Aliança consegue tempo extra, mas deve sofrer 'baixas' por causa de Bolsonaro
Com grandes dificuldades para sair do papel, a Aliança pelo Brasil, projeto de partido que Jair Bolsonaro tentou criar em 2019 e depois abandonou, conseguiu um prazo adicional para coletar e validar o número mínimo de assinaturas de apoio -- 492 mil --, mas deve sofrer novas "baixas" justamente por causa do presidente. Pela legislação...
Com grandes dificuldades para sair do papel, a Aliança pelo Brasil, projeto de partido que Jair Bolsonaro tentou criar em 2019 e depois abandonou, conseguiu um prazo adicional para coletar e validar o número mínimo de assinaturas de apoio -- 492 mil --, mas deve sofrer novas "baixas" justamente por causa do presidente.
Pela legislação partidária, de 2015, os idealizadores de um novo partido têm o prazo máximo de dois anos para obter o apoio exigido para sua criação, a contar a partir da data de registro do estatuto na Justiça Eleitoral. No casa da Aliança, ele ocorreu no dia 27 de novembro de 2019. Ou seja, o prazo se esgotaria em menos de um mês.
Até agora, contudo, a legenda que abrigaria os bolsonaristas depois do rompimento de Bolsonaro com o PSL não conseguiu validar nem 150 mil assinaturas de apoio, 30% do necessário. Dirigentes responsáveis pelo processo, como o secretário-geral da legenda, Admar Gonzaga, e o vice-presidente, Luís Felipe Belmonte, responsabilizaram a pandemia, que provocou o fechamento dos cartórios onde os registros são efetuados.
Com esse argumento, eles conseguiram mais quatro meses para conseguir validar as assinaturas que ainda faltam, ou seja, até o fim de março de 2022, perto do prazo limite de filiação para quem pretende disputar as eleições no ano que vem. Segundo Gonzaga, já existem outras 140 mil assinaturas aguardando análise no sistema da Justiça Eleitoral, restando, então, cerca de 200 mil para serem coletadas.
A expectativa é de que o processo seja mais rápido agora, não apenas pela reabertura dos cartórios, mas também porque o Tribunal Superior Eleitoral aprovou em setembro uma mudança nas regras de criação de partidos que permite a coleta de assinaturas eletrônicas. A legenda, contudo, tem um outro problema pela frente, provocado pelo próprio Jair Bolsonaro.
Sem partido há mais de dois anos, o presidente já disse publicamente que a chance de a Aliança sair do papel é "zero" e negocia sua filiação com duas legendas do Centrão, o Progressistas de Ciro Nogueira e Arthur Lira, e o PL de Valdemar Costa Neto, para disputar a reeleição.
A sigla que o presidente escolher também irá receber uma leva de bolsonaristas que já assinaram a ficha de apoio da Aliança pelo Brasil. O problema é que juízes eleitorais estão rejeitando as assinaturas de quem se filia a outra legenda após ter aderido ao fracassado projeto do bolsonarismo.
Isso já ocorreu nas eleições municipais do ano passado, quando políticos bolsonaristas se abrigaram em outros partidos para disputar os cargos de prefeito e vereador, e deve ocorrer no ano que vem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Natal
2021-11-01 09:16:27Valdemar Costa Neto, Ciro Nogueira, Lira, a família Bolsonaro e inúmeros outros parlamentares, todos corruptos e igualmente viciados em dinheiro público, deveriam pertencer a um mesmo partido, pois eles se merecem --- ímã do mal com poder de atração.
MARCOS
2021-10-31 18:54:44Que essa corja toda vá para esses dois partidos do Centrão- PP e PL, pois é de lá que vieram e nunca deveriam ter saído. Porcos 🐖 🐖 🐖 🐖devem se juntar aos porcos. 🐖 🐖 🐖 🐖
Globolixo
2021-10-31 18:48:07Bolsonaro,Bolsonaro,Bolsonaro. Vocês não sabem falar de outra coisa. Fale sobre o Luladrao, vagabundos do STF, senado de pilantras!
MARCIO
2021-10-31 17:38:20De nada vai adiantar, a Gadolândia plana vai cair antes, e o gado chora ksksksksks
Leandro
2021-10-31 16:01:29O car não conseguiu sequer viabilizar seu partido. Aliás o Brasil precisa de mais partidos ou seria o contrário? Não iríamos fazer uma reforma política pra acabar com essa farra? Ok, isso era só promessa de campanha. Não era pra valer. Como tds as promessas de campanha. Nenhudos2em22. Moro22
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-31 15:49:53ou o Bolsonaro enraba o PAULO ou o cara morre de desgosto . que tara .. affe.
Globolixo
2021-10-31 15:47:25Blá,blá,blá,blá eita revistinha acabada. Só fofocas ! Cruzuecapital ! Kkk vai acabar,