Adriano Machado/Crusoé

500 mil reais em terno e gravata para uma segurança alinhada

04.03.19 16:05

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência deve retomar nesta semana, após o Carnaval, uma licitação iniciada no governo Temer para garantir novos itens para a Presidência pelos próximos 12 meses. Entre eles, lençóis, fronhas e roupas. O custo estimado é de até 1,4 milhão de reais, mas o valor pode ser reduzido com os lances das empresas.

A licitação prevê a compra de até 1,2 mil ternos ao longo do ano – e a mesma quantidade de gravatas. A contar pelos preços dos lances, só de terno e gravata o Planalto deve gastar quase 500 mil reais com estes itens.

De acordo com o edital, a justificativa é manter alinhada a equipe que faz a segurança da Presidência da República. O que inclui não só o presidente Jair Bolsonaro, mas também seus familiares, autoridades e os locais usados pela cúpula do governo, como o Palácio do Planalto (foto).

“O Departamento de Segurança Presidencial necessita dispor de pessoal capacitado e bem apresentado para bem representar a segurança presidencial. Desta forma, a aquisição de uniformes e roupas de cama irá permitir a manutenção do excelente padrão de apresentação pessoal dos agentes de segurança em suas atividades diárias, treinamentos e áreas de descanso”, justifica o texto do edital.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nos governos de esquerda, incluindo o de FHC, vocês deveriam ter alertado a população da roubalheira. Agora uma licitação aberta ao público é só para desgastar desnecessariamente um governo que quer fazer as coisas de forma correta.

  2. Não é com a roupa que transmite a capacitação de um indivíduo no que se propõe ou está fazendo. Acho um absurdo esse gasto!

    1. Só tem duas explicações seu comentário (sem querer ofender): ou você tem 14 anos de idade ou é petista.

  3. Matéria insignificante e até dispensável diante de tanto assunto importante a ser tratado para o país. Quanto ao mérito, acho justo que esse pessoal apontado para a utilização desse vestuário tenha que estar alinhado no mesmo estilo de apresentação sim. Considero ser um material de trabalho. Não se trata de esbanjamento de dinheiro como ocorria nos governos anteriores. Os custos podem até diminuir após a licitação iniciada no governo Temer e não condeno a sua concretização.

    1. 1- É pertinente a publicação pelo jornalista, desde que seja verdade. 2- essa turma que recebe de Cinco mil pra baixo, tem que receber fardamento ( terno). 3- Vergonha é o AUXÍLIO PALITÓ. para a cúpula.

  4. Nem conheço esse Jornalista, mas acho que em imprensa livre, tudo pode ser publicado. Eu gosto de saber de tudo. Doa em quem doer. Desde que não sejam emitidas. Publique-se as notícias. Sou de direita, mas não sou burra. Quero acompanhar tudo direitinho pra ver se está dentro do republicana mente aceitável. No momento ainda está. Quero continuar sabendo.

  5. A empresa em que.trabalho exige uniforme da marca. Porém, o valor é descontado do meu salário em parcelas. Por que não utilizar o processo nos órgãos do governo? Nada mais justo!

  6. Eles que comprem as suas roupas, ganham para isso como todo brasileiro, é realmente os comentários aqui, está igual aos petistas falando

  7. Na minha opinião o bom jornalista é imparcial e passa a informação. O Filipe Coutinho fez o seu papel. Cabe a nós, leitores, avaliar e julgar as informações. Ternos de 400.00 está num preço excelente.

    1. Enganou a todos. Uma publicação do mesmo nível das outras tendenciosas. Mas tudo bem. Acabando o contrato, tchau mesmo.

  8. Impressionante a mesquinhez e a hostilidade deste pasquim elétrico. Que tal contabilizarem os gastos do Governo atual em comparação com os dos petralhas? A terrorista lotou dois MD-11 para ir a Paris com a "cumpanheirada", hospedando-se em hotel de luxo o qual foi praticamente fechado para a "comitiva". Todos com cartões corporativos. Tudo com dinheiro público. Isso e muito, muito mais. Agora o triste é ver jornalistas de esquerda mentindo que são independentes, escarafuncharem baboseiras.

  9. Onde está o valor dessa notícia?? Como posso saber se é muito ou pouco???? Onde estão os dados dos governos anteriores? Claramente percebe-se o querem atingir!! Acho que estão fazendo pouco da inteligência dos seus leitores!! Sugiro que se reposicionem, para não cair no lugar comum da mídia de massa!

    1. Essa licitação é do governo Temer, está escrito lá na notícia. Prestem atenção! Tudo que está ali é do edital do governo anterior e ainda não foi gasto nenhum real.

  10. Senhores, que tal o jornalismo independente começar a fazer a diferença? Que tal trazerem matérias mais completas? Nesta, por exemplo, os senhores poderiam ter feito um cotejo com o gasto de governos anteriores e, até mesmo, uma conta de matemática simples para fazer ver que os gastos serão bem razoáveis. O STF precisa rever aquela pífia decisão de que para exercer a profissão de jornalismo não precisa de diploma....

  11. Os ternos e gravatas dos seguranças dez Lula, Dilma e Temer, maias as vestimentas dos três, quanto foi? Será que colocaram no cartão Corporativo a roupagem das três famílias? Que merda de jornalismo é esse que só olha de um lado?

    1. Tinha um ministro de molusco que só usava ternos Ricardo Almeida, de cinco a sete mil reais, mais camisa, gravata, sapatos italianos, tudo pago com cartão corporativo do Governo. Imagina-se que sua politizada companheira comprasse roupas na Daslu, para melhor se apresentar ao povo oprimido e lutar pelas minorias.

    2. Se fosse com o PT "comunista" , todos seriam Armani , com custo unitário de 4000 reais. Sem prejuízo da comissão de compra

  12. Melhor do que pagar para deputado “que sabe lá por que fugiu”Becias e obras fajutas Povo limpo e educado é o que queremos Brasil Limpe Tudo

  13. Esse pessoal de Brasília é bem remunerado!! Eles que comprem seus ternos, suas gravatas e roupas de cama!! Porque nós temos que pagar?? Tá fácil né??

    1. Exatamente. Um absurdo. Nojento! É de indignar. Todo ano isso? Todo o ano, um terno novo? Fora outras regalias.

  14. Seria bom frizar que a licitação foi feita no governo Temer, para que muitos não ficassem pensando que foi o governo atual que fez esta licitação, não que este governo esteja certo em manter esta licitação, porém o jornalismo que buscamos é um jornalismo que não deiche dúvida como 98 dos outros.

  15. não preciso pagar assinatura para saber de ternos,são comentários maldosos precisamos de algo para acrescentar e assuntos mais relevantes, não renovo mais a assinatura.

  16. Acabar de vez com essa imoralidade financeira, enquanto milhões não têm o que comer, não depende do Congresso. Só depende da vontade do presidente Bolsonaro.

  17. E daí? Qual o motivo para trazer essa martéria? Tem algum problema com a licitação? Se tem, apontem-no. Ou será que agora a Cruzoé será o canal para sabermos todas as licitações feitas pelo governo? Pra isso não preciso assinar uma revista. Tem os sites dos ministérios.

  18. Crusoé e Antagonista as vezes se parecem com as milícias do PT. Um terno mediano, gravata incluída, fica em torno de 290,00 a 350,00 reais. Com certeza não é um terno que o Felipe Coutinho vestiria. Se fizerem a conta, e nem precisa ser inteligente para isso, verão que não há nada de exagero na Licitação. Se desvios houverem, que selam punidos dentro da Lei. Vcs têm massa encefálica suficiente para produzirem texto melhores, que valham a pena serem lidos.

  19. A segurança é proporcionada por militares do Exército. Um sargento com mulher e filho em idade escolar que recebe líquidos R$ 3.500,00 mensais não tem dinheiro para se apresentar bem.

  20. Hora de cumprir promessas de campanha. Se há necessidade real das ditas roupas, que se faça a licitação, mas tendo em consideração a austeridade prometida durante a campanha.

  21. E quanto custa a gravatinha do jornaleco Filipe Coutinho? Somos nós os assinantes que pagamos. Vou reduzir este desperdício. Deixarei de assinar a Crusoé... Falta de trabalho. Se eu fosse seu chefe você estaria cobrindo as atrocidades cometidas pelo Nicolas na Venezuela. ou então levantando o potencial de danos dos mísseis apontados para o Brasil neste momento pelo "mui querido hermano venezuelano"...

    1. Na Venezuela tem imprensa livre com "área de comentário" ótima. Tem até banho de sol. Baixe por lá, comuna derrotado.

  22. o que se pretende com a Notícia? ... parece mesmo objetivar a desqualificação de um governo recém empossado ... qual o histórico de outros governos? qual o protocolo em outros países ? .... o jornalista passou ao largo ! não contribuiu com uma informação isenta (proposta da Crusoé) .... decepcionado.

  23. Todos os dias eu me pergunto: por que eu assinei esta M3rd@? Oh arrependimento. Ainda paguei a vista por 12 meses. Qto desperdicio... Se tivesse gasto em cerveja seria melhor... Q raiva!

    1. Querido MARCELO, já cancelei a renovação automática, mas a assinatura já foi paga por 12 meses. Então, teremos que conviver nos comentários mais alguns meses. Findo o prazo, pode ficar com a Cruzoé toda pra você porque vou gastar tudo com cerveja. Bjos

    2. Também paguei a vista essa porcaria e estou arrependido, e quanto ao tal de MARCELO que está só postando merda, gostaria de saber se o cara é da revista ou é simplesmente um EX-MAMADOR das tetas do governo?

  24. Também me desapontei com o nível da Crusoe. Estava habituada com o bom nível do triunvirato fundador. Está do nivel da UOL mesmo... rsrs...Também não pretendo renovar minha assinatura.

    1. infelizmente assinei por um ano e estou decepcionado. Achava que era um jornalismo isento com notícias sérias mas segue o mesmo dos outros. Qual esperança em ler esta revisteca com notícias que alimentam o qto pior é melhor. Nada de novo, me enganei lendo notícias no "O antagonista" com jornalismo sério que me levaram a assinatura desta revista que

    2. E mais as torcidas do Flamengo, Corintians e grandes cllubes. Tá uma m....mesmo essa revistinha! Já foi melhor...'

  25. Crusoé e suas reportagens que não acrescentam NADA. Fruto de pura raiva contra o Brasil que quer dar certo no lugar de um Brasil fácil aos ganhos de jornalistas.

  26. Caro jornalista, seria de grande valia para o senhor assistir a um clássico dos desenhos infantis. O filme Bambi, de Walt Disney. tenho certeza que tiraria de lá uma importante lição para sua vida e profissão. Tem um trecho em que a coelha, mãe do coelhinho Tambor diz "Tambor, meu filho, se você não tem nada para dizer, então é melhor que não diga naaaada"... Produzir lixo é pior do que não produzir nada meu caro.

  27. Que revista meia tijela, paguei a assinatura para ler inutilidade. Vai trabalhar, jornalista, e para de encher linguiça. Haja paciência!

    1. Exato, Caio? Algo absolutamente normal. Um terno sairia menos que 500 reais.

  28. Notícia desnecessária.... Qual a diferença de ler Folha/Uol/Veja? Esse tipo de notícia a gente lê lá. Cruzoé... A grande enganação de 2019. Toma brasileirada burra ( né incluindo...)

  29. Entra governo, sai corrupto, e a burrice com olho no próprio umbigo é a mesma. Nem o famoso Guedes inspira quebra de paradigmas. Cada um que banque sua beca ou peça pra sair.

  30. Passei um bocado de tempo sem ler a Crusoé devido a parcialidade assumida. Achando que tinha aprimorado suas reportagens voltei a visitar o noticiário, mas ledo engano, piorou o repertório e muito. Novamente deixarei a Crusoé de lado, infantilizou-se e emburreceu. Que desperdício foi a minha assinatura!

  31. Filipe escreva a expressão do presidente e dos generais com isso e como estão fazendo para não ocorrer. Como pode pagarmos até isso!

  32. Filipe Coutinho, o primeiro jornalista do Brasil especializado em irrelevâncias. Nos tempos do Bolsonaro isso vale ouro. A Folha de SP deve estar interessada no seu "passe".

  33. Certamente Augusto Heleno ressuscitara o Villas Boas que não deixará o Bolsonaro avalisar tamanho descompromisso com os brasileiros

    1. Não está muito fora do valor de mercado pro varejo, mas as empresas especializadas em uniformes profissionais conseguem chegar em até uns 60% desse valor, principalmente pela quantidade.

  34. “Ain!!!! Faça os agentes virem com seus próprios ternos!!!!” Imaginem: um vem de terno bege modelo anos 70, o outro vem de marrom dos anos 90, o outro vem de terno branco de camisa vermelha. Puta q pariu gente, tem de fornecer o uniforme para ser padrão!!!

  35. Registro de preços : Cotar não significa comprar. Grande quantidade = baixo preço: economia de escala. Lei 8666/96. Vai ESTUDAR!!!!!!!!

    1. É isso mesmo! RP não significa que vai comprar integralmente.

    2. Depois se dizem : "Jornalismo independente"... Bah, nem jornalismo é... Cara, na boa, larga essa profissão que não é prá ti...

  36. Na verdade isto é o verdadeiro jornalismo. Neste caso isento de opinião para que o leitor tire suas próprias conclusões. A opinião vem nas colunas do Mainardi, do Sabino e outros colaboradores. Vocês comunas tem o habito de achar que alguém deve pensar por suas cabeças vazias. Pensem, os IDIOTAS são vocês.

    1. Idiotas porque não pensam como você? Pôxa, que coisa feia!

    2. Por que chamar os outros de idiotas? Porque não pensam como você? Pôxa, que coisa feia!

  37. Não tem mulheres na segurança? E as cuecas, ficam as do ano passado? Outra coisa: terno e lençóis. Todo mundo dorme pelado, maior suruba e tudo bem? Não está claro.

    1. A proposta Cruso é era de neutralidade. Seria imparcial. Mas quando nos atemos ao curriculum dos diretores, lógicamente que visualizamos o perfil emocional da composição. É mais do mesmo.

  38. Faltou informar na matéria quantos serão os beneficiados. R$ 400,00 por terno não é caro, o problema é para quantas pessoas serão destinados...

  39. Pisaram no cocô. Mais uma para a turma descer o cacete nos Bolsonaros. Quantos seguranças trabalham? Quantos uniformes por segurança? A matéria e para variar é fraca. Não trás informações para se entender. Alias, jornalistas odeiam aritmética. 1200 ternos / 3 ternos cada segurança = 400 seguranças. Aí a gente começa entender que é muito. Vão usar abotoaduras? Rrsrss. Nos governos do PT se gastou quanto? Não seria bom trabalhar um pouco e dar mais informações aos leitores. ?

    1. 👏👏 Para a grande massa estes números são importantes para elucidar qual o interesse da notícia.

    1. Pois é, para que 1.200 ternos? Foi isso que a notícia incompleta deixou de informar. Quantos funcionários são, se vão trabalhar em turnos, se farão serviço interno ou externo. Nada disso foi explicado. Só o número de ternos, para chocar.

    2. Vai que a equipe de segurança tem 400 integrantes!!?? Seriam 3 ternos por ano, o que não me parece muito. A equipe da revista poderia ajudar mais com estes esclarecimentos. Vamos pesquisar mais para justificar o dinheirinho de nossa assinatura anual!!!

  40. Notícia inócua e sensacionalista; se tais itens fazem parte dos requisitos profissionais, qual é o problema? Seguindo-se a lei e obtendo-se o melhor preço, nada de mais.

  41. É muita baboseira para ser anunciada! Gastem tempo explicando e ajudando a reforma da previdência. Isto é trabalhar pelo país.

  42. Dá cerca de quatrocentos reais por terno (500 mill divididos por mil e duzentos ternos). Vocês acham caro demais?! Eu não.

Mais notícias
Assine agora
TOPO