Agência Brasil

A pena leve do BC com um banco citado na Lava Jato

15.06.19 09:45

A única decisão do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, responsável por julgar os processos instaurados pelo Banco Central sobre irregularidades envolvendo bancos, no âmbito da Lava Jato, sugere que o crime compensa. Por não implementar uma política de controle interno rígida, não comunicar movimentações suspeitas, e também não averiguar quem eram seus clientes, o banco Confidence foi multado em cerca de 18 milhões de dólares.

Condenado por ter sido usado pelo grupo ligado ao doleiro Alberto Youssef (foto) para lavar dinheiro por meio de contratos de câmbio, o Confidence recorreu e viu a multa cair para cerca de 1,8 milhão de dólares, 10% do valor estipulado inicialmente.

Como mostrou Crusoé, após as descobertas da Lava Jato, o Banco Central instaurou 16 processos para apurar se instituições financeiras permitiram que grupos criminosos usassem contas em suas agências, contratos de câmbios ou outros tipos de transação para lavar dinheiro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A cultura brasileira vai soltar o goleiro Bruno, pq não daria 90% de desconto para um banco infrator ! É o mesmo principio do bonzinho ...

  2. Brasil, paraíso dos bancos. Quando a economia vai bem, os bancos ganham fortunas; quando vai mal, aí é que enchem o r@bo de dinheiro...

  3. Tem que pegar esses conselheiros que atuaram nesse caso e prender todos eles e fazer eles pagarem o restante da PENA do banco. Quanto ao Banco, além de ter que pagar na INTEGRA, deva ser IMPEDIDO DE OPERAR NO BRASIL

  4. Cairemos de costas ao descobrirmos (pq ñ será esse jornalismo de esquerda q nós contará) q o spread bancário é altíssimo ñ porque somos inadimplentes, mas pelos "mensalinhos" e mensalões repassados à funcionários públicos do judiciário e do legislativo, alimentando o ciclo vicioso da corrupção. Aí veremos q o Rachid é oficial

  5. Realmente, aqui o crime compensa, e muito! Imaginar um banco ter que pagar 18 milhões de dólares já ficou barato. Mas, após recurso, conseguir diminuir pra apenas 10%, virou "dinheiro de pinga", como se diz. Só espero que ainda a LAVA-JATO possa recorrer e, pelo menos trazer de volta o valor original Que, repito, ficou barato!

  6. Eitcha Crusoé, tá pisando na bola. Cadê o jornalismo? Faltam nomes dos conselheiros que canetaram a parada. Banco Confidence é PJ. O povo quer a notícia completa. Quem são os donos?

    1. Eu fui bancário muitos anos e aprendi que cada Banco têm uma Diretoria. ou não?

  7. Se o BC frustrasse as investigações de lavagem de dinheiro, as IFs estariam blindadas e o custo de se engajar na corrupção seria baixo, enquanto o lucro seria alto. O CRSFN ainda oferecia uma segunda camada de proteção, caso a primeira falhasse, além de ser uma fonte propícia para se vender vantagens. Se não fosse o descuido dos oompa-loompas, o Petrolão estaria de pé até hj, pq uma eventual utilização do BC para blindar o esquema mostra a sofisticação deste.

  8. O lulopetismo é onipresente, eles não distinguem público de privado. Se eles aparelharam o Estado inteiro, pq não aparelhariam o BC? O desenho do CARF parece feito sob medida para contornar dificuldades impostas pela rigidez normativa e isto só torna mais suspeito ainda o BC não ter investigado as condutas criminosas da IFs que sustentavam a lavagem de dinheiro, nem deixar chegar na instância amiga e benevolente eles deixavam, o BC tem cara de ser um nodo da rede de corrupção.

  9. Precisamos decidir: queremos um estado LIberal, corrigindo as distorções sem quebrar as instituições, as empresas, fragilizando, por conseguinte, a economia, os empregos, as oportunidades de negócio e trabalho? Ou queremos ser governos controladores com discurso comunista punindo as pessoas e, SOBRETUDO, quebrando as Empresas? Inglaterra protegeu o HSBC que recebeu e muito dinheiro do tráfico de drogas do México, Alemanha protegeu na medida justa suas empresas que mentiram sobre Poluentes.

    1. Luis carlos, tem sim gerentes do bradesco envolvidos. Estão sendo apurados e ja saiu na midia. Talvez você não tenha visto. Do itau não li nada por enquanto. Abraços

    2. Itaú e Bradesco não têm nada a ver com Lava Jato. Nada há na imprensa sobre este assunto. Fale somente o q vc sabe.

Mais notícias
Assine agora
TOPO