68% ainda não sabem quem governa Minas, aponta Quaest
Mateus Simões assumiu o Palácio da Inconfidência em março de 2026, após Romeu Zema (Novo) deixar o cargo para ser candidato à Presidência
Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira, 28, aponta que a maioria dos mineiros não conhece Mateus Simões (PSD, foto), o atual governador de Minas Gerais.
Simões assumiu o Palácio da Inconfidência em março de 2026, após Romeu Zema (Novo) deixar o cargo para ser candidato à Presidência da República.
Segundo o levantamento, Mateus Simões é desconhecido por 68% dos entrevistados.
Apenas 12% dos respondentes dizem quem conhecem e votariam no atual governador, enquanto 20% afirmam que o conhecem, mas não votariam nele.
Disputa pelo governo de Minas
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) aparece à frente em todos os cenários de primeiro turno em que seu nome foi testado pela Quaest.
Ele tem entre 30% e 37% das intenções de voto.
O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT) está em segundo lugar na disputa. Suas intenções de voto vão de 14% e 18%.
Candidato de Lula (PT) em Minas, o senador Rodrigo Pacheco (PSB) tem entre 8% e 12% das intenções de voto no estado.
Mateus Simões não passa de 5% em todos os cenários de primeiro turno.
Zema vai ajudar?
O principal ativo de Mateus Simões é a associação com seu antecessor Romeu Zema.
Ao menos 42% dos entrevistados acham que Zema merece eleger o sucessor que indicar. Em agosto de 2025, eles eram 46%.
Apenas 13% dos eleitores acham que o próximo governador deve continuar o trabalho que vem sendo feito. Em compensação, 38% acham que o próximo governador deve "mudar apenas o que não está bom" e 44% dizem que ele deve "mudar totalmente" a gestão.
Romeu Zema é aprovado por 52% dos entrevistados e desaprovado por 41%.
O governo Zema é positivo para 32% dos respondentes, regular para 36% e negativo para 26%.
Recentemente, Zema alavancou sua projeção ao criticar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e virar alvo de ataques do decano da Corte, o ministro Gilmar Mendes.
Leia também: “Se não estivesse fazendo o correto, não dormiria bem”, diz Zema sobre STF
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)