Archivo Medios Publicos EP

A China olha para os dois lados na Venezuela

14.02.19 18:58

Depois que o jornal Wall Street Journal relatou que diplomatas chineses estavam se encontrando em Washington com representantes do presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, o Ministério de Relações Exteriores da China tentou desmentir a notícia.

Há várias razões para que a China, governada por Xi Jinping (foto), se aproxime de Guaidó. Mais de cinquenta países já reconheceram o deputado opositor como o presidente legítimo. Na quarta-feira, 13, Guaidó nomeou diretores para a PDVSA e para sua subsidiária Citgo nos Estados Unidos. “Se o sistema legal e financeiro internacional acompanhar as movimentações diplomáticas, isso significa que o governo de Guaidó poderia se tornar o responsável pelas dívidas e pelos contratos futuros de petróleo”, diz o pesquisador americano Evan Ellis, especialista nas relações entre a China e a América Latina no US Army War College. “Esses desdobramentos têm deixado a China mais cautelosa e mais próxima de Guaidó.”

Segundo Ellis, a China tem a receber mais de 10 bilhões de dólares dos venezuelanos em barris de petróleo. “Os chineses não querem repetir o erro que cometeram na Líbia e no Iêmen, lugares em que eles apoiaram ditadores que estavam perdendo legitimidade. Quando o governo mudou, eles perderam tudo”, diz Ellis.

Com muita corrupção e criminalidade, a Venezuela do ditador Nicolás Maduro também está longe de ser um paraíso para os chineses. “Muitos chineses já saíram do país por causa da insegurança. Projetos com o governo não saem do chão ou foram abandonados”, diz Ellis. “Para a China e para outros países, um governo mais eficiente e capaz de administrar o país melhoraria em muito o clima para os negócios.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Chineses não são ignorantes como muitos pensam. Podem ser ditadores, mas, dinheiro para eles vale muito ainda mais quando já foram caloteados uma vez num valor expressivo!

  2. Boa noite ! Eu acesso várias vezes ao dia tanto O Antagonista, quanto Crusoé, do qual sou assinante. Está um saco, quando vou ao O Antagonista, não conseguir ler sem interferência de anúncio da Crusoé. Da mesma forma Crusoé toda vez que busco acesso me pede e-mail e senha. Porra, como dizia Temer, tem que melhorar isso aí, viu !

  3. JKose. Nosso grande Eliezer Batista participou e foi um dos contratados, um dos idealizadores da FORMA como a China se tornaria a 1a. potência mundial em 20 anos, o que teria ocorrido em 2.016, mas a crise européia de 2008/9 - marolinha na visão do presidiário - retardou para 2.020/21 o título almejado. China comunista será a 1a. potencia operando no mundo capitalista, com planos de um grande brasileiro. Havendo boa fé tudo pode dar certo. Na época o Brasil tinha tudo pra se tornar a 3a. potenc

  4. O problema aqui e na Venezuela não é o comunismo, ainda que não assimilemos este "sistema". Aqui o problema é de índole de quem gosta do modelo, em sua maioria representantes corruptos e desqualificados como Ze Dirceu e Ruim Falcão. Glayse é Lula apenas são instrumentos, como o Adélio.

  5. Quando a corrupção tem como principais beneficiados os Generais fica mais difícil derrubar ditadores. Lembro sempre que um dos artífices do Socialismo do Sec. XXi foi - MARCO AURELIO GARCIA... as pessoas razoavelmente informadas sabem de que estou falando, assessor especial dos governos Lula e Dilma... Um canalha que esta morto, pena que não existe inferno,,,,

  6. Eu quero que a China se foda. Ela e toda sua burocracia repressiva. Não serve de exemplo. Nós queremos liberdade, Estado mínimo ou nenhum Estado, normas sociais claras e punição rigorosa para os infratores.

  7. Olhos puxados não são estrábicos. Visão de 180° demanda tomada de lado. A inércia oficial chinesa é pró establishment, no caso Maduro. Vão morrer com crédito podre na mão, mais uma vez, a continuarem assim.

  8. Ideologismos mambembes, idiotas e de a muito superados a parte, a China é a Segunda Economia do Mundo e maior credor da Primeira. Sim, dos EUA... Olhinho fechadinho não quer dizer otario, né? Otarios somos nós, no país mais fabuloso do mundo e na beira do abismo, tão larápios e sempre impunes são quase todos os nossos políticos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO