Adriano Machado/Crusoé

A importância do tempo de TV e rádio para Bolsonaro em 2022

12.12.21 12:06

Com um discurso antiestablishment e impulsionado pelas redes sociais, Jair Bolsonaro elegeu-se ao Planalto em 2018 sem precisar fazer grandes aparições nos meios de comunicação convencionais — chegou ao segundo turno sem participar de debates e com meros oito segundos diários de propaganda eleitoral gratuita. Mas, em 2022, com a bagagem de uma gestão danosa na pandemia e próximo ao Centrão, o presidente precisará de inserções consistentes na televisão e no rádio.

Cientistas políticos e aliados do Planalto creem que, no projeto de reeleição, Bolsonaro terá de recorrer aos meios tradicionais porque tanto ele quanto a militância extremista devem enfrentar percalços no meio digital. Embora tenha mais influência em todas as redes e canais de mensagens instantâneas do que seus principais oponentes — Lula e Sergio Moro –, o presidente pode perder o acesso a essas mídias.

O risco está estampado em inquéritos que o miram. Na semana passada, ao autorizar a investigação de Bolsonaro pela falsa associação entre vacinas contra a Covid-19 e o aumento de chances de infecção pelo vírus da Aids, Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, consultou a Procuradoria-Geral da República sobre a possibilidade de pedir a suspensão dos perfis do presidente nas redes. O órgão, no entanto, ainda não se manifestou.

Bolsonaro externou preocupação nesta semana em um inflamado discurso contra o ministro do STF, em cerimônia alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. “Será que vão querer bloquear minhas mídias sociais? A mídia social em que mais interajo no mundo? Vão querer quebrar uma perna minha? Isso é democracia? Não é. Isso é jogar fora das quatro linhas (da Constituição). Ninguém quer jogar fora das quatro linhas. Nós queremos respeito. Mais do que queremos, exigimos. Por favor, não extrapole”, disse.

Seus aliados, na outra ponta, estão seriamente comprometidos nos inquéritos que investigam a atuação de uma organização criminosa nas redes sociais para fragilizar a democracia e a difusão de notícias falsas e ameaças a ministros do STF. Nessas investigações, nomes como Allan dos Santos, Bernardo Küster e Leandro Ruschel, além de canais como Te Atualizei e Bolsonéas e políticos, a exemplo de Daniel Silveira e Gil Diniz, chegaram a ter os perfis suspensos.

Bolsonaro defendeu até mesmo na Cúpula pela Democracia, promovida por Joe Biden, as “liberdades de pensamento, associação e expressão, inclusive na internet”. “É algo essencial para o bom funcionamento de uma democracia saudável. Valorizamos o direito de todos de expressarem suas opiniões e de serem ouvidos”, afirmou na sexta-feira, 10, ignorando o fato de que integrantes da militância foram barrados nas redes por dar sustentação ao chamado “Gabinete do Ódio”.

Mas não é só. Há preocupação, ainda, com a fiscalização do Tribunal Superior Eleitoral em 2022. Os meios tradicionais, na minha opinião, ainda fazem muita diferença, porque as mídias digitais apenas reverberam os grandes debates. São televisão e rádio que os pautam”, diz o professor Ranulfo Paranhos, da Universidade Federal de Alagoas. E ele precisa disso porque talvez tenha o alcance restringido em WhatsApp e similares pelo aumento da fiscalização do TSE sobre disparos em massa”, prossegue.

Alexandre de Moraes, que presidirá a corte nas eleições, prometeu não tolerar disparos em massa no pleito, diferentemente do que ocorreu em 2018, ainda que a estratégia já fosse proibida à época. “Se houver repetição do que foi feito em 2018, o registro será cassado, e as pessoas que assim fizerem isso irão para a cadeia por atentarem contra as eleições e a democracia no Brasil”, alegou o ministro durante o julgamento no TSE de ações contra a chapa Bolsonaro-Mourão. “A Justiça Eleitoral, assim como toda a Justiça, pode ser cega, mas ela não é tola. Não podemos criar de forma alguma um precedente avestruz, ‘ah, não ocorreu nada’. Todo mundo sabe o que ocorreu, todo mundo sabe o mecanismo utilizado nas eleições e depois das eleições“, acrescentou Moraes. O recado foi claro.

