A loteria que João Doria pretende criar
O governador de São Paulo, João Doria (foto), enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa pedindo autorização para obter mais de cinco bilhões de reais em empréstimos para aplicar em diferentes obras e projetos no estado e criar uma loteria estadual para financiar programas sociais. Com a proposta, Doria pretende turbinar o caixa paulista no...
O governador de São Paulo, João Doria (foto), enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa pedindo autorização para obter mais de cinco bilhões de reais em empréstimos para aplicar em diferentes obras e projetos no estado e criar uma loteria estadual para financiar programas sociais.
Com a proposta, Doria pretende turbinar o caixa paulista no último ano do governo, quando ele planeja se licenciar do cargo para concorrer à Presidência da República e seu vice, Rodrigo Garcia, também do PSDB, deverá disputar a sucessão no estado.
No projeto encaminhado aos deputados estaduais, o governo tucano afirma que a "Loteria Estadual de São Paulo" tem como objetivo "ampliar as fontes de financiamento para importantes políticas sociais" destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
No ano passado, o Supremo Tribunal Federal acabou com o monopólio da União para operar loterias, abrindo caminho para que os estados também possam usar os jogos para reforçar seus cofres. Desde então, os governos do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio de Janeiro já registraram iniciativas para criar suas loterias regionais.
Só em 2020, a União arrecadou 16,7 bilhões de reais com seus jogos. Quase metade do valor foi destinada para investimentos em áreas como saúde, educação e segurança. A entrada dos estados no setor preocupa o governo federal, que vê risco de queda de receita por causa de loterias concorrentes.
No mesmo projeto, que ainda precisa ser discutido e votado na Assembleia paulista, Doria pede autorização para buscar até cinco bilhões de reais em empréstimos com bancos nacionais para aplicar em obras de mobilidade urbana, rodovias e de infraestrutura em saúde, educação e segurança pública.
O projeto prevê ainda outro empréstimo de 256,5 milhões de dólares para financiar investimentos em tecnologia da administração estadual e mais 500 milhões de dólares para serem apresentados como garantias a empréstimos que serão feitos para obras de saneamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Heitor
2021-06-14 20:22:50O dinheiro das loterias deveria ser usado em vacinas
Nyco
2021-06-14 13:58:36Entidade Paulo Palhaço escute: o calcinha-colada genocida é diretamente responsável por SP deter o recorde de mortes por covid. É que a vachina da China é apenas uma espécie de placebo, não funciona, não causa reação é fake.
MARCOS
2021-06-14 12:31:29Vai pegar empréstimo para gastar na sua tentada eleição à presidência e quem vai pagar esse empréstimo é o povo paulista.
Marcos
2021-06-14 10:27:11Ele quer mais dinheiro para sua campanha eleitoral e e já fracassada kkkk Esse calcinha aperta vai se fuder politicamente Porque bilionário ele já está ! Fora o dinheiro da China que vai entrar de montão pra sua eventual eleição Deus me livre
Inês
2021-06-14 10:27:11Calcinha apertada está desesperado o velho slogan "que importa é salvar vidas," acabou, agora terá de prestar contas ao TCU das verbas recebidas do governo federal para combater o vírus chinês criado em laboratório. A máscara caiu, haja óleo de peroba para a cara de pau.
Fernando
2021-06-14 10:26:35Com um governo federal "podre" e incompetente, está mais do que na hora de São Paulo se desgarrar financeiramente de Brasília, que só suga nosso Estado.
Fabio
2021-06-14 10:19:20Mais um imposto, mas esse é para os tolos somente.
Jose
2021-06-14 09:13:29Boa idéia. É assim que vários países geram mais recursos para investir na melhoria de vida das pessoas.