Crusoé
28.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

A união de governistas e petistas para desfigurar o pacote anticrime

O boicote à PEC da Segunda Instância promovido por setores do Congresso não é a única sabotagem em andamento contra a pauta anticorrupção na Câmara e no Senado. A possível derrubada de vetos impostos pelo presidente Jair Bolsonaro ao pacote anticrime, cuja votação está prevista para a semana que vem, é o novo front de...

avatar
Helena Mader
avatar
André Spigariol
6 minutos de leitura 14.08.2020 16:05 comentários 10
A união de governistas e petistas para desfigurar o pacote anticrime
senado congresso
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O boicote à PEC da Segunda Instância promovido por setores do Congresso não é a única sabotagem em andamento contra a pauta anticorrupção na Câmara e no Senado. A possível derrubada de vetos impostos pelo presidente Jair Bolsonaro ao pacote anticrime, cuja votação está prevista para a semana que vem, é o novo front de batalha da coalizão pró-impunidade do Congresso. O grupo une de bolsonaristas a petistas, passando por representantes do Centrão.

Uma articulação, que conta com o empenho de aliados do governo, está em andamento para derrubar pelo menos dois dos 25 vetos – o número pode ser bem maior, a julgar pelo afinco com que são conduzidas as negociações.

Nos bastidores, a ideia é flexibilizar medidas de combate à corrupção e impor uma nova derrota a Sergio Moro. Boa parte dos vetos agora em análise foi articulada e defendida pelo ex-ministro da Justiça no ano passado. O senador Álvaro Dias, do Podemos, afirma que o adiamento da sessão do Congresso para a votação desses vetos ocorreu por causa da articulação em andamento na Câmara para derrubá-los.

“Não houve acordo em relação à manutenção, mas vamos persistir na defesa de que os vetos sejam mantidos. Votamos favoravelmente ao pacote em dezembro, depois de modificações feitas pela Câmara com as quais não concordávamos, com a condição de que ocorreriam os vetos. Houve esse compromisso”, diz.

Ele critica o empenho de parlamentares para desidratar ainda mais o pacote anticrime. No ano passado, a inclusão da criação da figura do juiz de garantias, mantida por Bolsonaro, já representou uma derrota a Moro. “Entramos com uma adin [ação direta de inconstitucionalidade] e conseguimos suspender a criação do juiz de garantias por tempo indeterminado”, lembra Álvaro Dias.

“É mais uma pauta em que o governo e a oposição, capitaneada pelo PT, estão juntos”, revela o senador Major Olímpio, do PSL. “O Planalto não faz a menor questão de manter o pacote, pensando em impor uma derrota ao Moro. A cegueira é de tal ordem que deixam de lado a preocupação com o Brasil para pensar em questões eleitorais, como derrotar adversários”, acrescenta. Ele conta que trabalhou pelo adiamento da votação para negociar a manutenção de parte dos vetos. Nesta segunda-feira, 17, Major Olímpio terá uma reunião com o deputado Carlos Zarattini, do PT, para apresentar seus argumentos em defesa do pacote anticrime.

Também defensor da Lava Jato no Congresso, o senador Alessandro Vieira, do Cidadania, garante que vai brigar pela manutenção de parte dos vetos, na linha do que, à época, foi acertado com o então ministro Sergio Moro. “O governo mudou suas pautas e seu foco de atuação, mas vamos insistir no acordo feito no ano passado”, explica.

Na prática, a eventual derrubada de vetos pelos quais o ex-ministro Moro trabalhou vai ser uma vitória do Planalto, do Centrão e de seus apaniguados envolvidos em ações da Lava Jato. Em uma das alterações feitas pelo Congresso na Lei de Improbidade Administrativa – e vetadas por Bolsonaro a pedido de Sergio Moro –, os parlamentares querem que réus em ações de improbidade administrativa tenham o poder de assinar os chamados acordos de não persecução mesmo depois de recebidas as denúncias e iniciados os processos.

“O agente infrator estaria sendo incentivado a continuar no trâmite da ação judicial, visto que disporia, por lei, de um instrumento futuro com possibilidade de transação”, escreveu Sergio Moro, à época do veto. Entre as maiores ações de improbidade da Lava Jato que tramitam em Curitiba está a ajuizada contra o Progressistas, que pode acarretar à legenda multas milionárias, com riscos de inviabilizar a atividade da sigla.

O Progressistas não é o único. Advogados consultados por Crusoé consideram que a possibilidade de celebração de acordos no decorrer das ações de improbidade será uma pá de cal sobre os programas de compliance – um conjunto de procedimentos para evitar corrupção e conflitos de interesse – sobre os quais os partidos vinham trabalhando.

Pela Lei Anticorrupção, as entidades e empresas que possuem o projeto de compliance podem ter redução nas multas aplicadas. O caso do Progressistas era justamente o maior argumento usado para incentivar dirigentes partidários a também adotarem o programa em suas legendas, já que o MPF do Paraná demonstrou que a legislação se aplica também às agremiações.

Bolsonaro excluiu da Lei Anticrime a possibilidade de que apenas a defesa de investigados use grampos sem o conhecimento da Polícia Federal e do Ministério Público. Com isso, a gravação das conversas entre Joesley Batista e Michel Temer, por exemplo, usada como prova pelo ex-PGR Rodrigo Janot, seriam ilegais, já que a lei passaria a proibir que esse tipo de gravação seja usado como prova para denúncias.

Esse é um dos pontos que mais preocupam a bancada do Progressistas. Nesta semana, o líder do partido, Ciro Nogueira, formulou requerimento de destaque, com o objetivo de derrubar o veto que trata das escutas ambientais em uma votação em separado.

Na justificativa para o veto desse item em dezembro do ano passado, o Planalto, por orientação de Sergio Moro, alegou que “a propositura legislativa, ao limitar o uso da prova obtida mediante a captação ambiental apenas pela defesa, contraria o interesse público, uma vez que uma prova não deve ser considerada lícita ou ilícita unicamente em razão da parte que beneficiará, sob pena de ofensa ao princípio da lealdade, da boa-fé objetiva e da cooperação entre os sujeitos processuais, além de se representar um retrocesso legislativo no combate ao crime”.

O governo e Moro argumentaram à época que o dispositivo aprovado pelo Congresso contrariava jurisprudência do STF. A corte admite o uso de escutas ambientais feitas por um dos interlocutores, sem conhecimento prévio do MP ou da polícia, como prova criminal. Para isso, basta comprovar a integridade da gravação.

"O próprio governo está capitaneando a derrubada de seus vetos", denuncia o senador Randolfe Rodrigues, líder da oposição no Senado. "O Governo Bolsonaro se tornou uma coalizão dos velhos interesses corruptos do establishment, somado a novos interesses e com os interesses de sempre, muito bem representados pelo Centrão. Este establishment pró-corrupção está mais fortalecido, e é por isso que essa aliança tende a derrubar os vetos do pacote anticrime", disse Rodrigues, em entrevista a Crusoé. Nos bastidores das duas casas legislativas, a derrota do combate à corrupção já é dada como favas contadas.

Diários

Israel destrói rede de túneis do Hezbollah no sul do Líbano

Redação Crusoé Visualizar

Ninguém mais acredita na Justiça — e isso muda tudo

Maristela Basso Visualizar

O manual do eleitor sem dono

Roberto Reis Visualizar

68% ainda não sabem quem governa Minas, aponta Quaest

Redação Crusoé Visualizar

O que Alessandro Vieira de fato disse sobre "grupo criminoso"

Duda Teixeira Visualizar

Após 'Os intocáveis', surge 'O herdeiro' João Campos

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

Cólera antidemocrática do STF é reflexo do petismo

Cólera antidemocrática do STF é reflexo do petismo

Visualizar notícia
Deputado pede à PGR investigação contra o PT por disseminação de fake news

Deputado pede à PGR investigação contra o PT por disseminação de fake news

Visualizar notícia
Nexus indica o candidato mais anti-Lula e anti-Bolsonaro

Nexus indica o candidato mais anti-Lula e anti-Bolsonaro

Visualizar notícia
O inconfidente

O inconfidente

Visualizar notícia
"O problema é os brasileiros não entenderem os seus atos"

"O problema é os brasileiros não entenderem os seus atos"

Visualizar notícia
Renan Santos quer atenção

Renan Santos quer atenção

Visualizar notícia
Tarcísio publica foto de provável chapa em SP

Tarcísio publica foto de provável chapa em SP

Visualizar notícia
Trump não gostou da proposta de paz do Irã?

Trump não gostou da proposta de paz do Irã?

Visualizar notícia
"Wesley Safadão não quer que eu seja presidente", diz Renan

"Wesley Safadão não quer que eu seja presidente", diz Renan

Visualizar notícia
Zema encosta em Lula no segundo turno, indica AtlasIntel

Zema encosta em Lula no segundo turno, indica AtlasIntel

Visualizar notícia

Tags relacionadas

ações de improbidade

centrão

corrupção

improbidade administrativa

Jair Bolsonaro

pacote anticrime

PT

Sergio Moro

< Notícia Anterior

As principais razões que levaram Fischer a mandar Queiroz de volta para a cadeia

14.08.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Desembargador suspende inquérito da Greenfield que mira Guedes

14.08.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Helena Mader

author

André Spigariol

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Eunice

2020-08-18 22:22:53

Triste país.


