Adriano Machado/Crusoé

A Alcolumbre, Bolsonaro reclama de ‘excessos’ e não se compromete a baixar tensão com STF

28.05.20 17:52

Em reunião nesta quinta-feira, 28, no Palácio do Planalto, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fez um apelo para Jair Bolsonaro buscar um entendimento com o Supremo Tribunal Federal e, assim, diminuir a tensão política que se instalou no Brasil nas últimas semanas.

Segundo relatos, Alcolumbre chegou ao encontro dizendo que estava em “missão de paz” e que seu objetivo era ser a “ponte de entendimento” entre Executivo e Judiciário. O parlamentar fez questão de ressaltar que não estava ali para “apontar culpados” pela crise.

De acordo com interlocutores, o presidente do Senado afirmou que o Brasil não pode entrar em uma crise institucional entre os Poderes em meio à pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 25 mil pessoas e tem aumentado o número de desempregados no país.

Bolsonaro disse que também não deseja uma crise institucional, mas reclamou do que chamou de “excessos” do Supremo. Conforme relatos de pessoas presentes, o presidente da República não assumiu compromisso explícito com Alcolumbre de baixar a tensão política.

O encontro no Planalto foi solicitado pelo senador, que ligou diretamente para o presidente. Alcolumbre chegou a chamar Rodrigo Maia para ir junto, mas, como Crusoé noticiou, o presidente da Câmara recusou o convite. Disse que achava melhor o presidente do Senado “ir sozinho”.

Antes da reunião com Bolsonaro, Alcolumbre também conversou por telefone com o ministro Luiz Fux, que está como presidente em exercício do STF, em razão da licença médica do ministro Dias Toffoli. O presidente da corte está internado desde sábado, após passar por uma cirurgia.

Mais notícias
Assine agora
TOPO