está errado. Não foi para isto que votamos em Bolsonaro.

  27. Conselho pra quem perdeu as eleições: parem de berrar ofensas a JB! Ele é o presidente escolhido pela maioria e, dentre siuas prerrogativas está ESCOLHER sua equipe de governo! Eu votei nele - ele escolhe quem quiser e quem quiser cair fora, adeus! A fila anda pra esse pessoal de Receita, Policia etc federal. Sempre vai haver alguém para ocupar esses cargos DE CONFIANÇA! Secretário falando mal do governo q o nomeou é demissão sumária! Falta coerencia estar no governo e falar mal do mesmo!

    1. Tino. Concordo em toda a extensão com seus comentários. Respondi ao post da Sonia porque não quis deixar passar em branco tanta falta de bom senso. Felizmente, as instituições estão resistindo às tentativas de desmandos de JB e sua trupe. Espero que tenham sucesso nessa resistência.

    2. Cati; ótimo exemplo o seu, para contestar a Sonia. A indicação de Eduardo, fritador de hamburger, para embaixador, sem competência e sem carreira na função, mostra mais um desmando do JB, nepotismo claro, que acha que o Brasil é propriedade de seu feudo familiar. As regras Éticas e de Estado devem ser obrigatórias nas ações presidenciais e de quaisquer autoridades. Eles são empregados do povo e não donos. Sonia deve ser mais um bozo-fanático, dos que dizem amém a toda estupidez do Boçal.

    3. Cati; falta de conhecimento da Sonia sobre o que ocorre. Ele está dissertando teoria. A realidade é que funções de órgãos de Estado, como Receita, PF, Coaf, estruturadas hierarquicamente pelo ministro da área, com aprovação do Executivo, não podem ser mexidas, a torto e a direito, para satisfazer interesses estranhos de presidente e de seus "parentes", colocando apaniguados em certos postos. Isso cheira a"jeitinho de corrupção". Tem cobra peçonhenta nessa moita. a Intenção é espúria em princípio

    4. E o critério de JB e seus apaniguados para ocupar os cargos de confiança será o usado para a nomeação de Dudu-fritador-de-hambúrguer: filiação, parentesco, adesão a idéias tacanhas e incompetência. Depois do desastre da administração petista, é o que de pior poderia acontecer para o Brasil sair da crise.

  28. A PF, MP, RF e COAF devem ser independentes tal qual o BACEN. Isso garante que eles farão seus trabalhos sem interferências políticas. Vetar ou mudar uma escolha desses órgãos devem ser justificadas por má conduta. No caso sou a favor de exoneração sumária.

  29. Se JB cometer a insanidade de peitar a PF e a Receita, ele irá parar o país. Outras categorias irão aderir, além disso sindicatos, estudantes, etc... Perguntas que não querem calar: "por que, a pedido de "parentes", ele deseja tanto trocar os comandos da PF e da Receita no RJ, mais ainda no Porto de Itaguai"... "Quem são esses "parentes"...Tem cobra peçonhenta nessa moita...

  30. Todas as instituições deviam fazer assim, Receita, COAF e por aí vai. Procuradores e juízes contra o STF tb não aceitar.

  31. Dia 25.08 próximo domingo, estaremos afiançando, reafirmando nosso apoio irrestrito à decisões junto ao governo democrático escolhido pela maioria, que estejam relacionadas à TOLERÂNCIA ZERO à corrupção. Ñ adianta Toffoli palestrar está semana em SP, querendo induzir q o país não andará sem acabar c a lavajato ou limitar o MP. PRIMEIRO acabar com a corrupção e o aparelhamento do ESTADO. Ñ adianta produzir p o lucro ir pras mãos de quem os ministros do STF defendem. Fora corrupção.

    1. E vamos peitar o Bolsonaro também. Pelo jeito ele só entende no grito.

  32. Sugestão para JB: acompanhar a comissão de organização de rodeios no Brasil nos próximos 3 anos e deixar os ministros fazerem o seu trabalho. Vantagens: quando voltasse para entregar a faixa presidencial na troca de mandato (de preferência para o Moro) o Brasil estaria mais organizado. E de quebra Bolsonaro teria aprendido a cavalgar e ser menos cavalgadura do Tófolli, Gilmar, Maia e Alcolumbre (o quarteto do "lado escuro do poder").

    1. kkkkk Isto é comentário de quem tem língua prá lá de ferina. kkkkk

    2. Cati — Falei com a comissão para arrumarem um lugar para o Messias. Eles me responderam dizendo que, felizmente, segundo eles, todas as vagas para cavalos, touros e palhaços estão preenchidas e que seria difícil arrumar um lugar para o Messias.

    3. Notícia: Bolsonaro discursa e cavalga em Barretos.

  33. Parabéns para o comendo da PF👏🏻👏🏻👏🏻 mais uma vez dando exemplos positivos de como se formam instituições democráticas sérias!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Quanto ao Presidente Bolsonaro, precisa definitivamente se conter mais, permitir que os Ministro (de luxo) que tem façam seu trabalho e se concentrar em apoiá-los em temas relevantes como: a Nova Previdência (ainda não acabou!); a Reforma Tributária; a PEC e demais medidas de combate à Corrupção e ao Crime Organizado e...Vetar a Lei de Abuso de Autoridade!!!

  34. Muito bom os comentários da Silvana, mais abaixo. Ela analisa bem os últimos acontecimentos e coloca o Boçalnaro a nu. Nós não temos um PR à altura do país, nós temos um Bufão, fanfarrão, porém muito esperto, cujo objetivo principal é se dar bem e aos seus. Nenhuma competência ou plano de governo; ele vai tocando de ouvido, na base do empurrão, encrencas, tirando sua casquinha aqui e ali. Temos 30 milhões de desempregados, sub-empregados e desalentados; uma enorme panela de pressão.

    1. Tino — além disso, a recessão global está, como prevista, chegando. O Brasil não está preparado para enfrentar mais essa. Na verdade, nosso país nunca esteve tão vulnerável e isolado.

    1. Não sei se seria melhor presidente se não tentasse defender filhos encrencados, mas dessa forma terá carreira curta.

  35. A única coisa que o Bolsonaro está conseguindo é se inviabilizar para 2020. Quem decide as eleições são eleitores de centro, centro esquerda e centro direita. Estes estão se decepcionando com a postura e falta de preparo do presidente. Cumprida a missão de reformas estruturantes na economia, retirada do PT do poder e mudança da relação com o congresso(toma-la-da-ca); vamos precisar de alguém mais preparado. Caminho aberto, talvez, para o partido Novo ou alguém que inspire confiança.

  36. Bolsonaro tem que abrir pelo menos um olho. A lava jato e Moro são maiores que ele, seus filhos, Alcolumbre , Maia e Tofolli . A continuar assim # moro presidente 2022. Se Bolsonaro não quiser esse pesadelo # moro no STF 2020.

  37. O presidente do Brasil de fato é Dias Toffoli. Bolsonaro cumpre as ordens de Dias Toffoli. Pobre Sérgio Moro, usado como escudo por Bolsonaro para dar ao seu governo uma áurea de moralidade.

  38. Breve, dois testes radicais: indicação de um PGR tipo Deltan e veto integral a lei dos delinquentes! Em outros termos, ele tem que confrontar a ORCRIM. Se errar ou acovardar num desses vai perder muito apoio popular e restará viajar para formatura de escolinhas, inauguranção de lavanderias comunitárias e obras que começaram na década de 90.

    1. Bolsonaro não irá vetar o projeto ABERRAÇÃO do abuso de autoridade. Se Bolsonaro teve o disparate de firmar um pacto com o petista Dias Toffoli, ex-assessor do comunista José Dirceu, mostra que Bolsonaro decidiu de que lado quer estar — do lado dos criminosos e dos protetores de criminosos.

    2. Sinto muito, mas Jair Bolsonaro não está nadinha perdido. Bolsonaro sabe muito bem o que está fazendo. É um jogo baixo, mas é um jogo. Firmou um pacto com Dias Toffoli para LIVRAR o filho Flavio Bolsonaro das investigações. A pedido de Toffoli como retribuição indicará o PETISTA André Mendonça da AGU para ministro do STF. Trocará o comando do COAF e transferência para o BC. Liberou cargos para Alcolumbre para garantir a aprovação da indicação de Eduardo Bolsonaro para o cargo de embaixador.

    1. Concordo. Quando alguém precisa dizer que manda é porque está inseguro porque não manda em nada. O Messias hoje é apenas uma rainha...da sucata!

  39. Bolsonaro, dá uma segurada aí na arrogância e na prepotência. Respeite as instituições e não interfira dessa forma nelas. Mantenha a indicação técnica para não incorrer no mesmo erro do PT.

  40. Na verdade os funcionários da receita se acovardaram diante das pressões dos ministros do supremo. Raras exceções vimos alguns auditores isoladamente defenderem os colegas, da legitimidade de analisarem rendimentos de quem quer que seja. Em outras palavras se sou correto qual a dificuldade... A dificuldade na PF faltou acerto do Moro, superior aos policiais, inegavelmente, em informar o presidente das decisões de nomeações dos superintendentes.

  41. Infelizmente Bolsonaro está deixando a razão e trabalhando mais com coração, sendo assim, está começando a cair gradativamente e consequentemente seu Ministro mais ilustre vem no silêncio ganhando apoio popular e hoje é mais importante que o próprio presidente para a sociedade.

  42. Continue seguindo os conselhos do Totó e vc acabará como ele: atrás das grades. Escolher o lado da defesa do crime e dos criminosos será o maior erro estratégico do presidente, ainda que supostamente para proteger a sua família ou a si próprio.

  43. Presidente,não cace sarna pra se coçar,bota esse STF no lugar da sua insignificância e deixe as FFAA agir,ficar a mercê dos Batmans togados é que não devemos ficar.

  44. Não elegemos um Estadista, era o que tínhamos para escapar dos petralhas, porém caso não cumpra às promessas e junte-se aos canalhas, ainda temos um Vice Presidente.

    1. É por aí. Mas veja que virou refém e qualquer outro será refém dos líderes do Congresso e do STF. A não ser que rode a baiana, chame os cabos e a população e tome medidas drásticas o país voltará a ser muito mais atrativo à corrupção, com juízes, MP e polícia manietados. Ei Diogo, volte e explore o tema. A coisa degringolou.

  45. O presidente se comprometeu a respeitar o trabalho do Sérgio Moro. Não ingerência, apoio no combate a corrupção, lutar juntos. E agora presidente? Vamos cumprir a palavra, não vamos?

  46. A não ser que sejam Petistas, trabalhando contra seu governo, não se meta, presidente! Deixe as instituições fazerem seu trabalho. Não ajoelhe diante dessas autoridades duvidosas!

  47. Ele foi eleito presidente para governar diferente se ceder perderá o apoio do povo . Soberania vem do apoio popular caso contrário se ferra como os outros .Tem que deixar o filho pagar pelos erros e todos que fizeram o mesmo assim. O POVO É SOBERANO vamos a rua dia 25 STF corrupto tem que voar

  48. L E A N D R O, parabéns, as 18.07 HS, de hoje 17/08, sábado, vc postou o comentário que resume toda essa avalanche.Verdade: O episódio revestiu-se de uma linha "ten denciosa & má"... atingindo proporções de um tufão. O Presid recuou. O incêndio não.

  49. Bolsonaro foi eleito prometendo dar apoio total a lava-jato, porém o que se vê é que quando o problema começa a bater na porta do Planalto, ele começa a "dar pra trás". E em um momento aonde o presidente pode ter ao menos um de seus filhos preso e, se a lava-toga sair (o que eu acho difícil), teremos metade dos atuais ministros do STF presos por corrupção e por peculato. Extinguir o COAF e a Receita Federal parece ser o caminho mais cômodo...

  50. Bolsonaro foi eleito com promessas de apoiar a lava jato e combater a corrupção. Em razão do escândalo do filho ele tem tomado atitudes para agradar aqueles que podem proteger o senador. O presidente precisa cumprira promessa de combater a corrupção. Deixe a Receita, a PF e o Coaf trabalharem.

    1. Coloque um número na frente do seu nome, para distinguir.

  51. É minha gente ! ... Estou começando a perceber que infelizmente o senhor JB por quem eu alimentei esperanças ainda não é o cara que os brasileiros precisam para mudar a história do nosso país. Montou uma equipe com alguns dos melhores e bem intencionados profissionais mas está focando no lado errado. Pelo visto caímos mais uma vez nas mãos dos mesmos. Lamentável.

  52. Bem feito! Eu quero mais. Votei neste senhor e agora sei porque: somente para o PT não voltar. No mais só espero que ele se contenha no seu medíocre lugar da história, como aquele que foi somente por falta de opção. A inteligência por mais que pareça escassa de vez em quando, se Deus quiser, triunfará.

  53. Naquele dia em que o Bolsonaro disse para todos ouvirem, algo como: "Quem manda aqui sou eu", podemos afirmar que ele não manda mais nada e sim a dupla dinâmica: Alexandre de Morais (Batman) e o Toffolino (Robin) a dupla de morcegos do STF. É preciso dizer mais?

  54. Se a reportagem da Crusoe, de Caio Junqueira e Fabio Serapiao, se concretizar, JB, estara nos traindo de maneira vergonhosa, era mesmo o que estava deduzindo de toda a omissao de JB, ate o momento. Faco votos que estejamos errados. Nao da mesmo para acreditar em politicos. Nojo, ansia, revolta.

  55. O nosso Presidente, no qual depositei meu voto de confiança, está se esquecendo que o cargo dele exige postura de Chefe de Estado.Deixe seus ministros de confiança (especialmente o Moro e o Guedes ) cumprirem seu papel sem interferências. Não fique pensando já na reeleição usando palavreado chulo nas redes sociais, pois o povo não é burro.

    1. Faço minhas as suas palavras, Sinval. Hipotéticas doutrinações e piadas de mau gosto não compõem o perfil esperado de um presidente, escolhido para governar e representar nosso Brasil 🇧🇷 e a nós brasileiros!

  56. O cruzamento de Lula com Dilma pariu Bolsonaro . Ele vai superar os dois em picaretagens . Só não aprontou mais porcarias porque o filho ainda não foi nomeado embaixador.

  57. É impossível ser brasileiro e não sentir vergonha de ter um presidente tão ignorante, incompetente, irresponsável e vulgar como JB. E, agora mais, mancomunado com STF e Centrão, em benefício próprio. Nosso país merece muito mais, não esse fanfarrão e machão de subúrbio.

  58. Mais uma derrota merecida, ele não foi eleito para proteger a prole problemática, mas para governar bem o país, falta-lhe postura.

  59. Alguem ja ouviu falar dos nomes em discussão? Alguém aqui sabe informar se o Superintendente do Amazonas ou de Pernambuco sao corruptos, mal falados na corporação, tem algum alinhamento político com esse ou aquele governo, etc.??? Acredito que não. Logo, todo esse auê falando que bolsonaro está tentando amordaçar a PF eh sem fundamento, pelo menos por ora. Qdo apontarem os “defeitos/qualidades” dos superintendentes ai poderemos formar juízo a respeito da ingerência do Bolsonaro

  60. Essa historia quem manda sou eu.Foi estranhissima pois ele vivia falando que os ministros tinha liberdade de escolher.Achei que ele pasou um trator em cima do MORO.Miuto estranho pois Moro é no minimo metade do apoio que ele tem.

  61. Bolsonaro está tentando ser pior que Lula e Dilma no quesito interferir em órgãos que deviam ser independentes de politicos

    1. Marcia se o JB continuar assim ele vai cair na mediocridade. Votei nele, mas o nivel de babaquisse para um Presidente chega ser desalentador....affffff

  62. Votei nele.. mas se ele fizer lambança na receita e PF, e não vetar a maioria dos pontos da lei de abuso... ja mando se foder.. vai estar se tornando o establishment o qual ele disse que iria refutar..

  63. Cadeia de chefia ou comando no Executivo Federal é com Presidente como chefe maior , os demais são cargos de confiança dele e ninguém é obrigado a exercer cargo comissionado ou de confiança Basta o MPF que por força legal tem o famigerado duodécimo e virou um bando aparelhados e sem fiscalização A PF faz parte do Executivo e não tem autonomia como tem o MPF e o resto é fofoca e barulho da extrema mídia contra o Presidente Bolsoaro . Manda quem pode ter 57 milhões de votos e obedece quem temjuizo

    1. Hoje, por interferir na PF e RF ele não tem mais que um terço disto. Estes órgãos dever ser refratários a políticos.

  64. Bolsonaro tem que deixar a PF, RF trabalhar. Se Flávio Bolsonaro, estiver implicado em lavagem de dinheiro, corrupção etc. Que ele pague pelos crimes.

  65. se Bolsonaro insistir em proteger o filhão vai perder muito apoio, inclusive dos mais radicais pois estará contrariando os motivos que nos fizeram votar nele (combate a corrupção, honestidade, não fazer conchavos) e o Moro vai ter seu apoio aumentado.

  66. Não temos dúvida! Caro Presidente Não seja um banana Deixe a lei seguir o seu curso! Aqueles que cometeram crimes, que respondam por eles!

  67. Meus questionamento para quem esta apoiando o capitáó nessa missáo....A PF foi ou náo foi independente no governo do molusco e da dilmanta?????? Isso esta cheirando muito mal,,,,,dá nojo isso ai.....capitáo, cade a independencia da policia e meritocracia, CADE??????

    1. E quem trabalhou e trabalha na Lava Jato. Vocês não tem vergonha de atestar ignorância?

    2. CONCORDO JOSEF . O PSDB passou os 8 anos de FHC aparelhando a PF , e o PT passou os 13 anos de Lula e Dilma aparelhando a PF . Agora o Bolsonaro não pode fazer nenhuma indicação . 🇧🇷

  68. O capitáo esta se perdendo para defender suas crias, isso é legislar em causa propria,,,,,,o pior é que o rebanho náo percebe, fica prestando atencáo nos radares,,,,,dá vontade de vomitar

    1. Exato MarcoA, ele está se corrompendo pelos filhos. Ou muda ou mudamos ele.

    1. concordo plenamente, cavando seu próprio tumulo, se vendeu fez o acordão.

  69. Eu votei no Bolsonaro porque prometeu acabar com a corrupção de todos inclusive do STF e agora ele fica recuando para este corruptos, ele precisa resolver de lado esta, dos seus eleitores ou da corrupção e bandalheira, se optar por seus eleitores estarão todos nas ruas pedindo o fechamento do congresso e do STF.

    1. kkkkkkkkkkkk Tem hacker petista de plantão na coluna Comentários da Crusoé. ķkkkkkkkkkkkkk

    2. Votei anti PT, na próxima votarei santo PT e anti JB

    3. Eu também votei nele, mas já estou começando a rever

  70. Um governo que se elegeu em combater a corrupção e fortalecer os órgãos de segurança, faz justamente o contrário, quer colocar uma mordaça nos órgãos de fiscalização e repressão, cedendo a pressão do presidente do STF, cuja sua esposa estava no rol do COAF, pressão do bolachudo, Maia e do decepcionante Alcolumbre. Lamentável postura de um militar que virou presidente. Governo começa a desmoronar para o discurso que se elegeu e se alinha a velha política da gaveta ou para debaixo do tapete.

    1. Simplesmente a máscara do Bozo caiu; apenas isso. O príncipe virou sapo (sempre foi, aliás).

  71. Quem não deve não tem que temer PF, Receita, Coaf e Lava Jato. Mas quem é alvo e tem poder vai obstruir investigações, criar leis pra se defender dos investigadores e juízes, fazer de tudo pra voltar a "agir" em paz.

  72. Eu votei em Bolsonaro por conta do compromisso de combate à corrupção. Agora começa a peitar todos somente para salvar a pele do filhote Flávio Bolsonaro. Os interesses da nação se sobrepõem aos interesses da família. Brasil acima de tudo!!!

  73. Como em td ele compara relacionamentos a flerte, namoro, casamento (o outro era com futebol), ... Vou dar um alerta: num casamento qdo um dos 2 para de falar, reclamar, brigar pelo que acredita,...é pq JÁ SAIU do relacionamento. talkei ? Moro parou de lutar pelo seu espaço, pelo que acredita ?! É pq sabe q não vale mais a pena se desgastar, q está sendo desrespeitado, provocado, contrariado em suas convicções, rifado com seus inimigos figadais, e NÃO servirá de adv. de defesa da família.

  74. É uma simples questão de bom-senso: por que a direção geral da própria PF não pode e deve indicar o delegado para estado A ou B? Bolsonaro tem que parar de se imiscuir em searas menores, que não lhe dizem respeito, como foi o caso da obrigatoriedade do carrinho de bebê em automóveis particulares... Ora, bolas, o que o presidente tem a ver com isso? Deixe o caso para o Contran decidir! Será que não há assuntos mais importantes para o país do que a indicação de um delegado da PF?

    1. Para o mais importante são o filhos, os filhos dos outros que se danem

  75. Que ele não se curve aos poderosos , Não interfira em órgãos do governo que combate a ladroeira, corruptos etc. Seja homem, use o título de Capitão , mito, Brasil acima de tudo, seja patriota. Seja o Presidente que o povo te elegeu.

    1. Essa devassa vem sendo feita a anos por esquerdopatas do serviço público e da mídia . Encontraram só o Queiroz e a rachadinha do Flávio . O resto é fake news . 🇧🇷

    2. Muito suspeita essa tentativa de interferir na PF do Rio (a pedido da família Bozo). Tudo indica que o laranjal carioca é enorme.

    3. Vai encontrar o quê? A mãe da Michelle sendo atendida no SUS, ainda aparelhado pela marginalia esquerdopata, e recibo de médico cubano angariando fundos pro PSOL.

  76. É triste ver o decaimento de Bolsonaro neste caso. Mesmo que seja em razão de algo tão caro como sua família, boa parte de quem o elegeu tem cicatrizes abertas de governos corruptos e não estão dispostos, como eu, a terem corruptos de estimação. O governo tem créditos, mas pode ganhar um voto de desconfiança da maioria que o elegeu. Está nas mãos dele, ainda.

  77. Ma che cazzo fa questo ciuco Bolsonaro... Que "militar" é ele que não respeita a hierarquia ou a cadeia de comando. "Capitãozinho dando ordem a soldado". Ou ele respeita as Instituições de Estado e sua hierarquia, ou irá criar "motins" semanais. Bem, quando militar, ele foi insubordinado e indisciplinado, quase sendo expulso. Esse machão fanfarrão de subúrbio não respeita nada, e acaba não sendo respeitado. Inteligências cognitiva e emocional abaixo de zero.

  78. Este é o governo mais vigiado de todos os tempos. Por falta de escândalos sucessivos de corrupção, a midia fomenta discórdia e o clima de desentendimento. Pura balela!

    1. CONCORDO ANINHA PLUS SIZE . A grande mídia é esquerdista , sempre defendeu a agenda da esquerda e sempre foi contra os valores conservadores , só não vê quem é cego . 🇧🇷

    2. Claro, tudo é culpa da mídia. O Lula também falava isso!

    1. KKKK, ou acabou a tinta original. Quiçá sendo importada da Venezuela!

  79. Há muitos fiscais por decisão judicial e outros tantos que foram transformados em fiscais. Nas últimas décadas o órgão ficou nas mãos dessa categoria.

  80. Tanto a Polícia Federal como a Receita são órgãos de Estado, com funcionários concursados, corpo técnico bem capacitado, não podem sofrer essa nefasta ingerência política. Ou a lei é para todos ou não será para ninguém.

