Crusoé
25.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Abstenção no Tocantins preocupa TSE

Um dado das eleições para governador do Tocantins ocorridas ontem chamou a atenção de ministros do Tribunal Superior Eleitoral: o elevado índice de quem não votou em ninguém. Praticamente metade do eleitorado (49,33%) fez essa opção: 30,14 % sequer foram votar, 17,13% foram e anularam e 2,06% votaram em branco. A corte eleitoral avalia reforçar...

Crusoe
Redação Crusoé
1 minuto de leitura 04.06.2018 12:52 comentários 10
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Um dado das eleições para governador do Tocantins ocorridas ontem chamou a atenção de ministros do Tribunal Superior Eleitoral: o elevado índice de quem não votou em ninguém.

Praticamente metade do eleitorado (49,33%) fez essa opção: 30,14 % sequer foram votar, 17,13% foram e anularam e 2,06% votaram em branco.

A corte eleitoral avalia reforçar a campanha para que os eleitores votem neste ano. O principal problema de uma campanha com baixa participação é a frágil legitimidade do eleito, ainda mais em tempos como os atuais, de alta conflagração política.

A propósito, o eleitor de Tocantins optou pela política tradicional: foram para o segundo turno o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS) e o senador Vicentinho (PR). As eleições ocorreram porque o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) foi cassado.

Diários

"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

Redação Crusoé Visualizar

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Redação Crusoé Visualizar

Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Redação Crusoé Visualizar

Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Redação Crusoé Visualizar

Janja reclama da falta de atenção da imprensa

Redação Crusoé Visualizar

Cepeda reconhece derrota para Espriella na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Visualizar notícia
Declínio e queda do identitarismo woke

Declínio e queda do identitarismo woke

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Visualizar notícia
Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Visualizar notícia

Tags relacionadas

abstenção

Eleições 2018

tocantins

votos em branco

votos nulos

< Notícia Anterior

Na caderneta de Temer

04.06.2018 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

O sucessor de Villas Boas

04.06.2018 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Rachel

2018-06-06 12:53:49

O que o TSE tem que fazer é simples, não permitir que os fichas sujas sejam candidatos.


BETO K

2018-06-05 15:19:36

Esse TSE é uma piada. Se fizessem seu trabalho mais rápido e fossem menos corruptos provavelmente a maioria dos casos nunca teria acontecido.


MARCO

2018-06-05 11:47:21

Por último. QUE LEGITIMIDADE TEM O TSE PARA SE "PREOCUPAR" COM A BAIXA LEGITIMIDADE DE UM ELEITO QUANDO ESSE MESMO TSE NÃO CONDENOU A CHAPA DILMA-TEMER POR EXTENSA ABUNDÂNCIA DE PROVAS???? A PREOCUPAÇÃO DO TSE E COCÔ DE CAVALO, PARA MIM, É A MESMA COISA. O TSE É UMA INÚTIL ESTROVENGA QUE ESTÁ A FAVOR DO ATRASO. NÃO CONFIO NAS URNAS ELETRÔNICAS. O TSE TORNOU-SE IRRELEVANTE. QUEM LIGA PARA AS PREOCUPAÇÕES DO TSE? EM TOCANTINS, 50%. VEREMOS EM OUTUBRO.


MARCO

2018-06-05 11:41:28

Temer é o exemplo da baixa legitimidade de alguém que não tem voto e nem teria. Está governando? Não. Por uma série de outros motivos que não sua "competência". A baixa legitimidade expõe cada vez mais a turma que vem por trás do eleito. Quando não querem mostrar a cara, a bunda aparece . . . sempre. Os eleitores não vêem candidatos decentes em quantidade suficiente, nenhum cheiro de uma nova geração de políticos compromissados com o bem do País. Damos as costas.


MARCO

2018-06-05 11:36:24

Por que uma abstenção em massa não pode se tornar a maior força de mudança??? Um eleito com frágil legitimidade terá chance de governar??? O pessoal está perdendo o receio de simplesmente não sair de casa para votar quando SIMPLESMENTE NÃO HÁ EM QUEM VOTAR!!! Talvez aquela máxima do MENOS PIOR esteja caindo em desgraça. Não queremos nem o pior, nem o menos pior.


MARCO

2018-06-05 11:29:49

Essa parcela de quase 50% pensa como eu. Despreza os políticos tradicionais e, se não há uma EXCELENTE ALTERNATIVA . . . . melhor ficar em casa mesmo. Em SP com Suplicy e Suplicy, mais um apresentador de programa policial liderando as intensões de voto no senado . . . votar prá quê?!!? Já sabemos que a maior fatia do fundo eleitoral permanecerá nas mãos dos caciques e dos tradicionais canalhas de sempre.


JONE

2018-06-05 11:25:19

Êitcha povinho bão! O pior é que ainda reclamam depois...


MARIA MG

2018-06-04 22:15:25

Não foram votar 30% dos eleitores? Aqui em Minas vai ser por aí. Justificar é tranquilo. Enquanto o Brasil não bater no subterrâneo do fundo do poço, não se reconstruirá nada. Uma pena!


Heriberto

2018-06-04 21:38:53

Minha impressão é que o TSE está defecando e andando pras eleições do Tocantins ou de qualquer outro lugar. TSE é um puxadinho do STF onde se faz troca de ministro e ninguém sabe o que julga quem e o que. Acha que eles deixam de dormir porque o povo está puto da vida. Eles querem é que pegue fogo no rabo de todos e pra ajudar levam gasolina da Petrobras batizada com 27% de álcool anidro a cindo mangos o litro.


Heriberto

2018-06-04 21:02:30

Outubro há uma grande chance de dar o mesmo resultado.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Rachel

2018-06-06 12:53:49

O que o TSE tem que fazer é simples, não permitir que os fichas sujas sejam candidatos.


BETO K

2018-06-05 15:19:36

Esse TSE é uma piada. Se fizessem seu trabalho mais rápido e fossem menos corruptos provavelmente a maioria dos casos nunca teria acontecido.


MARCO

2018-06-05 11:47:21

Por último. QUE LEGITIMIDADE TEM O TSE PARA SE "PREOCUPAR" COM A BAIXA LEGITIMIDADE DE UM ELEITO QUANDO ESSE MESMO TSE NÃO CONDENOU A CHAPA DILMA-TEMER POR EXTENSA ABUNDÂNCIA DE PROVAS???? A PREOCUPAÇÃO DO TSE E COCÔ DE CAVALO, PARA MIM, É A MESMA COISA. O TSE É UMA INÚTIL ESTROVENGA QUE ESTÁ A FAVOR DO ATRASO. NÃO CONFIO NAS URNAS ELETRÔNICAS. O TSE TORNOU-SE IRRELEVANTE. QUEM LIGA PARA AS PREOCUPAÇÕES DO TSE? EM TOCANTINS, 50%. VEREMOS EM OUTUBRO.


MARCO

2018-06-05 11:41:28

Temer é o exemplo da baixa legitimidade de alguém que não tem voto e nem teria. Está governando? Não. Por uma série de outros motivos que não sua "competência". A baixa legitimidade expõe cada vez mais a turma que vem por trás do eleito. Quando não querem mostrar a cara, a bunda aparece . . . sempre. Os eleitores não vêem candidatos decentes em quantidade suficiente, nenhum cheiro de uma nova geração de políticos compromissados com o bem do País. Damos as costas.


MARCO

2018-06-05 11:36:24

Por que uma abstenção em massa não pode se tornar a maior força de mudança??? Um eleito com frágil legitimidade terá chance de governar??? O pessoal está perdendo o receio de simplesmente não sair de casa para votar quando SIMPLESMENTE NÃO HÁ EM QUEM VOTAR!!! Talvez aquela máxima do MENOS PIOR esteja caindo em desgraça. Não queremos nem o pior, nem o menos pior.


MARCO

2018-06-05 11:29:49

Essa parcela de quase 50% pensa como eu. Despreza os políticos tradicionais e, se não há uma EXCELENTE ALTERNATIVA . . . . melhor ficar em casa mesmo. Em SP com Suplicy e Suplicy, mais um apresentador de programa policial liderando as intensões de voto no senado . . . votar prá quê?!!? Já sabemos que a maior fatia do fundo eleitoral permanecerá nas mãos dos caciques e dos tradicionais canalhas de sempre.


JONE

2018-06-05 11:25:19

Êitcha povinho bão! O pior é que ainda reclamam depois...


MARIA MG

2018-06-04 22:15:25

Não foram votar 30% dos eleitores? Aqui em Minas vai ser por aí. Justificar é tranquilo. Enquanto o Brasil não bater no subterrâneo do fundo do poço, não se reconstruirá nada. Uma pena!


Heriberto

2018-06-04 21:38:53

Minha impressão é que o TSE está defecando e andando pras eleições do Tocantins ou de qualquer outro lugar. TSE é um puxadinho do STF onde se faz troca de ministro e ninguém sabe o que julga quem e o que. Acha que eles deixam de dormir porque o povo está puto da vida. Eles querem é que pegue fogo no rabo de todos e pra ajudar levam gasolina da Petrobras batizada com 27% de álcool anidro a cindo mangos o litro.


Heriberto

2018-06-04 21:02:30

Outubro há uma grande chance de dar o mesmo resultado.



Notícias relacionadas

"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

Redação Crusoé
24.06.2026 19:17 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Redação Crusoé
24.06.2026 16:15 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Redação Crusoé
24.06.2026 15:44 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Redação Crusoé
24.06.2026 14:59 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso