Agência Brasil

A cocada do general

10.03.21 08:40

Os gastos do presidente dos Correios, general Floriano Peixoto, têm provocado indignação entre funcionários que trabalham no setor de ressarcimento de despesas da estatal. Com salário bruto de 46,7 mil reais, Peixoto tem recorrido ao caixa da empresa para custear viagens caras e contas comezinhas do dia a dia. A lista inclui “petit gateau” e “cocada mole“.

Indicado por Jair Bolsonaro, Peixoto assumiu a presidência dos Correios em junho de 2019 com a missão de sanear as contas da empresa pública e conduzi-la a um processo de privatização. Logo ao assumir, o general elevou de 3,9 para 8,5 milhões de reais (117,95%) as despesas da empresa com o pagamento de salários e outras vantagens a seus dirigentes — incluindo ele próprio.

As viagens internacionais perfazem outra despesa relevante da diretoria. Onze dirigentes Correios, Floriano Peixoto entre eles, receberam um total de 254,4 mil reais apenas com diárias diárias internacionais para participar de eventos na Suíça, Portugal, Uruguai e Angola.

Quando foi anunciado por Jair Bolsonaro para o comando dos Correios, em junho de 2019, Peixoto integrava o primeiro time da chamada ala militar do Palácio do Planalto. Era ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ele recebeu a nova missão com satisfação. “Presidir os Correios me enche de satisfação, pelo grau de confiança do presidente“, declarou na ocasião.

O general anunciou que trabalharia para fortalecer os indicadores financeiros dos Correios. “Como isso acontecerá, cabe ao presidente da República. Minha missão é continuar a desenvolver a empresa.

A prometida privatização da estatal nunca deslanchou. E, pior, os velhos costumes do serviço público passaram a ficar ainda mais vistosos dentro de uma estrutura que, na verdade, deveria estar sendo enxugada.

Internamente, Peixoto agora é visto como motivo de chacota devido ao aumento de gastos. O cardápio do general, em especial, tem chamado atenção.

Às 14h02 de 29 de dezembro, antevéspera de Ano Novo, uma nota fiscal foi emitida em nome do general em um conhecido restaurante de Brasília especializado em frutos do mar. Além do buffet para duas pessoas, a nota incluía petit gateaus e cocadas de forno. A conta saiu a 279,20 reais. Naquele dia, a agenda oficial do general registrava “compromissos internos” na sede da estatal.

Floriano Peixoto também apresentou nota de 252,60 reais, assinada por ele próprio, referente a uma refeição em um restaurante italiano no Rio de Janeiro em 4 de janeiro de 2021. Naquele dia, de acordo com a agenda oficial, ele estava na cidade para reuniões e para uma visita ao Centro Cultural dos Correios.

As notas fiscais obtidas por Crusoé constam de pedidos de ressarcimento feitos pelo general que correm sob sigilo na burocracia interna da empresa.

Normalmente, as despesas pessoas do general e de outros executivos são mantidas dentro de uma caixa preta: os Correios se negam a divulgar informações sobre os gastos da diretoria. Crusoé tentou obter, por exemplo, dados gerais sobre ressarcimento de despesas com restaurantes, mas a resposta foi negada sob o argumento de a solicitação “não atende as determinações previstas no manual corporativo”.

Sobre os gastos do general reembolsados a partir das notas fiscais às quais a reportagem teve acesso, a estatal informou o seguinte: “As despesas em questão ocorreram durante reuniões de serviço realizadas fora das dependências da empresa, em razão do encerramento dos contratos de serviços terceirizados de copeiragem e da inexistência de restaurante interno. Para a realização de encontros como o questionado, portanto, recorre-se a estabelecimentos privados.

Crusoé também questionou a razão do crescimento de despesas dos Correios com seus dirigentes desde que Floriano Peixoto assumiu a estatal, mas para essa questão não houve resposta até o momento.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os “militares de Bolsonaro” são o que há de pior nas Forças Armadas! Definitivamente as Forças Armadas são constituídas de gente séria e competente, mas os que foram indicados para o governo me parecem ponto fora da curva! Onde ele arranjou essa tropa?? Cruzes...

  2. É difícil, mesmo, quando se quer falar algo e não há nada para falar. Petit Gateau e cocada? Nos tempos em que o POSTALIS foi saqueado, em que os carteiros somente entregavam "santinhos" de petistas e aliados (e não entregavam cartas e encomendas), estava tudo bem!

  3. Estes militares do governo Bolsonaro tem muita cara de pau. Deveriam tomar vergonha na cara e voltar pro quartel ou curtir a abundante aposentadoria

  4. É muita pequenez dizer que não lê mais revista porque não gostou da matéria. Não sou Bolsonaro, detesto esquerda, em especial petista. Mas racionalizar uma conta de 379,00 reais de um executivo? Isso não e6 jornalismo. Minha assinatura de um ainda tem uns seis meses. Não preciso mais vou cancelar. Só Respeito aí um ou dois. Os demais, lixo.

  5. Assino essa revista há três anos, mais por gostar de ler adiou o Mainard. Mas não dá mais. Criticar e ridicularizar um executivo por gastar 279,00 num almoço? Jornalista idiota. Fui gerente de banco por 26 anos o meu empregador me autizava gastar 1600,00 por mês com clientes e almocos

  6. Muita idiotice. O presidente dos Correios gastou279 00 num almoço e e6 criticado. Um almoço de verdade de executivo e dois ou três acompanhantes, idiotas não sai por menos de mil reais. ISSO AI É CONTA DE BUTECO

  7. três regras para o bom militar no brasil 1º- SABER PINTAR OS CABELOS> 2º-MASCAR CHICLETES(dois milhoes gastos com chicletes) E CAMINHAR EM LINHA RETA> 3º ARRUMAR UMA BOQUINHA SEJA EM QUE SISTEMA FOR.

  8. Discussão por mixaria. Um cargo desses requer muita responsabilidade e sem horário fixo. A pessoa não bate cartão ou desliga o telefone a noite ou aos finais de semana. Se fosse bebida alcoólica... deixem o cara comer cocada!

    1. implicar com sobremesa já é um exagero ou falta de assunto

  9. É por isto que os militares e políticos não desejam privatizar. Nós carregamos estes parasitas. A cultura de levar vantagem em tudo e dar desculpinhas esfarrapadas para os erros tem que mudar. Caráter mal firmado não muda! Com este governo mentiroso que está aí não vamos a lugar nenhum, assim como não fomos com o PT. Vamos laçar a campanha! NEM bolsonaro NEM lula! Já conhecemos o que não funciona! Vamos mudar o país! 2022 está aí! Não seja massa de manobra de oportunistas! Pense, vote conciente!

    1. A verdade é que os partidos, ou os caciques, que indicam os candidatos, nós, por isto não temos em quem votar. Como mudar?

    2. Nine e Minto são siameses. Um não vive sem o outro. Hoje percebemos que em todas as eleições, o grande vencedor é sempre o Beiçola.

    3. Quando esses DOIS foram eleitos, foi para mudar o país, ou você esqueceu ? O primeiro passou 25 anos pregando a moral e a ética e pregou mesmo não foi ??? O segundo prometeu acabar com a corrupção protegendo a Lava Jato, é tanto que tirou o rapaz do emprego dele e depois chutou e acabou com a Lava Jato.... e dar risada da pandemia. Vamos confiar, acreditar em quem mesmo???? Eu tou fora!!!! Não venha me dizer que o povo não sabe votar!!!!

  10. Interessante: quando uma reportagem é tendenciosa, nem vale a pena comentar. Perderam tempo tentando conseguir informações inócuas e se contentaram com duas notas fiscais. Pq não aproveitaram e colocaram, em número, o quanto Oa Correios cresceram sob administração do general? Fica fácil dizer o que querem sem se comprometer. Mostrem os números: estão disponíveis no Portal da Transparência. Vcs são piadas.

    1. Os Correios continuam tão ruins quanto na época petista! Não mudou nada, infelizmente! Serviço caro e péssimo!

    2. Já que pediram, não é preciso ir muito longe. SEGUE o link, caso tenham interesses na verdade e não em mentiras. https://lifestyle.r7.com/patricia-lages/analise-os-correios-devem-ser-privatizados-19082020?amp

    3. Jaime... a transferência total dos gastos públicos e o pressuposto principal no combate à corrupção. Falei gastos públicos, ou e preciso desenhar ?.

