A festa de Netanyahu e a derrota da esquerda
O Partido Trabalhista, de esquerda, obteve apenas 6 cadeiras nas eleições da terça-feira, dia 9, para o Parlamento israelense, que tem um total de 120 assentos. O resultado pífio da esquerda, aliado à vitória da coalizão de direita, liderada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (foto), deverão deslocar o eixo político do país. "Em vez de uma...
O Partido Trabalhista, de esquerda, obteve apenas 6 cadeiras nas eleições da terça-feira, dia 9, para o Parlamento israelense, que tem um total de 120 assentos.
O resultado pífio da esquerda, aliado à vitória da coalizão de direita, liderada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (foto), deverão deslocar o eixo político do país. "Em vez de uma polarização entre direita e esquerda, a divisão será entre uma direita mais radicalizada e um centro moderado", diz o cientista político Guilherme Casarões, da Fundação Getúlio Vargas.
Em Israel, a esquerda é conhecida por ser mais propensa a um acordo com os palestinos e a direita, mais reticente. Com a última eleição, esse antigo critério para diferenciar os principais grupos políticos do país perde relevância.
"A esquerda israelense praticamente sumiu nestas eleições, entre outros motivos, porque ficou sem bandeiras", diz a historiadora Monique Sochaczewski, coordenadora acadêmica do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), no Rio de Janeiro.
Entre as atitudes da agenda de esquerda que não vingaram, Monique cita a retirada de tropas no sul do Líbano (área que acabou sendo ocupada pelos terroristas do Hezbollah), a saída de cidadãos e soldados da Faixa de Gaza (hoje controlado pelos terroristas do Hamas) e as seguidas tentativas de negociar com os palestinos um acordo de paz, as quais não prosperaram pela falta de interlocutores entre os árabes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
RONALDO
2019-04-11 12:11:49Lendo o último parágrafo, fica fácil entender a razão de a esquerda israelense ter desempenho pífio. Tudo que propuseram só prejudicou o próprio país. E lá os resultados das escolhas políticas refletem de forma dramática no dia a dia e quase imediatamente.
Roberto
2019-04-11 10:24:54A esquerda só faz *ERDA no mundo inteiro. Um sistema de governo que só se faz pela Forca,pelo Medo e pela Corrupção.
Ricardo GF
2019-04-11 06:31:01Mais uma derrota fragorosa dos vermelhos.
EDSON
2019-04-10 22:02:08lá às esquerdas perderam as bandeiras. aqui perderam o financiamento (também conhecida como teteas)
JOAO
2019-04-10 21:02:02Só faltou a opinião do Guga Chacra, o especialista do Oriente médio! Queria ver a cara dele.
Gilberto
2019-04-10 19:10:56A esquerda se rasga de tanto choro.
JOSHUA
2019-04-10 16:16:39Drusius! De volta à arena romana. Não quanto ao tema deste anúncio. Tenho lido você e sentido uma guinada primordial para o combate ideológico contra a esquerda, ao invés de foco nos resultados de governo. Esse combate está sem Estratégia, nem mesmo Táticas coordenadas, parecem mais escaramuças guerrilheiras sem real poder de fogo. E você embarcou nessa única trilha. Guerras são ganhas com planejamento, e o seu Tenente (Capitão reformado), não tem Curso da Escola de Comando e Estado Maior.
Drusius
2019-04-10 15:30:55Até os fãs de "Caras" tem que concluir que há um acordo tácito (às vezes expresso) entra as esquerdas no mundo, em especial na mídia e em sua derivação finalizadora da lavagem mental, os "institutos de pesquisa". Até ontem, 09 ABR 19, a coalizão de direita em Israel estava "em desvantagem" contra os trabalhistas. Qualquer semelhança com as eleições de 2018 aqui na Terra das Araras Vermelhas NÃO é mera coincidência. Al Jazeera é afilhada da Globo por lá. Göebbels deve estar a rir no inferno.
Elias
2019-04-10 15:24:09Meu comentário diz respeito a inscrição: escreva seu e-mail (enquanto leio as notícias). Não sei porquê. sou assinante por um ano já pago? Não entendi...
CLAUDIO
2019-04-10 14:54:26Mas como ? E o empate técnico que o Jornal Nacional anunciou ? será que a pesquisa foi feita pelo DataFolha ?