Maria

2020-08-16 11:00:40

Estratagemas para a manutenção do poder, reeleição e lucupletacao, praticados pela maioria dos politicos, desde sempre


Solange

2020-08-15 12:40:12

A Máfia no poder vence há 500 anos


JOSE CARLOS

2020-08-15 08:59:31

Com um congresso nacional como esse não há a mínima possibilidade de termos esperança em um país melhor.Presidente que traiu seus eleitores de forma escandalosa,uma aberração.Não pode se eleger mais.E não vai


Patricia

2020-08-14 23:47:49

Acha mesmo que é só a preocupação eleitoral que move o PR? Não, desidratar o pacote é livrar os rebentos da cadeia e impedir que eles fiquem inelegíveis. Sim, pq quando foi que esses caras já trabalharam na vida? Nunca. E mais, quando for conveniente, Bolsonaro e Lula darão as mãos publicamente e dirão que tudo o que disseram sobre eles foi invenção da extrema imprensa. Não existem adversários e muito menos inimigos na política.


Jose

2020-08-14 23:11:38

Leitores..,sigam sempre o meu conselho. Consigo ver longe. Falo que o Bozismo = Lulismo desde fevereiro de 2019. Desde então todas as minhas previsões estavam corretas.


Roberto

2020-08-14 21:15:55

O medo que o Congresso tem do juiz Moro é explícito. Ainda bem que a população brasileira sabe disso.


Vimar

2020-08-14 19:17:20

Político é igual a leite: estraga fácil.


Nunes

2020-08-14 19:02:42

É uma vergonha! Pais de corruptos protegendo corruptos. Até quando...


Rafael

2020-08-14 17:58:54

São bolsopetistas mesmo


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Eunice

2020-08-18 22:22:53

Triste país.


Maria

2020-08-16 11:00:40

Estratagemas para a manutenção do poder, reeleição e lucupletacao, praticados pela maioria dos politicos, desde sempre


Solange

2020-08-15 12:40:12

A Máfia no poder vence há 500 anos


JOSE CARLOS

2020-08-15 08:59:31

Com um congresso nacional como esse não há a mínima possibilidade de termos esperança em um país melhor.Presidente que traiu seus eleitores de forma escandalosa,uma aberração.Não pode se eleger mais.E não vai


Patricia

2020-08-14 23:47:49

Acha mesmo que é só a preocupação eleitoral que move o PR? Não, desidratar o pacote é livrar os rebentos da cadeia e impedir que eles fiquem inelegíveis. Sim, pq quando foi que esses caras já trabalharam na vida? Nunca. E mais, quando for conveniente, Bolsonaro e Lula darão as mãos publicamente e dirão que tudo o que disseram sobre eles foi invenção da extrema imprensa. Não existem adversários e muito menos inimigos na política.


Jose

2020-08-14 23:11:38

Leitores..,sigam sempre o meu conselho. Consigo ver longe. Falo que o Bozismo = Lulismo desde fevereiro de 2019. Desde então todas as minhas previsões estavam corretas.


Roberto

2020-08-14 21:15:55

O medo que o Congresso tem do juiz Moro é explícito. Ainda bem que a população brasileira sabe disso.


Vimar

2020-08-14 19:17:20

Político é igual a leite: estraga fácil.


Nunes

2020-08-14 19:02:42

É uma vergonha! Pais de corruptos protegendo corruptos. Até quando...


Rafael

2020-08-14 17:58:54

São bolsopetistas mesmo



Notícias relacionadas

Israel destrói rede de túneis do Hezbollah no sul do Líbano

Israel destrói rede de túneis do Hezbollah no sul do Líbano

Redação Crusoé
28.04.2026 18:32 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Ninguém mais acredita na Justiça — e isso muda tudo

Ninguém mais acredita na Justiça — e isso muda tudo

Maristela Basso
28.04.2026 17:24 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O manual do eleitor sem dono

O manual do eleitor sem dono

Roberto Reis
28.04.2026 17:03 6 minutos de leitura
Visualizar notícia
68% ainda não sabem quem governa Minas, aponta Quaest

68% ainda não sabem quem governa Minas, aponta Quaest

Redação Crusoé
28.04.2026 16:12 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Grupo Master compra rede de supermercados e amplia zona de atuação na região Sul do Brasil

Grupo Master compra rede de supermercados e amplia zona de atuação na região Sul do Brasil

Visualizar notícia
Fôlego financeiro para os brasileiros: Governo planeja liberar uso de FGTS para pagamento de dívidas

Fôlego financeiro para os brasileiros: Governo planeja liberar uso de FGTS para pagamento de dívidas

Visualizar notícia
Suspeito de desviar quase R$ 100 mil é detido pela Polícia Federal em Caxias

Suspeito de desviar quase R$ 100 mil é detido pela Polícia Federal em Caxias

Visualizar notícia
Shakira ficará na mesma suíte que recebeu Lady Gaga e Madonna antes de show no Brasil

Shakira ficará na mesma suíte que recebeu Lady Gaga e Madonna antes de show no Brasil

Visualizar notícia
Do corpo à mente: especialistas revelam benefícios da banana no organismo humano

Do corpo à mente: especialistas revelam benefícios da banana no organismo humano

Visualizar notícia
Atenção! WhatsApp vai parar de funcionar a partir de setembro em alguns aparelhos celulares

Atenção! WhatsApp vai parar de funcionar a partir de setembro em alguns aparelhos celulares

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso