Jefferson Rudy/Agência Senado

Ofício enviado à CPI enfraquece versão de Pazuello sobre crise no Amazonas

13.06.21 08:04

A CPI da Covid no Senado recebeu a cópia de um ofício enviado pela Secretaria de Saúde do Amazonas, em 7 de janeiro, ao Comando Militar da Amazônia, no qual a pasta informou sobre o iminente colapso no fornecimento de oxigênio medicinal aos hospitais do estado e solicitou apoio no transporte de cilindros do insumo.

O documento enfraquece a versão dada pelo ex-ministro Eduardo Pazuello à CPI. Em seu depoimento à comissão, o general declarou que só tomou conhecimento do problema na noite do dia 10 de janeiro. Segundo Pazuello, as autoridades amazonenses fizeram o alerta “apenas no dia 10, à noite, pessoalmente”.

O ofício encaminhado pelo governo do Amazonas ao Comando Militar local, agora entregue à comissão de inquérito, foi assinado pelo secretário estadual de Saúde, Marcellus Campelo, no dia 7 de janeiro, às 22h30. 

No documento, ele ressalta a “iminência de esgotamento” de oxigênio no estado, explica que “a empresa informou que possui o oxigênio em Belém“, no Pará, e solicitava apoio no traslado para Manaus porque a carga precisava chegar “até as próximas 24 horas” para salvar a vida de pacientes.

“Nesse sentido, solicitamos vosso apoio, no sentido de interceder junto ao Comando pelo transporte aéreo urgente de oxigênio líquido medicinal”, afirma Campêlo, que, em letras garrafais, ressalta a “urgência do pedido” no ofício.

Na quarta-feira, 9, em depoimento à CPI, o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco admitiu que os alertas do Amazonas chegaram ao conhecimento da pasta na noite do dia 7 de janeiro, por meio de uma ligação telefônica de Marcellus Campêlo a Eduardo Pazuello.

“Então, inicialmente, o ministro da Saúde recebeu uma ligação, na noite do dia 7 de janeiro, do secretário estadual de Saúde, para solicitar um apoio logístico no transporte de cilindros de Belém para Manaus. E ele foi providenciado com o apoio da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Defesa. E esses cilindros chegaram no dia 8”, defendeu Franco.

Leia a íntegra do ofício encaminhado ao Comando Militar da Amazônia no dia 7 de janeiro:

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que foto sensacional..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que escolha de foto sensacional.. !!! Parabéns aos envolvidos.. kkkkkk Qto ao logístico.. esconde mesmo essa cara semvergonha, PAZZUÊRO.. q a zuêra vai sendo apresentada.. cada dia um pouquinho .. vamos ver qtos votinhos tu vais fazê.. depois, ou vai ser VICE DO COISO?? hihahiahahaahuahuahuah aí q vai ser lindo de ver mesmo.. vergonha que vai virar série.. kkkkkkkkkkkkkk pra gente poder rir depois.. sem mais passar raiva e tristeza.

  2. A solicitação, encaminhada ao Comando Militar da Amazônia, deveria ter sido feita diretamente ao Ministro Pazzuello. Isso evitaria tanta especulação catada pelos inquisidores.

  3. É ilimitada e inesgotável a perversidade, a imoralidade e a canalhice desse desgoverno!!!!! 》》》》》》》》》》 https://www.oantagonista.com/brasil/governo-desviou-r-52-milhoes-de-campanha-contra-covid-para-propaganda-de-bolsonaro/

  4. O bolsonarismo se sustenta em mentiras. O general Pazzuelo é um mentiroso. Pazzuelo é o "meu gordinho do Bolsonaro." O tenente-coronel Marcos Pontes (o Brasil deveria enfiar milhares de Anitta no rabo dele, e enviá-lo para o espaço) é o seu cachorrinho de painel de carro, que fica balançando a cabecinha positivamente ao seu DONO. E temos os senadores bolsonaristas: Marcos Rogério, Heinze, Girão, que são os mais notórios, que disputam em cada sessão da CPI, quem será a cadelinha do Bolsonaro.

  5. Crise em Manaus, falta de oxigênio. Quem tem que comprar e planejar é o governo estadual, dinheiro foi mandado. HIPÓCRITAS

    1. Verdade entidade William. Para que serve o Bolsonaro e o general Pazzuelo, senão para passearem de moto? Povo burro, no qual eu me incluo, que elegeu um cara que não gosta de trabalhar, e para não ter distorção na equipe, coloca outros parasitas, para ajudar ele a não fazer nada. "BOLSONARO E A SUA FAMÍLIA DE PARASITAS, QUANDO SENTEM VONTADE DE TRABALHAR, PROCURAM UM CANTINHO E FICAM QUIETINHOS, ATÉ À VONTADE PASSAR. "

  6. Exatamente, GENERAL ALBERTO DOS SANTOS CRUZ, mas a CONSTITUIÇÃO FEDERAL não prevê que as FORÇAS ARMADAS se submetam à um insano, a um psicopata genocida!!!! Cabe a elas FICAREM CONSCIENTEMENTE AO LADO DO POVO BRASILEIRO TÃO SOMENTE, DEFENDENDO-O CONTRA TODO MAL E ESSE É OBVIAMENTE O MAL MAIOR QUE HOJE NOS INVIABILIZA. HÁ mecanismos constitucionais para que esse caminho seja o escolhido. E que o Congresso por mais medíocre e vergonhoso que seja, aja rápido para que isso não seja necessário!!!!

    1. NÓS, OS DECENTES, ESTAMOS JUNTOS, GENERAL CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ!!!! 👍👍👍👍👍👍🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝👍👍👍👍👍👍

    2. A HISTÓRIA ensina: o POVO pode errar mas as instituições NUNCA!!!!

    3. https://www.oantagonista.com/brasil/a-covardia-de-bolsonaro-2/

  7. 1.324.223 motociclistas seguidores de Bolsonaro, em uma passeata em São Paulo. Não vi nada sobre esse assunto. Os jornalistas da Crusoe moram no Brasil 🇧🇷 é ?

    1. Eu não vi nada. Passei pela cidade e só vi pequenas de bozistas comendo calmamente seus capins enquanto defecavam em via pública. Esta é a única coisa que os bozistas sabem fazer: defecar nas vias públicas e nas redes sociais.

    2. Taí a prova de q o Afranio Manso é viciado em fake news!...rs... Gado burro! 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO