66% dos brasileiros são contra o MST
Pesquisa RealTime Big Data, feita a pedido de Crusoé e O Antagonista, mostra rejeição ao grupo que organiza invasões de terras

Pesquisa RealTime Big Data feita a pedido de Crusoé e O Antagonista aponta que 66% dos brasileiros não estão de acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, ou não apoiam suas demandas.
Somente 32% afirmam ser a favor do movimento.
A pesquisa foi feita com 1.200 entrevistados entre os dias 15 e 16 de abril.
Tem uma margem de erro de três pontos percentuais e 95% de confiança.
A pesquisa também mostrou que 62% dos brasileiros acha que o governo federal não deve ajudar o MST, enquanto 29% defendem a relação.
Em um ato oficial em março, na cidade de Campo do Meio, em Minas Gerais, o presidente Lula assinou a entrega de 12 mil lotes para famílias acampadas.
“A companheira Esther Dweck (ministra da Gestão) sabe que ela precisa disponibilizar todas as terras públicas, porque não tem por que o Estado ter terras públicas. Quem é o Estado? É o povo. Então a terra tem que estar na mão do povo para que ele possa produzir”, disse Lula no evento.
A primeira-dama Janja, em seguida, pegou o microfone para falar sobre o Dia das Mulheres, em 8 de março, e pediu para que todos lembrassem das companheiras dos movimentos “que tombaram” na luta pela reforma agrária.
Outro dado coletado pela RealTime Big Data afirma que 70% dos brasileiros não acreditam que o apoio do governo Lula ao MST lhe dará votos nas eleições de 2026.
"O apoio explícito ao MST pode gerar desgaste político, especialmente entre eleitores de centro ou indecisos, que têm maior rejeição ao movimento", diz Wilson Pedroso, sócio da RealTime Big Data.
"O MST continua sendo um tema polarizador ideologico. A maioria dos brasileiros rejeita suas práticas e não vê com bons olhos uma aliança explícita entre o movimento e o governo federal. Politicamente, o apoio institucional ao MST representa mais riscos do que ganhos para a base governista em 2026", diz Pedroso.
Leia em Crusoé: Todo poder ao MST
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
2025-04-19 17:23:26Como eu tenho raiva desse MST!!!! Tá bom esses 66% de rejeição, mas ainda tem muito trouxa que cai na história que Lule e seus camaradas contam.