Reprodução

40% dos presos políticos em Cuba pegam prisão perpétua

07.08.19 06:47

Um levantamento da ONG Defensores dos Prisioneiros Cubanos avaliou o tempo de condenação dos presos políticos que não são considerados como “prisioneiros de consciência”. Eles não entram nessa classificação porque não integravam a oposição. Eram membros do governo que decidiram se manifestar livremente ou pessoas comuns que tentaram fugir da ilha.

Entre esse grupo, 40% foi condenado a prisão perpétua. Outros 26% foram sentenciados a mais de 25 anos de cárcere.

Apenas 6% entre esses presos políticos pegaram menos de 10 anos atrás das grades.

“A proporção de presos cubanos com prisão perpétua é assustadora. Provavelmente, o que eles querem é espantar os dissidentes”, diz o especialista em segurança José Vicente da Silva, coronel aposentado da Polícia Militar. “Normalmente a pirâmide das condenações tem poucos detidos com penas mais graves no alto e muitos enquadrados com penas leves na base.”

Outro ponto que impressiona nas análises da Defensores dos Prisioneiros Cubanos é a elevada quantidade de detentos na ilha: 123 mil. A conta dá 1071 presos para cada 100 mil habitantes (no Brasil, são 334 para 100 mil). “Esse enorme contingente de presos mostra a face duramente repressora aos criminosos e, principalmente, aos opositores ao regime”, diz Silva. “O comunismo cubano não é sustentado só por ideologia, mas também pelo peso da repressão.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Deveriam dizer ao defensor de Lula, Dr. Cristiano Zanin, que seu representado está muito bem com as penas que recebeu. Se estivesse em Cuba, sob o regime que os esquerdopatas tanto apoiam e enaltecem, levaria uma condenação de no mínimo 30 anos.

  2. Esquerdopatas, tá resolvido pra onde deve ir o trairão Lularápio, para o paraíso cubano, basta gastarem uma grana preta pagando para os ministros "solta bandido" do $tf.

  3. o PT apoia Cuba e diz que o presidiário de Curitiba é preso político, logo, o PT entende que ele deve ser condenado a prisão perpétua.

    1. É justo e lógico! Acho que 20 anos estaria de bom tamanho, mas já que gostam tanto!!

    1. Ei, Cuba (Libre) não é ditadura militar é governo socialista - leia-se: governo de esquerda. Abraço.

  4. A "tiurma" do STF brasileiro poderia poderia ir para lá, DEFINITIVAMENTE, pregar o "DESENCARCERAMENTO", tão a gosto da bandidagem togada brasileira

  5. Enquanto isso, os farsantes da esquerdalha brasileira - notadamente a OAB e ONGs - propõe que os presídios sejam esvaziados (lançando a horda de criminosos às ruas), depois da matança ocorrida ocorrida ENTRE OS PRESOS no presídio de Altamira, no Pará. MIL VEZES CANALHAS !

  6. Novidades! Quero novidades!! Lamentável não ter visto notícias, reportagens como essa antes! Muito bom, CrusoÉ!! Isso precisa ser divulgado, para falar a boca desses imbecis que veneram aquele regime assassino!

  7. Esse é o regime que os movimentos guerrilheiros do passado queriam implantar e hoje ainda são representados pelos partidos PSOL, PT e PC B.

  8. E PT e PSOL aplaudem e sonham em implantar os mesmo sistema aqui. Lixos, vão passar férias em Cuba e Venezuela, esqueçam Europa e EUA. Mas coerência é algo inexistente para essa gente.

    1. É muito fácil ser comunista usando Iphone, carro da HONDA, Toyota, etc, comer o que quer nos melhores restaurantes, emitir sua opinião livremente, etc, morando no Brasil. Pq será que Chico Buarque, Caetano, Gil, Vagner Moura, José de Abreu entre tantos outros não vão morar em Cuba ou Venezuela ou outro país comunista/socialista qualquer se vivem dizendo que lá sim é a verdadeira democracia? Deixem de ser hipocritas e influenciar a manada de idiotas inúteis.

Mais notícias
Assine agora
TOPO