Diante do contexto, a aliança com PL, Progressistas, Republicanos, além de outros integrantes do Centrão, virá a calhar em 2022, uma vez que a presença dos partidos na coligação ampliará, substancialmente, o tempo de tevê e rádio do presidente. É espaço para Bolsonaro explicar as medidas equivocadas do governo — algo que não precisou fazer em 2018 — e alcançar aqueles que, sem os meios convencionais, não alcançaria.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Em 2018, Alckmin tinha um monte de tempo de rádio e TV, deu no que deu! Com JB, pelo conjunto da infame obra, deve ser muito pior!

  2. Os comentários de 1 a 3, retro, de Paulo, disse tudo. A república não pode ser vilipendiada e a própria democracia através de práticas assimétricas que desvirtuam o resultado das eleições pelo disparo de fake news nas redes sociais. Quem assim obter um mandato eletivo é um mandato fraudado cujo registro deve ser cassado e o candidato preso por prática de crime eleitoral. Parabéns para o em. Ministro Alexandre de Morais e ao TSE se, de fato e de direito, não permitirem a nefasta prática em 2022.

    1. PAULO o criminoso covarde de perfil mais falso que sua certidão de casamento quer enquadrar alguém sob anonimato . realmente A IGNORÂNCIA É OUSADA kkkkkkk.

    2. *O RESTO DEIXA COMIGO. Mas sejam específicos, externando que querem resolver comigo CARA A CARA. É só o Nyco, que mora em Brasília, dizer o nome, e eu tomo às providências. Do mais vou continuar humilhando vcs bolsonaristas. É a lei do mais forte e do mais capacitado. Aqui onde eu moro, situações como essa é definida como: QUEM PODE MAIS CHORA MENOS. Moro Presidente 🇧🇷

    3. ... propagaram medicamentos ineficazes, podem mandar me prender? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 A minha vontade, é de encher vcs dois merdinhas de porrada, para aprenderem a serem corretos na vida. Aqui na Crusoé, tem o PAULO MEIRELES. Aqui não tem espaço para fake news e eu não tenho medo, nem do Bolsonaro, que logo será preso, muito menos de 2 bostinhas, como vc e o Nyco. Podem ameaçar à vontade. Agora se quiser resolver algo comigo, fala para o Nyco escrever o nome. O resto deixa comi Moro 🇧🇷

    4. FRANCISCO, ameaçar alguém de prisão num debate, é o último refúgio dos covardes cínicos. Eu nunca tive qualquer problema com a justiça. Então o Bolsonaro, um cara implicado com rachadinha, que responde a centenas de processos, tem o poder para prender um cidadão de bem? Pelo que sei não vivemos na ditadura. Francisco e Nyco (pede para o Nyco ser homem e colocar o nome como eu fiz, e vou fazer novamente), dois bolsonarista que advogam contra às vacinas, ...

    5. Então seu bostinha, repito, se tem alguma diferença q queira resolver comigo, me passa o seu nome e vamos resolver como homens. Aqui na quebrada é assim. #s a gente resolve cara a cara. Eu posso me dar mal algum dia, assim como vc. O dia q alguém se aventurar a fazer injustiça comigo, vai ser o último dia da minha vida como eu sou hoje, respeitador das leis. Depois disso, eu vou caçar o sujeito como um rato. O cara pode me matar, ou eu posso matá-lo. Eu ñ jogo p/ perder. Paulo Meireles

    6. Vou te externar uma coisa, Nyco. Eu não estou acostumado com o ambiente virtual, onde um moleque que segundo levantei, não aguenta um tapa, ameaça COVARDEMENTE. Se tem alguma coisa que queira resolver comigo, seu bostinha, me passa o seu nome e vamos resolver. Aqui na quebrada onde eu moro, eu lido com bandido de verdade, daqueles que vc tem que impor respeito. Vc não sabe como meche comigo uma coisa dessas. Falar q eu vou me dar mal um dia, é risível. A longo prazo, todos estaremos mortos.

