A irritação de Guedes com o Planalto
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), garantiu a auxiliares e interlocutores que permanecerá no cargo, pelo menos por ora. Mas não escondeu sua insatisfação com a área política do governo. A auxiliares, Guedes reclamou que ministros e assessores palacianos não entendem que as reformas precisam ser "ousadas", e acabam convencendo o presidente Jair Bolsonaro...
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), garantiu a auxiliares e interlocutores que permanecerá no cargo, pelo menos por ora. Mas não escondeu sua insatisfação com a área política do governo.
A auxiliares, Guedes reclamou que ministros e assessores palacianos não entendem que as reformas precisam ser "ousadas", e acabam convencendo o presidente Jair Bolsonaro a suavizar as propostas.
Segundo interlocutores, o titular da Economia vem ressaltando que, se as reformas não forem apresentadas logo e de forma robusta, as perspectivas de crescimento da economia poderão cair, afetando a imagem de Bolsonaro.
O foco de insatisfação mais recente envolve a reforma administrativa. Guedes queria uma proposta audaciosa. Ministros palacianos, porém, atuam para convencer Bolsonaro a retirar pontos polêmicos da PEC.
Por outro lado, como Crusoé revelou, ministros palacianos relatam desconforto com as recentes declarações de Guedes, como a de chamar servidores públicos de parasitas e a sobre a ida de empregadas domésticas para Disney.
No Planalto, a avaliação de alguns ministros é que qualquer outro auxiliar seria demitido pelo presidente, caso emitisse declarações como as que o titular da Economia deu nas últimas semanas.
Diante da insatisfação de Guedes e das críticas de outros ministros ao titular da Economia, foi que Bolsonaro resolveu fazer um desagravo ao ministro durante a posse do general Braga Netto na Casa Civil ontem.
“Se Paulo Guedes tem alguns problemas pontuais e sofre ataques, é muito mais pela sua competência do que por possíveis deslizes, que eu também já cometi muito no passado", afirmou o presidente.
"O Paulo não pediu para sair, tenho certeza que de que ele vai continuar conosco até o último dia. Ele não é militar, mas foi um jovem aluno do colégio militar de Belo Horizonte”, emendou Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JOAQUIM
2020-02-21 20:36:15Paulo Guedes está irritado porque não está conseguindo impor integralmente a agenda firmada com o capital.
Paula
2020-02-19 19:46:46Imensos são os problemas do país e a turma perde tempo com bobagens como as falas do Ministro que todos sabemos não tem nada demais.
Juscelo
2020-02-19 19:20:17Apoio incondicional o Ministro Guedes, entretanto a pressão “ política “ é uma praga nesse país, interesses particulares arrebentam para a rigorosa implantação das medidas. Haja força, vigor e paciência para homens como PG,SM,JB.
Luís
2020-02-19 18:44:39Bota esses políticos corruptora FDP na cadeia e façam o que tem que fazer. Esses esquerdopatas articulam o quanto podem para ferrar o governo Bolsonaro Aja paciência!!! cadeia neles Viva Paulo Guedes Viva Jair M Bolsonaro
Volf MS
2020-02-19 18:41:56É muito fraco, não tem um histórico de serviço em economia de governo. Chama o Edmar Bacha, Pérsio Arida, ou melhor o Henrique Meirelles que tem experiência e conseguiu aguentar a incompetência e roubalheira do Lula e manter a economia nos trilhos.
Helio
2020-02-19 18:18:53Sou Guedes e não abro mão . Se sair ele é Moro , tem chance do Bolsonaro de não terminar o mandato... Perde apoio da população
Maria
2020-02-19 17:54:00Está certíssimo o ministro Paulo Guedes. O presidente é muito papudo mas sempre amarela no final. Fez uma Reforma da Previdência mequetrefe, porque não teve bolas para ousar. Parece que não conhece o Congresso picareta que tem.
Tania
2020-02-19 17:43:42Ministro a população está ao seu lado, confiamos no seu trabalho. Fique firme e longe destes chupins e invejosos.
Massaaki
2020-02-19 17:38:12Início do fim?
Eduardo
2020-02-19 16:57:56Fontes: revista caras, uol, furo de São Paulo, Contigo, mama Bruscheta, Leão Lobo, Nelson Rubens e hora da venenosa da Record.