ReproduçãoElon Musk: conversa será sobre interesse em investir no Brasil

A briga que empurra a Tesla, de Elon Musk, para o Texas

10.10.21 11:03

A fabricante de carros elétricos Tesla, do empresário Elon Musk (foto), anunciou na quinta-feira, 7, que irá transferir sua sede de Los Angeles, na Califórnia, para Austin, no Texas. Outras unidades da empresa e o próprio Musk já fizeram o mesmo movimento, instalando-se no Texas.

Por oferecer impostos menores e um custo de vida mais baixo, o Texas tem atraído diversos moradores e empresas da Califórnia. Mas uma disputa entre sindicatos e uma deputada democrata parece ter sido a gota d’água para a decisão de Musk.

Os sindicatos californianos e seus aliados democratas passaram a criticar fortemente a Tesla, alegando que as condições de trabalho nas suas fábricas são precárias e que a direção dificulta a organização dos trabalhadores.

No ano passado, a Tesla entrou em conflito com autoridades municipais de Fremont, na Califórnia, ao abrir uma fábrica na cidade quando leis municipais ainda obrigavam as pessoas a ficar em casa. Na ocasião, Musk disse que a ordem tinha cunho “fascista“.

O auge da tensão ocorreu quando a deputada estadual democrata Lorena Gonzalez, aliada dos sindicalistas, publicou uma mensagem ofensiva dizendo: “F… Elon Musk“.

Ao responder no Twitter uma notícia do jornal Tesmanian que sugeria que o ataque de Lorena era um dos motivos por trás da sua decisão de levar a sede da Tesla para o Texas, Musk foi taxativo. “Exatamente“, disse.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. História pra boi dormir: ele foi pro Texas pra pagar menos imposto e escapar dos sindicatos; como a Nissan fez em 2007 indo da Califórnia pro Tennessee. Desde quando uma deputada dita o rumo de uma empresa ?

  2. Noticia sem contexto ou de interesse local. Em termos globais trata-se de discussões em torno do ecossistema da quinta Gigafabrica Tesla (a terceira nos EUA, 1 em Berlin (o Brexit detonou a opção Reino Unido) e outra em Xangai). Tudo isso visando ampliação da meta de produção para 20 milhões de carros elétricos/ano. Teria feito mais sentido reportar porque não atraímos uma fábrica dessas.

  3. E faz bem em se mudar para o estado republicano, é um lugar mais decente que a Califórnia, tanto que os próprios moradores estão se mudando para Texas

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO