Adriano Machado/Crusoé

Alta da Bolsa é revertida depois de declaração de Bolsonaro sobre CPMF

16.12.19 18:54

O Ibovespa fechou em queda de 0,59%, aos 111.896 pontos, nesta segunda-feira, 16, depois de o índice que mede o desempenho das ações negociadas na B3 ter começado o dia em alta, chegando a superar os 113 mil pontos, seguindo a tendência registrada nos últimos pregões.

A alta foi revertida depois de o presidente Jair Bolsonaro dizer que “todas as alternativas estão na mesa”, quando foi perguntado sobre a volta de um imposto nos moldes da extinta CPMF. “Nós não queremos criar nenhum novo tributo”, ressalvou, na saída de uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. “A não ser que seja para extinguir outros e, mesmo assim, colocado junto à sociedade, para ver qual a reação, se a gente vai levar adiante essa proposta ou não”.

O presidente acrescentou que “nada vai ser feito” se o governo tentar aprovar uma reforma tributária “ampla, geral e irrestrita”, com a inclusão de impostos dos estados e dos municípios. “Tenho falado com Paulo Guedes sobre simplificação de imposto, e para focar nos impostos federais”, afirmou. O presidente disse que ainda vai conversar com o ministro da Economia sobre o projeto. “Ele é o dono da máquina nesse sentido”, reconheceu.

O maior defensor de um imposto sobre transações financeiras no governo era o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, demitido em setembro justamente por defender a ideia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pessoal, novamente: leram o texto? sabem interpretar texto? E nenhum trecho da reportagem há indícios de que o presidente é a favor da cpmf...a manchete está muito apelativa... Pessoal da Crusoé, nada de síndrome da Folha de São Paulo!!! Jornalismo investigativo, ok?

  2. Bolsa de valores , jogo de interesses de especuladores , entre eles p próprio governo , quer apostar na bolsa , jogue a longo Prazo 2a 3 anos.

  3. O povo já se pronunciou no passado contra o imposto , porque voltar à baila esse Imposto ,que ninguém tolera . Que falta de criatividade.!

  4. Pessoal, acho que muitos leram apenas o título e saíram falando bobagem. Não encontrei nenhuma evidência de apoio do presidente à cpmf....Acho que foi especulação pura....

    1. Cara, vc leu o texto? Sabe interpretar texto??? Acho que quem viajou na maionese foi vc mesmo!

  5. Posso imaginar o cenário: Figuras centrais do governo contratam corretora para investir na Bolsa. Quando estão a ponto de fazer uma declaração polêmica que cria instabilidade dão ordem para a corretora preparar compra das ações. Dão a declaração e compram as ações que caíram. Método Trump de manipular mercado para locupletar-se com o poder da palavra.

    1. É Jose, um bom jornalismo investigativo pode fazer as conexões entre as otoridades e seus operadores.

    2. Emílio — Você já percebeu que as declarações bombásticas do Bozo são sequenciadas? Alguém deve estar ganhando muita grana com isso. Como especulação é o que se vende na bolsa de valores, os especuladores estão se locupletando enquanto a população sofre as consequências..

    3. Concordo plenamente. Tem mais coisas por trás disso do que se possa imaginar!!

  6. Ponha a mão na consciência JB! Vc se elegeu com um discurso. Agora vem com aumento de impostos. NÃO! Já chega a carga impossível que o pequeno empresário paga! Agora mais isso! Assim não da pra contratar pessoas, porque o governo, que não da nada, fica com boa parte do meu suor! CHEGA DE IMPOSTOS!

    1. Ooo Maria. Fico muito chateado com essa interpretação feita por você. Volte para a escola e aprenda a interpretar o texto. Em nenhum momento foi falado em aumento de impostos, muito pelo contrário.

    1. Não Bolsonaro você nunca teve essa conversa. Portanto não é agora que vai trazer novos impostos

    2. Petismo?! Não, não! Menos! Petismo é muuuuito mais absurdo do que isso. Sem comparações, por favor!

  7. Não disse nada que afastasse a bolsa. A gangorra se movimenta nos impulsos de mãos americanas e chinesas. O resto é com o Mantega e o Levy.

  8. O povo precisa saber a SIMPLIFICAÇÃO DE IMPOSTOS E NÃO AUMENTO DE IMPOSTO.Acredito no que Bolsonaro sempre pregou Não fará aumento de impostos.