    7. E outra coisa. Quando ameaçar um homem, seja homem e coloque o seu nome. Eu tenho 68% de probabilidade de saber quem vc é. Isso para mim é baixo. Então coloca o nome, não precisa nem do sobrenome. Quero ver se vc é macho...

    8. Nyco, vc está me ameaçando de cadeia? Então seja específico. Por que eu devo ser fisgado pelo bolso, e depois ir parar na cadeia? Isso é forte, seu moleque. Vc está pensando que eu sou um moleque como vc? Se acha protegido pelo bolsonarismo, podendo então ameaçar os outros? Vou te dar uma chance. Nunca mais me ameace. Se me ameaçar novamente, esteja preparado para às consequências.

    9. Esse PAULO, platão traveco, é um deficiente mental e não perde por esperar. Eu já disse que ele será fisgado, primeiro pelo bolso, e posteriormente cadeia.

  3. Pode ganhar qq 1 dos 3 /4 e etc … Isso aqui ta tudo dominado !! Nunca vai mudar ! É feito para eles ; políticos !

    1. o problema não é liberdade de expressão e sim FAKE NEWS.... uma pessoa que faz uma coisa e diz que faz outra......só nao vê os cegos negacionistas ... uns negam a corrupção outros tambem a vacina....

  4. só idiotas não enxergam que foram as redes sociais que decidiram a eleição de 2018 . por que acham que a quadrilha e tentáculos pôdres querem silenciar as redes pró governo ainda o mal menor? para ficar mais fácil a volta da roubalheira . ditadores violentam os direitos do cidadão mas haverá reação não tenham a menor dúvida e rigorosamente dentro da lei esta escória será limitada . na democracia a minha liberdade termina quando inicia a sua e isto será rigorosamente cumprido quem viver verá.

    1. B) Bolsonaro pode buscar calar repórteres, através da sua segurança criminosa e seguidores lunáticos. Eu não me calo, nem aqui, nem em lugar algum. Como disse o delegado Alexandre Saraiva: "se tivesse medo de bandido, não seria delegado". Se eu tivesse medo de golpista e de bostas como vc, EU NÃO SERIA EU. Vai morder fronha noivinha do Bolsonaro.

    2. O Chiquinho, vc parece que está em um botequim de periferia após a quinta enrola a língua e não diz coisa com coisa, como as postagens do bronco mau caráter do planalto deves ser uma fake

    3. [COMENTÁRIO DA MATÉRIA] As redes sociais tem causado assimetrias no processo democrático, em virtude de idiotas como vc, que são presas fáceis para às fake news. Ninguém deveria ter liberdade para difundir fake news, pois é sabido por todos, que a mesma causou mortes no Brasil com o advento da pandemia. Um candidato que se sustenta com mentiras, é um candidato falido moralmente. Moro Presidente 🇧🇷

    4. 2- Sabe o q é Singularidade? Entende a relatividade de Einstein? Sabe qual é a 4a dimensão. Vc, como todo bolsonarista estúpido, ñ sabe nem o q é RNAm. Vc quer q eu entenda a sua limitação intelectual? Vamos lá. Pega uma calculadora, já que calcular de cabeça não deve ser o seu forte. Pensa num número, qualquer número. Número pensado ? Soma 127 Soma 253 Soma 1238 Subtrai 329 Subtrai 837 Subtrai o número pensado. O resultado é 452. Vc quer fazer graça comigo? Moro Presidente 🇧🇷

    5. 1- [RESPOSTA A CHORADEIRA ANTERIOR] CHIQUINHO, nas suas respostas aos meus contrapontos, vc não fala coisa com coisa. Faço uma observação para o [Nyco] e vc faz um comentário totalmente fora de contexto. Futuro chega cada vez mais rápido...Fazer essa colocação e nada é a mesma coisa. Vc para mim involuiu. Antes era somente um imbecil, agora é um imbecil bolsonarista. Quer subir o sarrafo? Vc sabe o que é computação quântica? Sabe o que é Crispr?

Mais notícias
Assine agora
TOPO