Marcos Corrêa/PR

Advogado de Moro diz que investigação ‘demanda explicação’ de Bolsonaro

26.11.20 17:54

O advogado Rodrigo Sánchez Rios, que representa o ex-ministro Sergio Moro, afirmou nesta quinta-feira, 26, estar “surpreso” com o declínio de Jair Bolsonaro (foto) em depor no inquérito sobre suposta interferência na Polícia Federal. Para ele, a negativa do presidente não tem “justificativa aparente”.

Rios afirma que “os elementos reunidos na investigação demandam explicação por parte do presidente da República”. A declaração da defesa é uma reação à manifestação de Bolsonaro, apresentada nesta quinta-feira, 26, no âmbito do inquérito, por meio da Advocacia-Geral da União.

Além de abrir mão do depoimento, o chefe do Planalto pediu o “pronto encaminhamento dos autos à Polícia Federal para elaboração de relatório final a ser submetido, ato contínuo, ainda dentro da prorrogação em curso, ao Ministério Público Federal”.

A investigação foi aberta após o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública deixar o cargo sob a alegação de que o presidente tentara interferir politicamente no comando da Polícia Federal para proteger parentes e aliados.

Foi neste inquérito que o ministro aposentado Celso de Mello tornou pública a reunião ministerial do dia 22 de abril, em que Bolsonaro diz: “Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro oficialmente e não consegui. Isso acabou. Eu não vou esperar foder minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura”.

Celso de Mello havia determinado que Bolsonaro prestasse depoimento presencialmente. Como investigado, porém, o presidente tem o direito de permanecer em silêncio.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Crusoe resolveu frear o carro segurando o ponteiro do velocímetro. So esquerdista aguenta ler esta cartilha de doutrinação

  2. Absurdo. Nessa investigação, o depoimento é uma exigência que obriga o presidente e não um direito do qual ele pode dispor.

  3. Como não houve depoimento do Mandrião, fica valendo então todas as provas arrecadadas na fase inicial corrobaradas por outras como a imagem do vídeo do fatídico dia 22 de abril e aquelas fornecidas pelo celular do Sérgio Moro. Por fim, provas existem em abundância para sacramentar o opinião geral do país que houve interferência sim do parvo na PF. O resto é fumaça.

  4. Interessante ele poder abrir mão do direito de dar explicações.. sem q tenhamos aberto mão do nosso direito de OUVIR, TER EXPLICAÇÕES.. Parece-me q algo por aí nessa lei não tá bem aplicado.. Trata-se do maior cargo do executivo.. ele tem sim q dar explicações de tudo q faz quando não seja ou NÃO PAREÇA CORRETO.. Algo não tá bem..

  5. Bem! O depoimento deveria ser na forma da lei, por analogia, consoante o Código de Processo Penal estabelece para o depoimento de testemunhas que ocupem altos cargos de Estado. O silêncio ou a ausência ao depoimento tem suas consequências determinadas em lei, aí observado o ÔNUS DA PROVA. Acredito que a Polícia Federal não deve olhar A CAPA DO INQUÉRITO, MAS O SEU CONTEÚDO. O Estado deve distinguir-se das pessoas que ocupam funções na condução da máquina estatal que não pode ser parcial.

  6. Bolsonaro amarelou, tem medo do confronto cara à cara com Moro. É aquela história, ele sabe o que Moro sabe dele. As tentativas dele querer influir na PF, todos nós sabemos e motivo é salvar seus filhos das garras dos tribunais. Não tenho dúvidas, que nosso Presidente é um prisioneiro do seu passado, pois filhos de peixe, são peixinhos.

  7. Mais uma vez o “mau militar bunda suja”, só pode ser covardão travestido de “macho”, o mesmo covarde da época do Exército quando mentiu no processo e negou sobre explodir bombas em quartéis. Quem não deve não teme, e nem treme.