  9. Isso não passa no Congresso. Não é por causa do imposto porque eles não estão nem aí com o povo, mas porque dá para rastrear as movimentações financeiras. E isso muita gente não quer.

  10. CPMF: nãããããããããããããããoooooooooooooooooooooo! Está aí a reação. De novo: nãããããããããããããããoooooooooooooooooooooo!

  11. Se era pra testar a reação, pronto,já sabe qual vai ser, rsrsr. Mantenha a boca fechada, presidente, pq eu tô comprada, deixa o mercado fluir.

  12. Para recriar a CPMF chamem o Lula ou a Dilma de volta. O Bolsonaro já disse que esse imposto, mesmo travestido de outro nome, jamais voltaria. A não ser que a palavra do Presidente valha tanto quanto uma cédula de R$ 3,00.

    1. Já vale. Era contra a corrupção: esvazia Sérgio Moro e se inclina a ministro do supremo por causa de filho. Era contra nepotismo e negociação de cargos, e quis embaixada pra outro filho. Ia acabar com a reeleição e já fala como candidato. E por aí, vai.

  13. A redação da revistinha não tinha mais o que fazer não?! Até parece que o mercado tá dando bola pra que o Bolsonaro fala. Ele tá comprado é no que a equipe dele está fazendo: Salvou o país da bancarrota e fará o país crescer mais que a China!

    1. Estou me perguntando porque alguém q se acha tão Especial gasta dinheiro assinando "revistinha"?

  14. Esse é meu presidente! Rumo aos 200 mil pontos do IBOV. Privatização, desburocratização, enxugamento da máquina pública, diminuição de impostos! Vem logo 2022 pra eu afundar o 38 na maquininha que frauda!

  15. Acho correto criar um único imposto sobre a movimentação financeira, se por outro lado todos os demais impostos forem cortados(IPI, IR , ICMS, COFINS e etc.).

  16. Já é universalmente sabido que JB, que além de presidente do país, acumula o cargo de diretor de trânsito, "especialista" em radares, falando e o gato cagando é a mesma coisa, então ele dizer ou desdizer tanto faz. Se tornou uma rotina... e o Ibovespa... sem comentários!!

    1. Sem comentários mesmo, depois de um comentário bobo que nem esse.

  17. Todos, com exceção de alguns maliciosos parlamentares, sabem que o Brasil não suporta mais impostos ou majoração dos já existentes e que precisamos de mais eficiência, racionalização e desburocratização para podermos avançar. O governo precisa avançar no seu desiderato de colocar gestores certos nos lugares certos e não apaniguados em razão de acordos políticos em favorecimento destes ou daqueles grupos ou classes ainda detentores de poder. O poder tem que ser remanejado em benefício do povo...

  18. Não vejo nas palavras do presidente nada que indique o retorno deste imposto maligno. Parece me que é pura especulação dos investidores.

    1. Olney, o título da matéria é para enganar trouxas. Tem que ler toda a matéria, está claro que o Presidente não é a favor de novo imposto. A Bolsa balança também conforme mercado internacional. Esta revista Crusoé cada vez mais sensacionalista e esquerdista.

    2. NOSSA PARABÉNS!!!! O PRIMEIRO COMENTARIO LÚCIDO AQUI!!!!! QUANTO ESTAO PAGANDO PRA QUALQUER MIDIA DISTORCER O Q O CARA FALA? E EU ACABEI DE ASSINAR ISSO DAQUI....

    1. Como sempre. A Crusoé está fazendo sua versão globolixo...

  19. Essa teoria de que algo nos moldes da CPMF é positiva para tributar os sonegadores, os isentos( caso das igrejas) assim como contrabandistas e traficantes é atestado de incompetência dos governos. Falta coragem e disposição para combater esses ralos. A Cpmf é aplicada em cascata, infinitamente, penalizando principalmente o consumidor de baixa renda, pq não tem como escapar, não tem como transferir para o patrão o aumento da carga no seu salário, já as empresas e prestadores o farão. É traição.

