A "solução salomônica" nas homenagens dos deputados paranaenses
Os deputados estaduais do Paraná aprovaram, na terça-feira, 28, a concessão do título de cidadão honorário do estado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O título não é diferente do que os que outras bases bolsonaristas vêm aprovando em outros estados como Minas Gerais, mas nesta vez predominou uma "solução salomônica" dos deputados. Ao mesmo tempo em...
Os deputados estaduais do Paraná aprovaram, na terça-feira, 28, a concessão do título de cidadão honorário do estado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O título não é diferente do que os que outras bases bolsonaristas vêm aprovando em outros estados como Minas Gerais, mas nesta vez predominou uma "solução salomônica" dos deputados.
Ao mesmo tempo em que aprovaram o título a ele, garantiram o mesmo título a André Mendonça e Dias Toffoli, ministros do Supremo Tribunal Federal. Humberto Martins, do Superior Tribunal De Justiça (STJ), também teve a honraria concedida.
A votação do título para Bolsonaro foi capitaneada por parlamentares do seu partido, o PL, enquanto parlamentares da oposição deixaram o plenário, justamente para não se flagrado votando a questão. Logo após a votação, no entanto, eles voltaram para votar a concessão da mesma titulação aos magistrados.
Como tudo que envolve a figura do ex-presidente, o debate foi cercado de apupos pró e a favor do seu nome. “É lamentável, vergonhoso, ver a Assembleia aprovar o título de cidadão honorário do Paraná para um ex-presidente que tanto mal fez ao nosso Brasil”, disse Arilson Chiorato, do PT.
“Bolsonaro foi o melhor presidente que este país já teve. Foi um despertar da direita, que é nítido quando vemos ele caminhando pelas ruas e recebendo o carinho das pessoas. Nosso país estava em constante crescimento em sua gestão. Ele é amado pelos paranaenses e merece todas as homenagens”, discursou Ricardo Arruda (PL), um dos autores da comenda a Bolsonaro.
As comendas ao ex-presidente são também atos políticos que sua base usa para se reorganizar. Em agosto, o governador mineiro Romeu Zema (Novo) foi até a Assembleia Legislativa do estado entregar ao Bolsonaro o título de cidadão honorário mineiro, que ele mesmo sancionou. A proposta havia sido apresentada por um deputado em 2019, considerando o atentado sofrido em Juiz de Fora à época de sua primeira eleição presidencial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
100413CAIO02
2023-12-01 13:48:00Simplesmente ridículas estas homenagens. Até a falecida Marisa Letícia e a Janja, já foram "homenageadas". Nada mais que lixo as atuais comendas...
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-12-01 09:30:20Que vergonha. Os bolsomínios continuam agindo. Isso mostra que os políticos continuam dando espaço para a polarização. BOZO vem para o Paraná e é tratado como ´mito. Temo por esse joguete.
JOSE CLAUDIO DE O. FILHO
2023-11-30 19:43:12Estes títulos de uns tempo para cá, aliás já tem tempo, virou um lixão a céu aberto. Não tem importância nenhuma. Não é passagem garantida para nada. Só se for como passaporte para o inferno. Se tornou uma coisa ridícula, oferecida como cortesia por políticos pústulas para seus pares.