Leia a dura carta dos ucranianos de Portugal para Lula
A Associação dos Ucranianos de Portugal redigiu uma carta ao presidente Lula (na foto, com Janja), que irá para Lisboa para comemorar a Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril. A ideia deles é entregar o documento pessoalmente ao brasileiro. A carta, divulgada nesta segunda, 17, é escrita "em nome da Comunidade Ucraniana em...
A Associação dos Ucranianos de Portugal redigiu uma carta ao presidente Lula (na foto, com Janja), que irá para Lisboa para comemorar a Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril. A ideia deles é entregar o documento pessoalmente ao brasileiro.
A carta, divulgada nesta segunda, 17, é escrita "em nome da Comunidade Ucraniana em Portugal, nos países da União Europeia e nos mais de 8 milhões refugiados da Ucrânia". É uma resposta às diversas declarações desastrosas de Lula sobre o conflito. Quem a assina é Pavlo Sadokha, presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal.
Segue o texto:
"A Federação Russa organizou e está desde o ano de 2014 e mais intensamente a partir de 24 de Fevereiro de 2022, a realizar na Ucrânia um ato contínuo de genocídio contra nação ucraniana e tártaros em todo o território nacional ucraniano com foco no Donbas e na Crimeia, regiões inalienáveis da Ucrânia, além da devastação total e absoluta de todo o nosso território e infraestruturas."
"Em várias declarações, as lideranças russas, nomeadamente o Presidente Putin, o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa Kirill, entre outros, insultaram de nazistas os ucranianos e afirmaram que a Ucrânia, enquanto país, Estado soberano, livre e independente não pode existir."
"A razão real para Moscou invadir a Ucrânia não é a alegada da defesa dos russófonos que vivem no território ucraniano, pois essa comunidade ucraniana russófona hoje e agora luta dia e noite contra as tropas invasoras russas, lado a lado, integrada nas Forças Armadas Ucranianas e ombro a ombro com representantes de outras nações e etnias ucranianas. O cerne da questão é que Putin não quer ter como vizinhos nenhum país soberano, livre, democrático, independente e não corrupto, porque pode dar ideias e servir de exemplo aos demais povos da Federação Russa para também realizarem mudanças do totalitarismo ou de regime com laivos totalitários para um regime democrático-liberal nos seus próprios países para, finalmente, pertencer ao rol dos países que constituem o mundo livre."
"Mais do que os outros povos os ucranianos querem a paz justa pois somos nós que pagamos o preço com as nossas próprias vidas, sangue e devastação do nosso país quando nos defendemos das agressões bárbaras de Moscou mas os interesses dos políticos internacionais que optem por negociar com o sanguinário e ditador Vladimir Putin, para eles ganharem vantagens pessoais e sempre à custa do sofrimento dos países invadidos pela Rússia, não é inteligente e não granjeia de todo apoios para que o Brasil consiga conquistar a confiança para um lugar no Conselho de Segurança da ONU além de envergonhar um dos seus países irmãos e com parceria estreita, nomeadamente Portugal."
"Não queremos ver e ninguém no mundo livre que ver o Brasil manchado como aliado do regime criminoso do Putin, mas as recentes declarações de Vossa Excelência têm-nos preocupado."
"Sua Excelência o Senhor Presidente sabe muito bem qual o custo da corrupção além das punições que poderão advir daí, assim nas relações internacionais a situação não será muito diferente, há custos e há sanções. Se a intenção de Sua Excelência o Presidente da República é lutar contra a corrupção e pobreza no Brasil, mas negocia com um ditador russo que espalha a corrupção pelo mundo, para não falar da própria Rússia, onde o direito de um cidadão vale zero, qual é a imagem que Vossa Excelência quer transmitir ao seu próprio povo, ou aos seus parceiros estratégicos do mundo livre?"
"Sua Excelência o Senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, que paz justa quer nos propor? A paz dos campos de concentração para o extermínio da nação ucraniana com a solução inodora “Z”? Já passámos por isso e muito mais no século passado quando os nazistas não nos conseguiram exterminar e quando os comunistas organizaram o Holodomor para tentar erradicar o que sobrava de ucranianos. Resistimos e sobrevivemos."
"Se um dia o Brasil se tornar uma província da China, o Senhor Presidente também falará da importância de paz?"
"Nós, os ucranianos, vamos continuar a lutar pelas nossas vidas, pelas nossas crianças que Putin deporta para a Rússia ao mesmo tempo que executa os seus pais, estamos pois neste momento a enfrentar uma força superior, várias vezes a nossa capacidade e precisamos sim do apoio internacional. Uma questão tornou-se evidente muito clara pois que esta guerra já dividiu o mundo em dois campos, naquele que defende a liberdade, ordem e progresso e naquele que põe os seus interesses ideológicos acima dos interesses da vida humana e do bem comum no mundo e nestas situações não existem neutralidade tal como a brava decisão do Brasil histórico no alinhamento contra o totalitarismo que assolava a Europa ocupada. Os ucranianos não se esquecem dos bravos militares brasileiros que ajudaram a libertar a Europa do jugo totalitário, é pois hora de Vossa Excelência comandar o Brasil na decisão certa alinhada ao mundo livre!"
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Humberto
2023-04-24 11:10:30Perfeito. Que vergonha passa o Brasil.
MARIA TERESA GIMENEZ
2023-04-19 12:23:33Com esta carta, os bravos Ucranianos declaram ao farsante e autoritário Lula o forte repúdio às posições às quais ele, presidente desta República livre, está conduzindo os brasileiros,
Alberto de Araújo
2023-04-19 10:16:49O povo votou no Bolsonaro para se livrar do petismo. O povo votou no Lula para se livrar do Bolsonarismo. No futuro o que será? Votaremos no Bolsonaro para se livrar do Lula? Que país é esse?
Tereza
2023-04-18 18:56:32Os ucranianos são valentes, como já sabíamos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
MARILDA ALVES CHEMELLO LUZ
2023-04-18 16:21:08Duvido que Lula e sua corja entendam a gravidade de sua posição. Ele é um falastrão que comanda fanáticos.
Maria
2023-04-18 13:46:20Esse estrume adora dar palpite em tudo, mas só fala e faz merda!!!! O que ele sabe fazer muito bem é roubar!!!🐀🐀🐀🐀
Franco
2023-04-18 12:15:49Rússia e Ucrânia são dois países que se merecem na xenofobia, no racismo, no nazismo. A Ucrânia chora porque está perdendo. Não valem nada. Se tiverem por cima, jogam negros na brasa. Corruptos, bandidos. Mesmo adjetivos atribuo a Rússia. Que se ferrem . Quem vença o pior.
ANTONIO
2023-04-18 11:39:44Infelizmente para nos livrarmos do genocida acabamos caindo nas mãos de um descondenado cachaceiro e ignorante que só nos envergonha internamente e internacionalmente. O descondenado só abre a boca para falar besteira e jogar nosso pais novamente na lista dos párias do mundo. Sua ideologia caolha só apoia governos ditatoriais, criminosos e corruptos. Será que ainda teremos alguém com liderança, capacidade, honestidade e coragem para nos governar?
MARCOS
2023-04-18 11:05:04Achei a carta muito diplomática, muito branda. Espero que haja uma firme manifestação crítica à Lula, quando de sua visita à Portugal
Arthur
2023-04-18 10:40:25Excelente e oportuna a carta do Sr. S’adonna.