4º dia de protestos em Cuba: recrutamento forçado, invasão de casas e 160 desaparecidos
Cuba teve nesta quarta, 14, manifestações nas cidades de Pinar del Rio, Havana e Santiago de Cuba. Foi o quarto dia consecutivo de protestos contra a ditadura. Demonstrações nos municípios de Camaguey e Cárdenas foram impedidas pela polícia, que recrudesceu a repressão. Entidades de direitos humanos calculam o número de desaparecidos entre 160 e 187. A ditadura...
Cuba teve nesta quarta, 14, manifestações nas cidades de Pinar del Rio, Havana e Santiago de Cuba. Foi o quarto dia consecutivo de protestos contra a ditadura. Demonstrações nos municípios de Camaguey e Cárdenas foram impedidas pela polícia, que recrudesceu a repressão. Entidades de direitos humanos calculam o número de desaparecidos entre 160 e 187. A ditadura já admitiu a morte de um manifestante, em um bairro pobre de Havana.
Apesar do bloqueio de internet, aos poucos alguns cubanos têm conseguido acesso limitado e enviado informações sobre o que está acontecendo.
Uma das notícias é que policiais estão entrando nas casas das pessoas para fazer recrutamento forçado de jovens com mais de 17 anos. Eles recebem pedaços de pau e são orientados sobre como reprimir manifestações (foto). Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver esses adolescentes sendo conduzidos de um lugar para o outro.
Policiais também estão invadindo a casa de cubanos durante a noite, buscando pessoas que participaram das manifestações.
Um vídeo publicado na internet mostra o momento em que agentes uniformizados entram na casa de Joel Daniel Cárdenas Díaz, na cidade de Cárdenas. Assim que invadem a casa, os policiais atiram contra Díaz, na frente de sua mulher e filha. Depois de cair no chão, ele sofreu golpes e foi levado em uma viatura. Díaz ainda está vivo, mas familiares não puderam visitá-lo. Ele é acusado de ter participado de manifestações na cidade de Matanzas, mas sua esposa nega que ele esteve por lá.
Nesta quarta, 14, Brigadas de Resposta Rápida foram colocadas de prontidão nas sedes do Partido Comunista Cubano e nos Comitês de Defesa da Revoução, os CDRs. Essas brigadas, compostas por policiais à paisana, agem assim que alguém inicia uma manifestação. Em geral, elas detêm as pessoas e as levam para delegacias em carros com ou sem placa oficial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-07-15 10:45:40#Cuba libre
Dagoberto Soares
2021-07-15 09:14:05Antes de morrer, Fidel determinou que nenhuma estátua em sua homenagem fosse erigida e que deveria ser cremado. Era inteligente, sabia que com a queda do regime o ódio se voltaria contra os seus símbolos, como aconteceu com Stalin, Pol Pot, Sadam e outros sanguinários do leste europeu.
Maria
2021-07-15 02:03:28Essa é a democracia defendida pela esquerda?
Jose
2021-07-14 23:17:08Vamos Bozistas, expliquem por que Cuba virou socialista? Explico: porque antes dela havia uma ditadura corrupta, militarizada, assassina (matou mais de 20 mil pessoas) que privilegiava somente os estrangeiros (70% das terras pertencia aos americanos) e a máfia que traficava drogas e explorava prostituição. Zurrar sem entender o contexto do que aconteceu naquela época é apenas zurrar. Zurrem Bozistas delinquentes. Vocês são os Batistas de hoje!
André
2021-07-14 22:05:57O PT, Psol etc, etc, sustentaram essa cambada com nosso dinheiro. Falta faz o CCC. Quem acreditou no comunismo, tem que morrer de fome mesmo. Querem o que os outros conseguiram com trabalho?
Nyco
2021-07-14 21:26:17O ex-detento acusa o embargo americano pela situação econômica de Cuba, mas, ... não entra em detalhes do "porquê" do embargo, muito menos da supressão da liberdade do povo cubano, prisioneiro na ilha e refém da ditadura castrista desde 1959.
ANTONIO
2021-07-14 21:23:39Lula 2022! viva Cuba! onde a liberdade e a democracia imperam! ( segundo os petistas)
NESTOR
2021-07-14 21:14:18Ninguém suporta a ditadura ....pode demorar, mas um dia a coisa explode!! Quando o povo descobre a força que tem.......
PAULO
2021-07-14 19:47:06Aqui no Brasil, mesmo no governo Bozo, manifestações contrárias ao governo são toleradas. É claro q isso é por força do povo, e de algumas instituições fora do governo, que se mantém comprometidas com a democracia. O povo cubano está sendo massacrado pela ditadura. No Brasil, Lula e o PT, acende o charuto cubano, mandando sinais de fumaça de apoio ao regime. Lula Livre pode. Cuba Livre, não pode nem no Brasil. O PT ñ deixa. O PT agride. Aqui Cuba Livre, só para o Lula corrupto encher a cara.
Gilda
2021-07-14 19:29:54Se elegerem Lula aí está o Modelo de Governo que teremos.Cuba a vista. Ele esteve no início do Ano em Cuba.Lembram-se ? Acho que foi lá pra pegar a cópia do governo que pretende fazer no Brasil.