  20. Contraditório, confuso e ignorante. Ele não mantém coerência em nada. Só causa confusão e tira a tranquilidade da economia. Instável e inconstante. O único imposto justo é aquele que atua sobre o renda, ou seja, quem ganha mais, paga mais. Isso é o que ocorre em todas os países sérios. Taxar fortunas não é justo, pois ela já pagou seu tributo. A CMPF, além de inflacionária, é contra as pessoas de baixa renda, que acabam pagando proporcionalmente mais pelas compras, pelo que pagam e pelo ganham.

    1. Tino — Seria injusto se as fortunas tivessem formadas legalmente. Entretanto, não é este o caso do Brasil.

  21. A solução é simples. Reduz impostos dos pobres e da classe média e aumenta consideravelmente os impostos sobre as grandes fortunas. O Brasil e um dos países mais desiguais do mundo. Portanto, a solução é óbvia. Quem tem mais, paga mais. Simples assim. Porque o Bozo não quer adotar esta ideia? Adivinhem..kkkkkk.

    1. Ivo — solução simples e correta. Ninguém falou de aumentar imposto sobre produção, mas sim sobre fortunas. Fortunas não é produção. Luiz — Lula sempre foi o pai dos ricos. Porque você acha que a desigualdade aumentou no governo dele? De qualquer forma, tanto Lula como Bozo são apenas marionetes nas mãos dos mais ricos. Preferem matar pobre nos hospitais sucateados do que cobrar os impostos devidos. E vocês ainda aplaudem isso. Bozolulistas..

    2. Pois é, até o “pai dos pobres “ , que comandou de fato o Brasil por 16 anos, não teve “tempo” de fazer isso. Estranho.

    3. Solução simples, fácil e errada. Todo imposto é repassado pra baixo. Você aumenta o imposto do dono da padaria e sobe o preço do pão.

    4. Porque quem manda no país são os grandes capitalistas, os corruptores. Os políticos são seus representantes, seus lacaios no aparelho estatal.

  22. Irresponsabilidade desse energúmeno em tocar nesse assunto de novo. Cada vez que ele fala, com a incoerência habitual, ele traz confusão ao mercado e à economia. Cala a boca, Jair !!!

    1. O cretino, vai ter que engolir o Bolso em 2022. Kkkkk não adianta macumba meu jovem... aqui é terra de Santa Cruz.

  23. E desde quando a CPMF pegou alguém poderoso? Só foi arraia miúda, o peixe grande passou pela malha direto. Estamos vendo pela Lava Jato isso. Tirar outros impostos? A mão irá fundo no nosso bolso para compensar, me engana que eu gosto.

    1. Vc tem razao, mas agora temos o COAF, ou seja la q nome for, pra cuidar disso. Tem uma equipe competente com uma base de informacao a mais pra achar o caminho do dinheiro da corrupcao e da sonegacao.

  24. Temos q pensar q a arrecadacao de cada imposto tem um custo alto, tanto para o governo qto para as empresas. Atualmente somos campeoes mundiais de impostos, entao se juntarmos varios impostos num so', ate reduzindo o percentual, todos ganham. A hora e' agora pra arrumar a casa. Dessa forma a CPMF e' pessima so' pra quem sonega. Pra nos acaba sendo positivo pq a arrecadacao aumenta e o governo pode prestar melhores servicos.

    1. Concordo com vc Pedro. Ele fala demais e desnecessariamente. Parece que quer aparecer. Não entende de nenhum assunto e se presta a repetir o que escuta, as vezes de quem sabe menos ainda.

  25. O Paulo Guedes falou há tempos em substituir alguns tributos por uma "espécie" de CPMF , aí a prenda marretou, fez barulho e o gado do povo, como sempre sem refletir disparou contra. Se eliminar outros impostos , qual o problema. Esse tipo de CPMF pegaria todo mundo, diminuindo a sonegação e a carga tributária.

  26. Se essa CPMF voltar, Bolsonaro será por mim considerado um traidor da pátria e pregarei a DESOBEDIÊNCIA CIVIL de pronto! Chega de esvaziar o meu bolso com impostos sem receber nada em troca!

    1. Desobediência civil a m. vc tá louca?...não tinha lido seu comentário até no fim..

    2. Bolsonaro cai fácil nas armadilhas da imprensa. Infelizmente....barraca falar, não não vai ter cpmf. acabou...

    1. Concordo totalmente. Eles que aprendam a administrar a montanha de dinheiro que tiram, todo mês, todo ano, do cidadão.

Mais notícias
Assine agora
TOPO