Reprodução

A origem política do maior incêndio florestal da história da Bolívia

21.08.19 12:40

No Brasil, autorizações para queimadas controladas não podem ser dadas durante períodos de seca, como o atual. Na Bolívia, essa precaução não existe.

“Aqui, as permissões são concedidas ao longo de todo o ano e não há um órgão que possa avaliar os pedidos usando critérios técnicos e científicos”, diz o boliviano Miguel Crespo, diretor da Probioma, uma instituição privada focada em desenvolvimento sustentável na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. “Muitas das autorizações são entregues para pequenos agricultores que apoiam o governo de Evo Morales. Outras são para a expansão do agronegócio.”

Uma lei de 2015 autorizou a destruição de até 20 hectares para a produção agrícola. No início de julho, o presidente Evo Morales promulgou um decreto em que permitiu as queimadas controladas. Atualmente, a Bolívia está registrado o maior desastre ambiental de sua história, com cerca de 500 mil hectares consumidos pelo fogo (foto).

Outro problema no país vizinho é que as multas para quem queima a floresta sem autorização são muito baixas, entre 10 dólares e 60 dólares por hectare. “Há uma certa intencionalidade em tudo isso, porque o governo quer ampliar a área agrícola e agropecuária até 2025, de 3 milhões de hectares para 10 milhões de hectares”, diz Crespo.

Segundo a empresa de previsão meteorológica Metsul, em Porto Alegre, o incêndio em Roboré, no leste da Bolívia, contribuiu significativamente para o corredor de fumaça que alcançou o norte do Paraná e o estado de São Paulo nessa segunda-feira, 19.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Passou da hora de construir um muro entre o brasil e esses produtores de coca. Essa gente só nos causa problemas. Nesta pauta eu sou de ultra-direita... mas não aceito ser capacho de D. Trump, o bebê chorão, o menino mimado.

  2. Até agora a grande mídia brasileira nao registrou esse fato talvez porque esteja muito ocupada atacando Bolsonaro e Ricardo Salles.

  3. Por que será que a Europa não está preocupada com esse crime ambiental da Bolívia?? Por que as ONGs não estão fazendo manifestações contra esse crime ambiental??

  4. Não, será que vcs não estão enganados com essa reportagem? A grande mídia disse que a fumaça que atingiu os estados estão relacionadas com a queimada da nossa floresta amazônica. Infelizmente a nossa floresta é de uma complexidade política tamanha, que nenhum dos nossos governantes teve jogo de cintura para trabalhar essas questões ambientais. E novamente o Brasil é vendido lá fora como irresponsável.

  5. Aqui tb há um certo estímulo pras queimadas, a multa do IBAMA prescreve em 5 anos, isso fica fácil pra impunidade com um judiciário lento.

  6. Bastou trazer a público o discurso sobre qual é a verdadeira atuação de ONGs na região Amazônica para o Brasil virar vilão do meio ambiente no exterior? Será coincidência?

  7. Ué quer dizer que o Bolsonaro tá botando fogo até na Bolívia? Cadê a Ângela Merkel e os esquerdistas que não vêem isto. Ou só os incêndios do Brasil é que produzem fumaça.

    1. O Eco Morales manda botar fogo para depois mandar fazer plantação de coca para alimentar ainda mais sua fortuna.

  8. Não está em disputa o fato de as queimadas na Bolívia terem contribuído para a "noite de dia" e a "chuva com fuligem" em São Paulo. Mas este artigo menospreza o papel do aumento de 82% nas queimadas no Brasil neste ano em comparação com 2018 segundo análise do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Repito: Segundo dados produzidos pelo Estado Brasileiro, registramos um aumento de 82% nas queimadas neste ano em comparação ao mesmo período de 2018.

  9. Interessante, essa ONGs estão aqui desde sempre com discurso de proteção da amazônia, mas todo ano o número de queimadas nunca diminui, cada dia uma floresta do tamanho de São Paulo é destruida. Como não acabou tudo ainda? Perguntar nao ofende: o que essas ONGs fazem com tanto dinheiro que recebem dos governos de outros países.

    1. Vdd, que essas inúmeras ONGS se manifestem e divulguem o trabalho que fizeram. Se for um bom trabalho e se for de interesse do Brasil, quem sabe as verbas sejam revistas, por parte do governo brasileiro!

  10. Noruega e Alemanha deveriam para de se preocupar com desmatamentos imaginários e focar nas queimadas reais e propositais na Bolívia 🔥🔥🔥

    1. CONCORDO ADOLFO . Aqui no Brasil , o IBAMA fiscaliza e as multas são altas . 🇧🇷

  11. A culpa é do Bolsonaro. Os dinossauros foram extintos por culpa dele também. A imprensa todo dia chama o brasileiro de idiota e os meus irmãos compatriotas (uma certa parte) batem palma e deixam serem incitados com isso. Depois o presidente os chama de idiota úteis e ficam de chororô.

  12. Eu não gosto da maneira de ser do Evo Morales, mas como condená -lo por querer produzir e alimentar seu povo ? Ofereçam soluções reais, não apenas esmolas, para eles viverem com dignidade.

    1. Alimentar seu povo? Quem disse que ele quer produzir para o mercado interno?

  13. Vamos primeiro resolver nossos problemas politicos, ambientais, gravissimos, tipo Mariana, Brumadinho, stf, etc ... para depois se preocupar con los vecinos.

    1. Vai procurar uma árvore pra copular com você que o país ganha mais

  14. Tudo indica que foram os PTistas revoltados, querem agora tocar fogo no mundo, a começar pelos paises que adotaram. Próximo incendio o polo sul, antartida. Estão com plano diabólico de enxugar todo gelo do hemisfério sul.

Mais notícias
Assine agora
TOPO