Alcolumbre lembra a Toffoli que defende o STF de ataques 'há seis meses'
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, avisou que a maioria do Senado trabalha para defender o Supremo Tribunal Federal de ataques que a corte vem sofrendo “há seis meses”, no encontro com o presidente do Supremo, Dias Toffoli (foto), no fim da manhã desta terça-feira, 24. "O STF nunca foi agredido como está sendo nessa...
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, avisou que a maioria do Senado trabalha para defender o Supremo Tribunal Federal de ataques que a corte vem sofrendo “há seis meses”, no encontro com o presidente do Supremo, Dias Toffoli (foto), no fim da manhã desta terça-feira, 24.
"O STF nunca foi agredido como está sendo nessa quadra", avaliou o senador do DEM do Amapá. "E o Senado sempre se manifestou solidário", lembrou. Alcolumbre vem atuando para evitar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os tribunais superiores, a chamada CPI da Lava Toga.
Toffoli recebeu 15 senadores, liderados por Alcolumbre. Eles foram a pé do Congresso até o tribunal para pedir um posicionamento do Supremo sobre a operação da Polícia Federal na quinta-feira, 19, de busca e apreensão no gabinete do senador Fernando Bezerra, líder do governo na casa. Bezerra é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro desviado de grandes obras do Nordeste.
A operação foi autorizada pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, contra um parecer da ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge, que considerou a medida "invasiva". Alcolumbre afirmou que a decisão de Barroso "invadiu o Legislativo e o Executivo". A opinião, segundo ele, é também "de todos os senadores”.
Além de Alcolumbre, estiveram com Toffoli Eduardo Gomes (MDB-TO), Jacques Wagner (PT-BA), Paulo Rocha (PT-PR), Daniella Ribeiro (PP-PB), Telmário Mota (Pros-RR), Rogério Carvalho (PT-SE), Humberto Costa (PT-PE), Eduardo Braga (MDB-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Katia Abreu (PDT-TO), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Jayme Campos (DEM-MT) e Vanderlan Cardoso (PP-GO).
O Senado pediu oficialmente que o plenário do STF discuta a medida autorizada por Barroso, e que seja determinada a devolução de qualquer material apreendido, para "se restabelecer a harmonia e separação dos Poderes e a imagem do Congresso Nacional”.
Depois do encontro, Toffoli afirmou que o plenário da corte deve discutir a concessão de medidas cautelares contra parlamentares sem o aval da Procuradoria-Geral da República. “É um tema importante", reconheceu Toffoli. "Não me lembro, nesse período que estou aqui, nem em plenário, nem em turma, da discussão a respeito dessa possibilidade de um atendimento diretamente da polícia sem o aval da Procuradoria-Geral”, declarou.
O presidente do Supremo evitou, no entanto, determinar um prazo para realizar o debate. Toffoli alegou que a questão “tem que ser amadurecida, tem que ser bem pensada”. Segundo o ministro, qualquer decisão, se tomada, “vai ser tomada colegiadamente, justamente para estabelecer um marco”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JAT
2019-09-25 19:12:01Que vergonha, tanto lava lá que lavo cá e tudo fica sujo. Srs DEPOIS DESSA ULTIMA ELEIÇÃO. O povo hoje sabe seu poder . Registra no seu coração TUDO MAIS TUDO. ESSA TECNOLOGIA COLOCA AS INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL PARA TODOS OS BRASILEIROS. NAO PRECISANDO MAIS DE COMÍCIOS COM BANDAS , TELEVISÃO, GLOBO, ETC. AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES VOCES POLÍTICOS, VERAO A CONFIRMAO DO QUE ESTOU A FALAR. MUITA DENTE PAGARA UM PREÇO.
João
2019-09-25 16:25:23É brincadeira: seis meses defendendo o Supremo. Meu Deus. E dificil.acreditar que tal frase partiu do Presidente do Senado Federal
João
2019-09-25 16:21:40Nao entendi o porquê desde medo da "visita" da PF nos Gabinetes e de toda essa movimentação do Predidente do Senado, juntamente com alguns Senadores , ja conhecidos irem pedir proteção e arrego ao STF. Diz o velho ditado que: Só teme, quem deve...o mundo atual exige controle e transparência.
Ricardo
2019-09-25 15:21:06A marginália procura a marginália
Antonio
2019-09-25 13:23:42muito bem acompanhado estava Alcolumbre nessa sessão de chantagem...
Paulo
2019-09-25 12:55:15Quer proteger o próprio rabo
Cesar
2019-09-25 12:21:05O traseiro do alcolumbre deve estar a prêmio, senão não defenderia o outro que a batata está assando também. Espero que ambos afoguem juntos, mas acho que um deles atira no outro antes de cair.
Nilton
2019-09-25 09:14:27os bandidos mais perigosos do BRASIL quem não esta legislando ,esta usando TOGA
Geraldo
2019-09-25 08:38:13Conchavos, só conchavos!!! E o país que se rale!!!
Vicente
2019-09-25 08:11:40Alcolunbre inimigo do povo brasileiro