O Náutico venceu o Ceará por 1 a 0 nesta terça-feira (18), nos Aflitos, em Recife, pela 23ª rodada da Série B, em uma partida marcada por duas revisões do VAR. A mais discutida foi do gol anulado do atacante Derek, aos 37 minutos do primeiro tempo.
Derek chegou a balançar as redes após um bate-rebate na área, mas o árbitro, Afro Rocha, anulou o lance após recomendação do VAR, que apontou toque de mão do atacante imediatamente antes da finalização.
Segundo a análise oficial de arbitragem divulgada pela CBF, a recomendação de revisão por “mão de imediatez” estava correta, e a decisão do árbitro em campo, de anular o gol, também foi validada pela Comissão de Arbitragem da entidade, portanto, nada feito.
Minutos depois, aos 51, outro lance passou pelo VAR: o árbitro havia assinalado pênalti em disputa entre Kauã Maranhão e Luizão, mas voltou atrás segundos depois, após a revisão, e marcou apenas falta de ataque do próprio Náutico. No lance seguinte, já nos acréscimos do primeiro tempo, o time pernambucano abriu o placar: Jean Carlos cobrou escanteio, e Léo Índio desviou de cabeça para o gol, sem chances para o goleiro Richard.
Goleiro do Ceará sofreu pancada na cabeça durante a partida
Aos 44 minutos, Richard havia sofrido um choque com o joelho de Kauã Maranhão na cabeça, sendo atendido em campo sob avaliação do protocolo de concussão, mas seguiu em jogo até o intervalo, cena comentada pela transmissão, afinal, o jogador foi rapidamente atendido e liberado para voltar ao jogo; quando foi substituído por Matheus Nogueira, que estreava pelo Ceará.
Com o resultado, o Náutico interrompeu um jejum de três jogos sem vitórias na competição, enquanto o Ceará permaneceu com 25 pontos, na 16ª colocação, e corre o risco de entrar na zona de rebaixamento ao fim da rodada, dependendo do resultado de Avaí e Sport. Pela 24ª rodada, o Ceará recebe o Londrina no sábado (22), às 18h, no Castelão.