    4. Jaime, a transparências total dos agosto públicos, e pressuposto principal no combate à corrupção, ( falei gastos públicos, ou e preciso de desenhar ? )

    5. Jaime..compartilhe conosco os números e as suas análises comparativas. Estamos aguardando!

    1. Por comer um peti gateau e uma cocada! Mas você "lambe o saco" daqueles que roubaram DEZENAS DE MILHÕES DE REAIS do Postalis, fundo de pensão dos carteiros...

  11. Os Correios, q já foram tidos c/ empresa exemplar, degradam-se ainda + vergonhosamente nas patas desse moleque. Tem q ser privatizado antes q não sobre mais nada p/ fazê-lo. Esses "milicos" pilantras, "soldadinhos de chumbo", têm se saído muito bem como """marketing"""de desmoralização e humilhação do """exército do broncossauro""". O do BRASIL é aquele outro, o dos Generais CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ, FRANCISCO MAMEDE DE BRITO FILHO, EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS e mais alguns.

  12. Os Correios, q já foram tidos c/ empresa exemplar, degrada-se ainda mais vergonhosamente nas patas desse moleque. Tem que ser privatizado antes q não sobre mais nada p/ fazê-lo. Esses "milicos" pilantras, "soldadinhos de chumbo", têm se saído mto bem como """marketing"""de desmoralização e humilhação do """exército do broncossauro""". O do BRASIL é aquele outro, o dos Generais CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ, FRANCISCO MAMEDE DE BRITO FILHO, EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS e mais alguns.

  13. Conclusão: muito parecido com os governos do PT, o governo do Bolsonaro é uma desgraça, em qualquer direção que se olhe.

    1. Nine e Minto são irmãos siameses. Um não vive sem o outro.

    2. Enganou todo mundo o Minto, mente igual ou mais que lula. Me poupem

    3. concordo com você, peregrino, a direita bolsonarista trilhando a vala funda da corrupção copiando a esquerdalha, infelizmente não são muito diferentes 🥶😱😭

  14. Qdo 1 empreendedor pretende vender uma empresa, ele busca criar valor para a mesma, almejando o melhor negócio possível. Este general está analisando novos mercados para os Correios? Pelo que sei ñ. Ele está aumentando os custos da empresa, deteriorando os indicadores, o que resultará em: o governo continuar com esse abacaxi, ou vender a preço de banana. Para esse general acredito q tanto faz. Se continuarmos com esse abacaxi, ele continua com a vida principesca, se vender, vai p/ outra boquinha

  15. Correios precisa de privatização, com urgência. Presta um péssimo serviço à comunidade e ainda ficam promovendo o general da banda.

    1. Quando o Brasil só tinha os Correios, os serviços eram muito bons e confiáveis. Agora essa empresa está sofrendo um desaparelhamento tornando impossível competir com empresas particulares. Lembro como era barato enviar qualquer coisa por PAC. Tínhamos o SEDEX 24 que entregava encomendas em varias cidades do Brasil em 24 horas. Praticamente todas as cidades do Brasil são atendidas pelos Correios. Se você for pesquisar, várias empresas desse ramo não entregam em pequenas cidades do interior. E aí?

    1. Ah, isso acontece demais por aqui! E olhe que moro numa capital! Fora que os Correios já perderam duas cartas que escrevi a amigos... Só sabem entregar correspondência comercial e sempre com atraso... ou seja, se eu dependesse dessa porcaria, pagaria todas as contas atrasadas. É ineficiente, inoperante, sem credibilidade e custa muito aos nossos bolsos! Vende logo essa porcaria!

  16. Por que isso não sai na imprensa aberta? O capitão do Brasil, essa nau à deriva, precisa ser desmascarado juntamente com sua tripulação.

    1. Fica tranquilo, Wilde. Em 2022 Lula e o PT reassumem o controle e tudo volta à normalidade. Venezuela é para amadores, aqui é Cuba, coisa de profissional.

  17. Os generais de pijama continuam a desmoralizar as forças armadas. Quando os da ativa tomarão vergonha na cara e farão alguma coisa para proteger a população contra as ações genocidas dos bozistas?

    1. E quem mora em uma cidade de 3 mil habitantes vai ficar sem receber encomendas porque empresas particulares de entregas não atendem por não compensar financeiramente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO