Luís Macedo/Câmara dos Deputados

Alvo de ação contra fraude nos ônibus é pré-candidato do PT a prefeito de SP

21.01.20 13:30

Um dos alvos da ação movida pelo Ministério Público de São Paulo por supostas fraudes em contratos de ônibus da prefeitura paulistana é o ex-deputado federal Jilmar Tatto (foto), pré-candidato a prefeito da capital pelo PT.

Segundo a ação, Jilmar foi presidente da SPTrans em duas ocasiões, nas gestões dos ex-prefeitos Fernando Haddad e Marta Suplicy, e anuiu contratos emergenciais considerados fraudulentos com concessionárias de ônibus.

As supostas fraudes consistiam na substituição de empresas “sujas” com dívidas tributárias e previdenciárias do empresário José Ruas Vaz, conhecido como “rei dos ônibus”, por empresas novas, que assumiam a estrutura, os funcionários e os contratos milionários sem o passivo financeiro. O esquema teria ocorrido entre 2003 e 2019.

Jilmar foi deputado estadual e federal pelo PT nos anos 2000 e ganhou projeção como secretário municipal de Transportes na gestão Haddad (2013-2016), quando ampliou a rede de ciclovias e ciclofaixas de São Paulo. Em 2018, tentou se eleger senador, mas foi apenas o sétimo mais votado. Agora, é um dos pré-candidatos do partido a prefeito da capital.

Além do petista, a ação responsabiliza a atual gestão da SPTrans e outros seis ex-presidentes da estatal nas gestões de Marta, José Serra, do PSDB, Gilberto Kassab, do PSD, Haddad, e dos tucanos João Doria e Bruno Covas. Na ação, o MP paulista pede a devolução de 1,8 bilhão de reais aos cofres públicos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Me lembro muito bem de que havia uma forte ligação entre Jilmar Tatto e o PCC, li diversas reportagens no tempo em que o Pt era notícia.

  2. Quando a gente acha que o PT vai fazer um mês culpa, ele surpreende e se supera. Agora colocou esse marginal confesso como candidato à prefeitura...Isso é no mínimo, uma bofetada na cara dos cidadãos... Desde já, FORA TATTO!!!

  3. O transporte público parece que em todos os lugares é alvo de quadrilhas de corruptos. E nesse caso ptralha não é de estranhar.

  4. A q ponto chegou esse partido. Provavelmente dentre os fichas sujas do PT, esse deve ser o q tinha a ficha menos suja. Espero q o povo nao esqueca a praga q foi esta quadrilha pro Brasil, nas proximas eleicoes.

  5. essa é a família que veio do Paraná com uma mão atráz e outra na frente e fizeram da prefeitura o ganha pão e ficaram milionários , se chamar família rat... não é exagero

  6. Esta criatura também foi um dos idealizadores e introdutores do "dízimo" partidário, hoje chamado de "rachid" e confiscava parte dos salários dos funcionários nomeados. Todos eram filiados ao partido e a desculpa era que esse dinheiro era para o PT. Gente fina esse aí, legítimo representante dessa organização criminosa que tem um partido como fachada. Este não está interessado em ganhar a eleição mas disputar para meter a mão no fundo partidário e no dinheiro da campanha.

Mais notícias
Assine agora
TOPO