  81. Concordo totalmente com a reportagem. Tentar interferir em instituições que são de Ordenamento e de Estado, é sem dúvida alguma, como se fazia na Roma antiga: jogar cristãos de boa fé aos leões. Ou melhor: jogar cidadãos de boa fé que, votaram e confiaram nele por achar que ele não tinha o rabo preso (mas infelizmente o tem por causa de sua prole), e entregá-los de bandeja aos corruptos abutres desta Nação. 🤬

    1. Se o STF fica comprometido pela indicação feita pelo presidente, imagine ao PF! Claro que isso tem uma razão específica!

    2. Lógico, o certo era como antes: eles mesmos escolherem seus chefes entre eles mesmos.

  82. Debaixo do pelego de democrata e anti corrupto, parece que temos um lobo velho que está se juntando à alcatéia dominante de maias, toffolis e outros que tais...

  83. Isso está parecendo churrasco de girafa, é só carne de pescoço pra todo lado.... Ídolos são efêmeros, cedo ou tarde decepcionam, não se entusiasmen demais, seja com quem for.

  84. Esta ai, para mim a definicicao, do que vai ser daqui para frente, o governo que JB, nos prometeu, (Brasil, para todos, DEUS, acima de tudo). Irremediavelmente, nao estamos vendo isso, principalmente com o tofoli, dando uma de ditador, atropelando a constituicao, e nosso JB , afinando. Espero, que volte a ser o Bolsorano das campanhas, *eleicoeiras*.

  85. Infelizmente Bolsonaro está se afastando do Povo que o elegeu, e unindo-se a figuras como Toffoli e Maia e Alcolumbre , que representam tudo o que queremos mudar.

    1. Sim, corretissimo, fazendo aliancas com nossos inimigos, mendes & tofoli, kulumbre & maia, quer trairagem maior que essa, nao existe. Pior que odiar lula & outros. My God, acreditar em quem, mesmo. So, Nele.

  86. A cúpula da PF não explicou porque o seu favorito , o superintendente de Pernambuco , é melhor do que o superintendente de Manaus . Ele é parente de alguém da cúpula da PF ? Ele é amigo de alguém da cúpula da PF ? Ele é um esquerdista opositor do governo ? Ele é um centrista opositor do governo ? Por que o candidato do governo não pode ocupar o cargo ? As razões da cúpula da PF são corporativistas ou políticas ? Expliquem . 🇧🇷

  87. A PF fez a sua parte, agora precisamos fazer a nossa: dia 25 iremos tomar as ruas!!!!! #soumoro #soudellagnol #soualeixo #soulavajato

  88. Esperamos que este jornal por mais isento que seja esteja com sua linha de pensamento correto, pois está criando um grande problema, um dele é o canetaço do tofolli

    1. Acho que o problema não está na mídia, mas na cabeça que controla a mão que controla a caneta e que controla a Suprema Corte e o pacto dos poderes.

    2. o canetaço do tofolli, não pela somente intenção de livrar a própria pele e comparsas mas sim pelo objetivo de livrar o filho do presidente. Vejo isso como uma acusação grave, vejamos as próximas etapas.

  89. Abominei essa postura do Bolsonaro!!! Ele tem mil frentes para atuar, indicou seus ministros, todos trabalham muito e têm dado muito certo. Contente-se com isso e pare com essa atitude autoritária que só denigre a sua imagem.

    1. Talvez porque na PF só haja gente concursada e que, portanto, se garante se perder o excelente emprego.

  90. O grande problema são esses filhos do Bolsonaro. Estão atropelando a gestão do presidente. Seria ideal se fossem separados dos assuntos do país.

  91. Meu respeito ao Dr. Valeixo. O BR descobriu mais um brasileiro idealista e honrado, pronto a sacrificar seu status na PF para defender aquela Instituição e o interesse público em meio a tantos exemplos indecentes nos 3 Poderes da República. Meu respeito ao capitão por lembrar-se (e não importa se foi assim) que "o BR está acima de tudo", inclusive dos interesses dos"chefes de governo". Quanto ao silêncio de Moro, tenhamos paciência, certamente ele está aprendendo e feliz por se sentir apoiado.

  92. Cobras criadas! Instituições preocupadas com o próprio umbigo. O que têm de melhor são os altos salários que pagam aos seus funcionários. De repente, viraram modelos de honestidade, eficiência e salvadoras da Pátria. Me enganem que eu gosto!

    1. Nunes, você está tão focado em buscar irregularidades na atuação do Bolsonaro e família, que perdeu a medida das coisas. Eu sou uma pessoa comum, não tenho culpa em nenhum cartório, sou assalariada e com imposto de renda retido na fonte, portanto, eu não tenho o que temer, só tenho a lamentar o absurdo de imposto que eu pago.

    2. Gisa. Pode ser que vc tenha razão em alguns casos. Mas são casos isolados. Agora, o que Bolsonaro tentou fazer (e vai continuar tentando) foi "aparelhamento" da PF e da RF para atender desejos escusos dele e proteger malfeitos da família. Igualzinho ao PT. Isto o PT fez e era inadmissível. Bolsonaro está tentando. E continua sendo inadmissível.

    3. É. Esse é o pensamento do congresso que acabou de votar a lei do abuso de autoridade. Pensamento de quem tem culpa no cartório ou já teve a porta chutada as seis horas da manhã pelo "japonês". O que o JB quer é colocar seu delegado amigo no RJ para blindar mais ainda sua cria. Votei no Bolsonaro, mas ele não é um Faraó. Tem que mandar sim, mas com responsabilidade e respeitando suas promessas de campanha que o elegeu: defender o combate a corrupção.

    4. Catilinário, eu não tenho ilusões, nem votei no Bolsonaro para ter expectativas, mas muitas instituições públicas se imbuíram ao longo dos anos de super-poderes e são capazes de confrontar qualquer um que lhes tente contrariar ou cortas as asas. Se tripudiam em cima de um presidente, imagine o que fazem com o cidadão comum.

    5. O Bolsonaro eu conheço de pouco tempo, já essas instituições eu conheço de décadas.

    6. Desculpe-me, Gisa, mas vc já está mais do que iludida com as falsas boas intenções de Bolsonaro. Daqui prá frente, vc só terá desilusões, depois de acreditar em tantas ilusões...

    7. CONCORDO GISA . Abaixo o corporativismo . Os interesses do país primeiro , os interesses da corporação depois . 🇧🇷

  93. Devagar com andor que o santo é de barro. Serve para o presidente Bolsonaro. O povo de bem abraçou a lava jato. Se transformou numa instituição de maior respeito e credibilidade. Tentam a todo custo desestabilizar o juiz Sérgio Moro, hoje ministro da justiça. Não é bom para o governo medir forças com a lava jato.

  94. PARABÉNS a todos os profissionais da PF e RF, por não terem se acovardados perante as situações de aparelhamento que ao meu ver, se iniciaria através deste ato 😉🇧🇷.

    1. Ah! É claro que o Lewandowski "dilmântico" também está envolvido nesta falcatrua do pacto espúrio dos três poderes.

    2. JOAO. Infelizmente já fomos traídos. Este notório pacto com Tófolli, Maia e Alcolumbre (com o Gilmar-beiçola na retaguarda) é um claro sinal que Bolsonaro traiu seus eleitores. E acredito que muitos bolsonaristas equilibrados e até mesmo alguns bozistas estão estupefatos com as atitudes de JB. O homem parece estar ensandecido.

  95. Um cartazete está bombando no what's inspirado na capa da Crusoé:" Bolsonaro não seja o Adélio da Lava Jato. Respeite o Moro que te elegeu".

  96. Não bastasse sua pouca inteligência e autoritarismo em excesso, o Bolsonaro revelou-se um cara que não tem limites qdo se trata de privilegiar os próprios filhos e queimar os aliados. É um traidor! Votei nele em 2018. Não repetirei o voto em 2022. Simples assim...

  97. Tenho minhas dúvidas, sobre se o ministro Sérgio Moro, homem sério no combate á corrupção, não estaria arrependido da decisão que tomou, deixando a magistratura.

    1. Em algum momento vai sair - espero que se candidate a alguma coisa - verão a quantidade de votos que terá...

  98. Ótima e louvável a atitude da cúpula da PF, defendendo a autonomia da instituição. A atitude de Moro, mantendo-se alheio também me pareceu correta, pois demonstrou que respeita a autonomia da PF e foi educado, não aumentando ainda mais o constrangimento de Bolsonaro. Atitude de quem sabe proceder revestido da liturgia do cargo que ocupa, e não reage com faniquitos destrambelhados quando se considera contrariado: como JB.

    1. Concordo. Parabéns a PF e a Sérgio Moro por se manter em silêncio respeitando a autonomia da PF.

  99. Rodrigo, de qual ala militar são esses integrantes? Daquela que quer derrubar Bolsonaro para que o Ourão assuma ou da fiel a Bolsonaro?

    1. Meu xará, provavelmente daquela banda que prestava serviço ao próprio Toffoli antes de ir parar no Governo do Bolsonaro.

  100. Bolsonaro deveria ter dado uma ordem aos filhos para que não se metessem em encrencas. Agora está abusando do cargo e fazendo acordos com gente da pior espécie para salvar um deles. Ele deve escolher entre ser honesto ou entrar pra história como mais um péssimo presidente. Se escolher a segunda opção estará também abrindo as porteiras para a volta do PT.

  101. O PR ainda não de deu conta que 80 a 90% dos votos que o elegeram são de eleitores para extinguir o pt e reforçar o combate da corrupção através do maior patrimônio do país, a Lava Jato. Ele continua dia após dia a nos decepcionar. Temo que poderá ser o mais breve mandato da nossa história.

  102. Atitude muito infeliz (e temerária) para um chefe de estado que acima de tudo se afirma como democrata... É ÓBVIO que o mando no executivo é dele, não é nem nunca será necessário esbravejar isso aos 4 ventos...

  103. O discurso de campanha era combater a corrupção. Não combina com o silêncio depois das últimas decisões do STF e da Câmara que dificultam o combate à corrupção.

    1. Nisto concordamos, Mauro. Moro tomou a atitude certa, mantendo-se alheio à reação da cúpula da PF. Mostrando, inclusive, que respeita a autonomia da instituição.

  104. A policia federal e uma instituiçao bastante eficiente mas tem ainda muito a melhorar e o presidente tem o poder e o direito de dado por nos eleitores de mexer da melhor maneira. Alguns casos evidentes da má condução da PF , como o Caso do prefeito Daniel e o da facada do Adélio mostra as ideologias dentro do orgão que precisam de intervenção externa para ser melhorados.

    1. Pior do que qualquer "possível e não comprovada" ineficiência da PF é a intromissão indevida e destrambelhada de Bolsonaro, com claro interesse de influenciar o direcionamento de investigações que podem atingir o Flavuxo e outros apaniguados seus. JB está tomando atitudes de um PeTralha dito de "direita". Lamentável!

  105. Esse Bolsonaro com esse tipo de comportamento vai conseguir uma proeza: Conseguir a volta da esquerda com força total, tal como na Argentina. Continue Bolsonaro, ainda tem muito tempo para a frente para completar sua obra.

  106. A Crusoé não está criando crises! Quem cria crises é o PR,; a PF a RF e o MP não devem se curvar, estamos passando por uma depuração moral!

  107. Presidente, chegou a hora de ver,de verdade, de qual lado o Sr. está: dos “poderosos” ou do povo que o elegeu confiando nas suas promessas de campanha!

  108. O combate à velha política esmorecendo. Bolsonaro, tal qual Lula, perde inigualável oportunidade de ser o maior presidente da história brasileira. O envolvimento dos filhos em situações escusas deveriam ter prioridade de elucidação. Oxalá nosso presidente não seja engolido por aqueles que sempre quiseram o seu fígado.

    1. Corrijo: em certa medida já ressuscitou! De onde veio Toffoli?

  109. Tá mais do q na hora de alguém resistir aos desmandos do presidente, no caso do acórdão para manetiar os procuradores e juízes, a curva de Bolsonaro beirou aos 360 graus contra seu discurso de campanha, acorda Bolsonaro. Acorda Brasil.

  110. Não consigo entender como as pessoas não sacaram a do Bolsonaro,pra salvar a pele de seu filhote ele é capaz de tudo, ele está pouco si lixando das promessas de campanha, em primeiro lugar ajudar seus filhotinhos tranqueiras e o povo que si foda,temos que entender e aceitar que elegemos um sugeito totalmente despreparado,podemos esperar coisas piores desse idiota,temos que estár preparando por mais frustações.

  111. Alguém aí acha que esse Bolsonaro, com esse comportamento está empenhado a arriscar seu mandato por conta de um filho envolvido com o crime organizado (milícias) naqueles morros/favelas cariocas? Eu já começo a desconfiar que isso vai mais além, porém não sou irresponsável em dizer o que penso sobre isso.

    1. É o velho corporativismo se manifestando . A corporação quer um superintendente que defenda os interesses da corporação e não do país . 🇧🇷

    2. Aqui em casa também sou o chefe maior(*), mas não é por isso que vou dar bronca na moçada se São responsáveis e cumprem bem suas obrigações na faculdade, no trabalho, etc Se o fizer, eles com certeza irão embora e aborrecidos. Espero que o exemplo básico esclareça. (*) Divorciado!!

  112. Filhos que não tem limites impostos pelos pais e/ou seguiram os maus exemplo deles durante a criação, dá nisso! No caso, pior, pois envolve toda uma nação. Em tempo, parabéns ao superintendente da PF e aos que o apoiaram. Agora é ver no que dá.

  113. Ótima qualidade de texto jornalístico, caro Rangel! Ainda mais por conter uma excelente notícia, quanto ao fortalecimento das instituições. O verborrágico e inconsequente presidente Bolsonaro tem o jeito de tal forma desastrado que favorece esse efeito construtivo. É a mesma história da escrita certa por linhas tortas. kkkkk

  114. Dê poder a um idiota e ele irá ecercê-lo até ficar sem. Poder é o mais fungivel atributo concedido a quem quer que seja; se for preciso usá-lo é sinal de estar começando a perdê-lo. Bolsonaro deveria se espelhar no General Villas Bôas que, instado por Dilma para usar seu poder com as Forças Armadas e permitir a decretação de "estado de emergência", não o fez e se "empoderou" ainda mais.

    1. Concordo integralmente com Fábio. Um idiota, mesmo com "sinal trocado", sempre será um idiota.

    2. Uma idiota já foi impichada e outro idiota está preso . O restante dos idiotas diz que foi golpe . 🇧🇷

  115. O correto é fazer como nas últimas décadas: entregar o poder do órgão a uma categoria e ela decide entre seus membros. Quem não gostaria de escolher seu próprio chefe? São autoridades, pessoas preparadas, não vão escolher os chefes mais tolerantes e sim os que mais cobram resultados.

    1. E o presidente que escolhe o chefe da corporação vai ser investigado por ela se for preciso?

    2. Se uma corporação escolhe seus próprios chefes , essa corporação não vai defender os interesses da população , vai defender os interesses da própria corporação . 🇧🇷

    1. Decisão sendo progressivamente tomadas por muitos eleitores que deram o voto útil ao JB pros PTralhas não retornarem. Tô nessa!

  116. E, pra completar Rodrigo, eu li a mesma notícia na Folha e a Exposição feita hoje pela Talita e o Gustavo Uribe " não foi de "queda de braço" como aqui colocado, mas de um provável desencontro de informações no decurso dos meses entre a combinação com Moro e a escolha (de direito) do Maurício Valeixo. Tanto assim que o Presidente recuou quando se deu conta do mal-entendido, e aí, como sempre, já tinha falado demais!!!

  117. Infelizmente Bolsonaro para proteger seu filho, que certamente fez cácá, esta tomando ações infelizes que vão contra os conceitos daqueles que o elegeram. Todos já perceberam isso. Se continuar desse jeito, phuddeu.

  118. TRAIÇÃO. BOLSONARO TRAIDOR O Presidente está traindo todos brasileiros - como eu - que acreditaram em seu compromisso com o combate à corrupção, fim dos privilégios e um basta à “velha política”. Impede a investigação sobre seu filho Flávio. Utiliza os bens do Estado como se fosse dele - vide uso de avião da FAB- para seus parentes e amigos. Exonera quem trabalha pra nomear cupinchas, como está acontecendo na PF do RJ. Faz lembrar os governos Sarney, Collor, Lula e Dilma

  119. Bolsonaro afirmou que.. " os jornalistas não iam conseguir criar uma indisposição dele com a PF disse:"querem me indispor com a PF? VCS NÃO VAO ME INDISPOR COM A PF"...e repetiu "... não vão me indispor" e o Presidente recuou justamente pq o impasse estava direcionado a isso. Segundo outra versão da leitura do fato ocorrido é a de que havia meses atrás havido uma veiculação com Moro, e não o Presidente impondo nada num Orgão que tem seu Dirigente. Mal-entendidos acontecem!!!!.

    1. Enquanto isso lá no STF tem ministro investigando, julgando e legislando em causa própria 🤔

  120. Pois é. Ele não consegue ficar quieto como se deve. Ao invés de mexer com quem deve, fica procurando chifre na cabeça de cavalo. Infelizmente nosso presidente joga contra si mesmo! De outro lado, se mexer com o Dr. Moro, pode deixar o cargo que ninguém irá notar.