    1. DE MACHO ELE NÃO TEM NADA. UM INRRUSTIDO QUE DESFAÇA MUITO MAU.

  8. cadê a bravura? não é o bonzao? encarar a justiça com os advogados do Moro podendo perguntar assusta? o professor está certo mandrião

  9. Em meados de 2019 já me dava conta da merda que fiz em ajudar a eleger este farsante do bozonaro pilantra da pior especie que é capaz de brincar com a confiaça de milhoes de brasileiros que acreditavam serem verdade que era contra a corrupção quando a própria família esta a roubar o país a décadas, pois bem o sinal vermelho apareceu quando joga coaf nas mãos dos pilantras de sempre é juiz de garantia e é só pesquisar lista das traições do bolsonaro no youtube

  10. Tem um sábio ditado que diz: Quem cala, consente. Bolsonaro demonstrou que está de acordo com o que o Sérgio Moro disse e a reunião ministerial deixou claro.

    1. alguém tinha alguma dúvida que ele queria interferir na Federal do Rio?

    1. mandrião adjetivo substantivo masculino 1. que ou aquele que mandria, que se mostra preguiçoso para trabalhar ou estudar; preguiçoso, indolente, mandrana.

  11. o PRESIDENTO MENTECAPTO-movido a VERBORRAGIA com DISFUNÇÃO ERETIL, mijando nas raiders. aquele que levou a cusparada de um GAY e AMARELOU.

    1. Antônio, vc disse-o bem: o STF é uma turma e não uma côrte constitucional. Suas sentenças no mais das vezes são ditadas por conveniências pessoais, assim qualquer um que não seja da " turma " deve ter medo sim, esteja com a razão ou não.👀

  12. Depois desta fuga, não há dúvida nenhuma que ele é culpado. Mais ainda, está privado que ele está controlando a PF para proteger os seus interesses.

  13. Acredito que faça parte do jogo este declínio do vírus*. Eu e acredito que muitos já formamos uma opinião com relação ao assunto. Seja pela reunião, ou melhor, o encontro de calhordas (excluindo Teich, o ex presidente do BB e sinceramente não me lembro de mais nenhum), ou pela outra reunião no Planalto, ficou parecendo que realmente o interesse do vírus era blindar a sua gamilia e amigos para encobrir o esquema da rachadinha. Chamado os outros de maricas é fácil. Responder a essas questões, não

    1. * Definição de virus no filme Matrix: o Bozo pode ser encarado como uma espécie de praga violenta, egoísta, insensível ao resto do mundo e ao seu próprio destino. Uma espécie de vírus.

    1. Pelo menos acordamos a tempo, Sérgio. Pior os q têm vergonha de assumir q votaram errado e continuam apoiando esse Ignorânte!

    2. cada atitude desse sujeito me faz ficar com mais raiva por ter votado nele.

  14. E agora quê? Será que ficará por isso mesmo. Será enviado para a PF e estes engavetaram? Ou Sergio Moro vai meter a boca de uma vez por todas. Não se apercebeu Moro que ele tem apoio total, que está com a faca e o queijo na mão ? Ele está sendo a única esperança para grande parte da população brasileira e não pode se omitir. Não faz propaganda de seu....senão aguentar o tranco.... estou com ele e não abro mão.

    1. OSCAR FELIZMENTE O MORO É UM HOMEM HONESTO E SÓ FALARÁ O QUE FOR NECESSÁRIO CUMPRINDO A LEI. ELE NAO PODE SE IGUALAR AO BOZOBOSTA.

    2. BOLSOPAI AINDA VAI TENTAR DE TUDO PRA PREJUDICAR SERGIO MORO. TEM MEDO DE CONCORRER COM ELE, POIS SABE QUE VAI PERDER FEIO E AINDA VAI VISITAR BOLSOFLAVIO EM BANGU 8.

    3. Não concordo com a sua postura para com o Moro. Se omitir? Ele deixou o governo, externou que se sentiu frustrado pela falta de avanço no combate à corrupção. Tornou pública às investidas com relação a interferência na PF. Para mim ele fez o correto, foi digno e até o momento, pelos desdobramentos que tivemos, falou a verdade.

Mais notícias
Assine
TOPO