Agência Brasil

Aloysio foi ousado ao procurar Gilmar, mas não há suspeição, diz Dodge

11.03.19 18:08

Ao mandar arquivar o pedido de suspeição feito pelos procuradores da Lava Jato no Paraná contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, a procuradora-geral Raquel Dodge (foto) criticou a postura do ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, de procurar o ministro para tentar influenciar em uma decisão relacionada a Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, considerado operador financeiro do PSDB.  Mas disse que o caso não configura “amizade íntima”.

Para Dodge, o fato de o ex-chanceler, e não seu advogado, ter procurado Gilmar não é fundamento capaz de impedir, por si só, o ministro do STF do caso de uma reclamação de Souza contra a sua prisão pela Lava Jato. Na avaliação da Procuradoria-Geral da República, a lei exige “amizade íntima”, que não ficou comprovada nas ligações. Só foi possível saber o horário dos telefonemas, e não o seu conteúdo.

“Os fatos narrados pelos representantes – extraídos de diligências apuratórias autorizadas em medidas cautelares judiciais, que lhes permitiram acesso a comunicações telefônicas e telemáticas de Aloysio Nunes Ferreira – chamam a atenção pela ousadia do investigado em, aparentemente, tentar interceder a favor de um réu em ação penal na qual atuaria como testemunha”, reconheceu a procuradora-geral da República, que teve o apoio de Gilmar para ser nomeada para o cargo pelo então presidente Michel Temer.

Dodge lembrou que Gilmar revogou a liminar que beneficiava Souza, na reclamação feita pela defesa, quando recebeu os esclarecimentos da juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba sobre a prisão do ex-diretor da Dersa. Além disso, Aloysio Nunes trocou mensagens com o também ex-ministro Raul Jungmann para descobrir o número do celular de Gilmar. Por fim, os telefonemas foram curtos e, segundo o relato de Aloysio, o ministro teria sido “vago e cauteloso”.

“O fato narrado na representação, inclusive, de ele se valer de terceiros para pedir o telefone pessoal do ministro e conseguir acesso evidencia que, concretamente, não há prova da amizade íntima entre Aloysio Nunes e o Ministro Gilmar Mendes. O próprio relato que ele fez a seu advogado sobre como teria sido a conversa com o Ministro, conforme narra a representação acerca de registro da comunicação pelo aplicativo eletrônico, também não revela situação de amizade íntima, seja pelo tempo de comunicação, seja pela informação apresentada de que o Ministro foi vago e cauteloso”, argumentou Dodge.

Aloysio e Paulo Preto são defendidos pelo mesmo advogado. A Lava Jato descobriu os contatos a partir do celular do ex-chanceler, apreendido na 60ª fase da operação, em fevereiro. Para a força-tarefa no Paraná, esses contatos entre Gilmar Mendes e o ex-ministro do governo Temer ocorreram de forma “acintosa”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. sim, é disso que a imprensa gosta e torce......agora a turma da imprensa, digo da extorsão e dos corruptos ficou mais forte. parabens.

  2. eu queria vê se fosse concursada aí as coisas iam aperta, mais indicada não tem moral nenhuma de querer apertar com quem lhe apoio para o cargo e vai ser reconduzida ao cargo se o filho do presidente vai sofrer.

  3. eu não falei que a PGR estar certa ela quer ser reconduzida ao cargo por mais 2 anos, quem é que não quer uma moleza dessas, se os senadores não fizeram nada o ministro fica livre e solto para fazer o que quer. nosso país estar no fundo do poço com relação a justiça o STF deveria ser chamado de supremo tribunal de Lula.

  4. Excelentíssima Sra. Promotora, a questão é ética; coisa rara nessa republiqueta de soja e de minério de ferro e do narcotráfico. Essa ação já é suficiente para pedir o afastamento ou do impedimento do Meritíssimo Sr. Juiz Gilmar Mendes.

  5. Que decepção Sra. Dodge. É melhor para o Brasil a Sra. se aposentar logo e deixar o moro indicar outro PGR mais independente e comprometido com os interesses nacionais.

  6. Para esse tipo de "serviço", senhora, o único requisito é ganhar uma indicação , ser escolhido ou escolhida pela vassalagem e entrar na dança. Não há prosopopéia que doure a pílula.

  7. Por essas e outras é que o poder judiciário tornou-se um poder sem credito e sem respeito pela sociedade dos comuns :”o povo”.

  8. “ Ousado “ RD ? Ele procurou seu padrinho porque é ele o dono da usina de habeas corpus no STF . Gilmar e seus colegas obstruem justiça . O STF é um corte que defende e protege ladrões do colarinho branco e a senhora está engrossando essa fila . É este o seu agradecimento ao seu padrinho na PGR ?????

  9. Por essas e outras é que o brasileiro sente vergonha do judiciário, como pode emitir um parecer esdrúxulo desses? A PGR chama a todos de idiotas. Some-se a isso a reunião do beiçola com fhc em São Paulo. Tudo muito suspeito. O Claudio Dantas jogou luz nessas trevas, a sociedade precisa reagir e a Lava Toga tem que começar urgentemente;

  10. Que será que constitui "amizade íntima"? Nomear ex Presidente como ministro para salvar sua pele na véspera? Presidente receber bandido à noite na garagem? Fazer xixi na cabeça de outra "criatura" em público com dedo no botão de arranque? Mas era previsível; segunda colocada na lista para procurador geral, escolhida por Temer. Ah! Mas no caso da resposta de JB à petralha defensora de bandidos, ofereceu denúncia, sem hesitação. Não adianta, a única Dodge confiável é a RAM V-8.

  11. Quem é do jurídico provavelmente concorda comigo: é raríssimo conseguir emplacar uma suspeição/impedimento se o próprio juiz não o faz. Mas no STF já virou putaria, bacanal, orgia. O Gilmar Mendes é capaz de julgar a si próprio e todos seus colegas dirão amém. Incluindo a PGR.

  12. Nenhuma surpresa. Chegou a PGR com o apoio de Gilmar e está pagando favor. E, sempre que pode, prejudica o andamento de investigações na lava-jato. Só trocando a peça...

  13. É um escândalo o argumento da procuradora. Provas cabais de envolvimento gravíssimo do GM com o réu e ela arquiva o pedido dos procuradores? É muito grave! Não podemos aceitar. Reajam, procuradores. A Lava Jato precisa de vocês.

  14. Nem li, mas acredito que só um Intervenção Militar salva nosso País da ORCRIM impregnada em todos os Poderes, principalmente o Judiciário. Chamem o Cabo e o Soldado e acabem com esta zona.

  15. São os poderosos encobrindo os poderosos. Alguém realmente acha que o andar de cima quer que mude alguma coisa? Eles não tem caráter, são amorais, não pensam que toda essa corrupção e desmandos, estão matando e fazendo sofrer grande parte da população. Não acreditam em Deus, pois se acreditassem saberiam que vão todos direto para o inferno.

  16. Ousado? Ousado! Neste País se ouve gravações tipo a do "Bessias", a do jbs "tem que manter isto, viu", esta última transcrição de diálogos entre políticos e um Ministro do STF e depois de tudo a gente chega à conclusão que se é muito malicioso por suspeitar de pessoas tão ilibadas, ou se é totalmente ignorante, ou surdo, ou idiota. Ou...o processo é mesmo viciado para manter o sistema de corrupção e impunidade que se auto alimenta e não consegue sequer ser desbaratado com eleições.

  17. Me pergunto se a Dra. Dodge agiu dessa forma omissa por temor reverencial ou intimidação do "ser supremo" beiçola, ou, ainda por medo da reação destemperada do "senhor de escravos" mato-grossense. De qualquer forma, em setembro Bolsonaro escolherá novo Procurador-Geral. Estou torcendo por Deltan Dallanhol. Se a escolha se concretizar, estou certo que o tempo de liberdade do tal Mende$ está próximo do fim. Afinal, não há mal que dure para sempre. Tic, tac, tic, tac...

  18. Realmente Procuradora não faz MAL nenhum. São gente boa e ilibadas. O povo é que não presta "ATENÇÃO!" me engana que eu gosto.

  19. Mas no caso do Lula, la na tal 2a. Turma, Gilmar FICOU SUSPEITO!!! Não vai poder votar, com certeza!!! Demonstrou INTIMIDADE e muita, muitíssima, intimidade! Até demais, quando ele, ‘Ministro do STF, ligou para o ‘Condenado’ na Justiça e se derreteu em lágrimas, chorando juntinho no telefone no lamentável velório do netinho do presidiário que segundo ele, Gilmar, até então era um mafioso que enviara o Jobim a ele Gilmar, para tentar influir através dele Gilmar, no Mensalão, sempre é bom lembrar!

    1. Alguém explica pra raquelzinha que intimidade, não é só dormir junto não.

  20. Mas isso e um absurdo, até que ponto nos chegamos! Só da procuradora ter criticado a postura de Aluísio Nunes em ter procurado o Ministro Gilmar, ela se entrega. As narrativas dessa procuradora, já fala por si. Temos que passar a régua no judiciário Brasileiro, caso contrário, não vai valer de nada termos trocado de governo.

  21. O legislador pisou na bola ao inserir a palavra "íntimo" em um dos requisitos para a suspeição de um magistrado. Muito difícil provar que uma amizade é íntima.

    1. Martha, você já percebeu o tamanho da encrenca, desanima até o Hércules, que, talvez, rejeitasse esse 13o trabalho enviado por Zeus.

  22. O fato é que a Lava-Jato provocou uma abertura dos esgotos públicos e privados brasileiros. Um verdadeiro terremoto em que os ratos e as baratas estão com dificuldades de se esconderem. Uma onda de indignação popular, que cobra compostura dos agentes públicos, está chacoalhando a nação. E ainda há muito esgoto a ser aberto.

    1. E querem sentir mais asco: rememorem a história após o regime militar: Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma, Temer, Bolsonaro. Façam suas escolhas...

    2. EXERCÍCIO: memorize individualmente cada figura do STF e note sua reação psicológica à cada imagem que vier à sua mente. Em 11 exemplos você sentirá asco em ao menos 8 deles.

    1. Estaria cada vez mais claro que em nível Superior conjuga-se efusivamente o verbo PREVARICAR, em quase todos os seus tempos e pessoas?

  23. Imaginem o absurdo: a testemunha chave da defesa em um processo criminal liga para o Min. do Supremo, gabinete e celular. O Ministro retorna a ligação para a testemunha, ré em outros processos. O Min. decide favoravelmente ao conteúdo da ligação. A testemunha sofre busca e apreensão dias depois. O Min. reforma a própria decisão. A PGR diz que só se tem o relato dos fatos, e que não conhece os fatos, mas usa esse mesmo relato para desqualificar - que o Min. teria sido evasivo e cauteloso! Hã????

  24. Quando a Dodge foi nomeada para a PGR, por ser mulher, eu acreditei que, então, haveria uma condução séria daquele órgão. Ledo engano; a seriedade NÃO é privilégio de GÊNERO. No Brasil dos últimos tempos temos tido outros péssimos exemplos: Dilma, Gleisi, etc...

    1. Todos os órgãos superiores do Judiciário e afins são inatingíveis de fato. STF, STJ, PGR, TCU. Não há um ordenamento jurídico claro quanto à expulsão de elementos não republicanos desses órgãos. E eles não são controlados por nada e por ninguém. O ST é o pior caso dentre todos eles. Estão acima da Lei, eu diria mais, são Foras da Lei.

  25. Quase entregando os pontos. Desistir deste país. Tornar-me um alienado . Acompanhar a nossa política está me dando náuseas. O mecanismo parece invencível.

  26. para quem não sabe, Op PSDB sempre teve licença para roubar. desde dinheiro de merendas escolares até propinas! e pelo visto as coisas não irão mudar!

  27. Em qual mundo de porcelana vivem essas bonecas? Se cavar mais nesse buraco, no mínimo, tráfico de influência e obstrução de justiça. PGR, Escrava do Senhor?

    1. Como diz a matéria, chegou ao cargo pelas mãos do gilmar. Resta ao ministro demonstrar um pouco de dignidade e declarar-se impedido.

Mais notícias
Assine agora
TOPO