'A Disney não pode querer o dinheiro sujo de sangue da China', diz uigur
Há dois anos, a polícia chinesa sequestrou a irmã de Rushan Abbas (foto), uma uigur de 53 anos que cresceu na região autônoma de Xinjiang, no noroeste da China. Desde então, Rushan não tem recebido informações sobre sua irmã e suspeita que ela tenha sido levada para um dos campos de concentração mantidos pelo Partido...
Há dois anos, a polícia chinesa sequestrou a irmã de Rushan Abbas (foto), uma uigur de 53 anos que cresceu na região autônoma de Xinjiang, no noroeste da China. Desde então, Rushan não tem recebido informações sobre sua irmã e suspeita que ela tenha sido levada para um dos campos de concentração mantidos pelo Partido Comunista. No filme Mulan, da Disney, os produtores agradecem nos créditos finais o Departamento de Segurança de Turpan. O departamento comanda os campos de concentração na China e fica a menos de 200 quilômetros do local onde a irmã de Rushan foi raptada. "Pode ser que os produtores da Disney tenham visto o campo em que minha irmã está presa. Isso me deixa muito angustiada", disse ela, que fundou a ONG Campanha pelos Uigures nos Estados Unidos. Segue entrevista que Rushan deu a Crusoé pelo telefone.
Existe alguma possibilidade de que os produtores da Disney não tenham tomado conhecimento dos campos de concentração em Xinjiang quando gravaram a película?
Isso é impossível. A escolha de uma locação para rodar um filme é um passo vital. A Disney anunciou que estava filmando Mulan em agosto de 2018, um ano depois de campos de concentração entrarem em operação. Já havia notícias nos jornais e fotos de satélites mostrando os campos. A Radio Free Asia já tinha divulgado uma matéria sobre crematórios sendo construídos ao lado dos campos. Membros do Parlamento Europeu já tinham mencionado os campos. Qualquer pessoa que fizesse uma busca com a palavra "Xinjiang" àquela época na internet encontraria muita informação sobre os crimes contra a humanidade cometidos pelo regime comunista.
A situação em Xinjiang poderia ser ignorada por quem estivesse lá?
Já havia postos de controle em diversos caminhos. Câmeras de segurança estavam instaladas em todas as esquinas para monitorar as pessoas. E provavelmente os produtores viram os campos de concentração, porque eles estão exatamente na área em que o filme foi gravado.
A sra. está promovendo o boicote ao filme?
Não. Estou defendendo os direitos humanos. Também estou pedindo para que a Disney faça alguma coisa com humanidade. As pessoas que estão assistindo ao filme precisam cobrar a empresa para que ela tenha responsabilidade social, que preste contas à sociedade. A Disney não pode querer o dinheiro sujo de sangue da China. Não pode haver cumplicidade com o genocídio uigur.
A sra. tem tido notícias de sua irmã?
Não. Há quase dois anos não tenho notícias dela. O Departamento de Segurança de Turpan, que aparece nos créditos do filme, fica a 192 quilômetros da casa de minha irmã. Pode ser que os produtores da Disney tenham visto o campo em que ela está presa. Isso me deixa muito angustiada. Não sei se ela está viva ou não.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Manuel
2020-09-12 11:22:05Esse órgão internacional chamado ONU não serve para nada é atualmente um sistema corrupto onde fecha os olhos para as mazelas do mundo. Países capitalistas também são culpados por fecharem os olhos da mão escrava que existe lá e também em países subdesenvolvidos. Vaticano omisso e vendido igualmente. Progressistas, comunistas, esquerdistas, artistas de Hollywood e quase toda classe beneficiada por esses são uns canalhas.
Inês
2020-09-10 23:49:05Nas terras tupiniquim existe uma proximidade perigosa dos partidos esquerdistas com o comunismo, o vírus chinês foi uma pequena amostra desse regime aqui, onde imperou a intolerância, o ir e vir foi cerceado, cidadãos tornaram se vigilantes em denunciar outros em prol do estado, pessoas foram presas sem uma denúncia formal, então não podemos eleger esquerdopatas que adota essa ideologia.
Luiz
2020-09-10 16:46:19MORTADELAS = COMUNISTAS CHINELÕES
MARCELO
2020-09-10 15:24:33O mundo todo, ainda, vai pagar um preço muito alto por investir tanto na China.
Lucia
2020-09-10 15:22:49Comunismo absurdo.! Corrupção também
Sergio
2020-09-10 14:37:10Campos de prisioneiros ? Mortes por envenenamento ? Crematórios junto aos campos de concentração, então também são Nazistas, fascistas, isso é ditadura, regime comunista que não aceitam liberdades individuais nem de expressão. Esses corruptos que falam contra o Brasil e o presidente NÃO tem idéia do que seja ditadura. De qq forma o comércio, e a troca de tecnologia não podem ser feitos por estados e municípios sem a anuência do governo federal. Terras para exploração só com prazo definido.
Leandro
2020-09-10 14:06:10Século XXI !!!! quem imaginaria termos campo de concentração em algum lugar do mundo?!!!
Antonio
2020-09-10 13:53:37Mais uma "maravilha" do grande crescimento da China. Se até empresas como Disney decidem ignorar o que acontece naquele país, mais felizes e fortes se tornam os chefes do PC Chinês para continuar com práticas contra direitos básicos da população.