  121. Faço minhas as palavras do Dr. Beto Studart, presidente da FIEC: "Sou apaixonado pelo Presidente Bolsonaro". Votei nele em 2018 e votarei nele em 2022, mas, é notório que o Presidente precisa deixar os seus ministro e auxiliares mais à vontade para tomar as suas decisões, salvo nos casos de desobediência e desvio da sua linha de conduta. O Presidente precisa ser mais comandante e menos executor. Intrometer-se demais pode causar sérios problemas problemas para o seu governo e para o país.

    1. Os dois comentários são perfeitos, o do autor e de Jerley.

    2. Francisco, sou produtor rural e desde o início apoiei e ainda apoio o Presidente Bolsonaro, mas concordo 100% com a sua colocação, o Presidente está passando para a população, infelizmente que está ali para muito mais defender os interesses da sua família do que a do país, está dando mostras cabais que se aliou a banda podre so stf e do congresso, estou profundamente preocupado com o que está se desenhando, ou muda a sua atitude ou será abandonado pelos seus eleitores e admiradores, já está!!

  122. A reportagem enfatiza a saída voluntária do cargo de superintendentes, seja da PF ou RFB, em caso de ingerência política. O fato que não se fez referência é qual seria o destino desses funcionários públicos: a aposentadoria se o tempo de serviço assim o permitir ou a demissão voluntária? Essas duas instituições estão no rol dos melhores salários do funcionalismo público federal: será que algum deles pensou em demissão voluntária? Não está na hora do Poder Executivo parar com os fatos e agir?

    1. Ao entregar o cargo de chefia ninguém fica restrito a aposentar-se ou a demitir-se. A opção normal é ficar como simples agente. Entreguei meu cargo de Gerente de Suporte quando estava na ativa em uma agência do BB no norte de Minas para ser transferido para um daqueles antigos Centros de Processamento (CESEC) em Campos (RJ), onde fui trabalhar feliz como simples escriturário.

  123. Grande decepção ver o Presidente da República intervir na RF e PF, além de punir quem se manifesta contra o absurdo que o Toffoli fez com as investigações RF/COAF. Se ele não vetar TODOS os artigos recomendados por MORO da Lei de Abuso de Autoridade, acabou o meu apoio ao governo.

    1. Esse sujeito infame não se curvou coisa nenhuma. Ele tem um rabo gigante preso e pensa que se chama Luis XIV.

  124. #VETABOLSONARO!!!!! O presidente NÃO FOI ELEITO pelo Congresso e pelo STF (ARGH !!!!!) e SIM por MAIS DE 57 MILHÕES de ELEITORES e que QUEREM QUE O presidente CUMPRA INTEGRALMENTE as SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA. NÃO A CORRUPÇÃO !!!!!

  125. Sou eleitor de Bolsonaro e tenho orgulho disso. Mas ele precisa se posicionar ao lado dos anseios da população e as suas promessas de campanha. Lutar contra a corrupção e fortalecer a Lava Jato. Enfraquecer a Lava Jato, o COAF e a RF vão na direção contrária ao que o povo deseja. O primeiro passo para Bolsonaro provar que não esqueceu suas promessas e não se curvará aos corruptos é VETAR INTEGRALMENTE a proposta de abuso de autoridade

    1. Estou com vc, André. Votei em JB e fui para rua, em frente à residência dele, qui na Barra da Tijuca. Vi a esperança no rosto de todos que ali festejavam sua Vitória. Mas JB tem que parar de fazer campanha e dar todo apoio e liberdade a Moro e Paulo Guedes. Não tenho malvado favorito e sim a favor do Brasil livre de corrupção, bandidagem e crescimento econômico. Isso acima de qualquer um Bolsonaro ou qualquer outro que venha.

  126. bolsonaro está tentando aparelhar a PF e a receita pata salvar o filho no STF o Toffoli foi muito esperto salvou Flavio pata se salvar também e seu colega Gilmar

    1. Pois é, Thiago, pelo visto o mote e: meu filho acima de todos, tofoli acima de tudo e o povo, ......ora o povo que se..f....

  127. A Crusoe tenta criar crises, o presidente Bolsonaro é o maior defensor da independência da Polícia Federal e não tem como intervir nos trabalhos da PF. A mídia sempre querendo criar crises.

    1. Presidente incapaz ? Vamos ver a opinião do povo nas eleições em 2022 . Presidente corrupto ? Vamos ver os resultados da investigação da Lava Jato . Mídia não inventa fatos ? Abram os olhos , a mídia sempre foi esquerdista . 🇧🇷

    2. Cara, ninguém é capaz de “inventar” um vídeo com essas absurdas declarações do JB.... acorda! Precisamos encarar o fato que votamos num sujeito incapaz e desonesto... acho que ele, dentro da sua limitação mental realmente acredita que apoia o combate à corrupção... mas a avaliação dele é totalmente desconectada da realidade... votei nele só pra afastar o PT... mas acho que ele não chega ao final do mandato.

    3. A mídia pode até "criar" crises, mas, não cria fatos. Acho que esse discurso já deu e pelo andar da carruagem o presidente já optou pela velha e boa política que ele conhece tão bem, não está fazendo nada muito diferente do que muitos fizeram a diferença é que ele não esconde isso, só os seus seguidores insistem em negar isso.

    4. Cara, veja o que ele tentou fazer com a PF do Rio. Houve uma ameaça de entrega coletiva dos cargos. Zero independência por parte dele.

    5. Bolsonaro é incapaz. E, pior, está preocupado é com o próprio umbigo!

  128. Que decepção com Bolsonaro que decepção. Se continuar assim vamos ter colocar ele pra correr. Na realidade ele nunca foi diferente só se mostra agora que está no poder. QUEM MANDA SOMOS NÓS PRESIDENTE VC É UM MERO EMPREGADO DO POVO BRASILEIRO.

    1. Só não vê quem não quer. Desenrole o novelo do Rio . Sem dúvidas são muitas as cobras que sairão .

    2. Tem toda razao. Fui um dos que concedeu o novo emprego ao Bolsonaro, mesmo ciente de suas limitacoes. Mas certas atitudes nao estavam previstas,mais um que pode perder o bonde da historia. Triste Brasil.

Mais notícias
Assine agora
TOPO