Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Empréstimos do INSS estão suspensos após suspeita de fraude

TCU determinou bloqueio de novas operações até que o INSS ajuste controles internos

Por Sofia Volpi
30/04/2026
Em Geral
0
Foto:
Valter Campanato/Agência Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão de novas concessões de crédito consignado ligadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida atinge empréstimos pessoais consignados e modalidades de cartão, após identificação de falhas de controle e suspeitas de fraude. 

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 29 de abril de 2026, e exige ajustes internos antes da retomada das operações. Segundo relatos da decisão, o processo apura práticas abusivas e operações suspeitas, incluindo contratos firmados após a morte de beneficiários. 

O que foi suspenso

Recomendado para você

  • Site lista melhores box brasileiroSite lista melhores TV Box do mercado brasileiro
  • Órbita terra está cheia satélitesÓrbita da Terra está cheia de satélites e chegando ao seu limite de capacidade
  • Gta rodar qualquer computador saibaGTA 6 vai rodar em qualquer computador? Saiba as configurações necessárias
  • Trinta fabricar vender chicletes estáHá trinta anos, fabricar e vender chicletes está proibido neste país

A suspensão envolve novas concessões de crédito nas modalidades cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício do INSS.

Também houve bloqueio temporário de novos empréstimos pessoais consignados até que o instituto faça os ajustes determinados pelo TCU. 

Por que o TCU agiu

O tribunal apontou falhas nos mecanismos de segurança e controle das operações.

Na prática, o objetivo é evitar que beneficiários sejam expostos a descontos indevidos, contratações sem autorização ou operações feitas com dados frágeis. 

Quem pode ser afetado

A medida atinge aposentados, pensionistas e demais segurados que pretendiam contratar novo consignado pelo INSS.

Quem já tem contrato ativo deve acompanhar o extrato e verificar se há descontos não reconhecidos. Em caso de suspeita, o caminho é registrar contestação pelos canais oficiais do INSS e do banco responsável.

O que acontece agora

O INSS terá de cumprir as exigências do TCU para reforçar a segurança das contratações.

Enquanto isso, a liberação de novas operações fica limitada, a retomada depende da correção das falhas apontadas pelo tribunal.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Sofia Volpi

Sofia Volpi

Comunicadora, jornalista em formação. Apaixonada por esportes e cultura.

Próximo post
O anúncio foi feito durante o evento Waiken Experience.

Divulgação: Instagram (@noblefloweventoss)

Empresa brasileira passa por mudança e vai em busca de expansão na América do Sul

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

O novo iPhone dobrável da Apple.

Foto: Divulgação / Apple

Novo iPhone dobrável não contará com recurso famoso nos aparelhos da Apple

06/09/2026
Capa oficial do GTA VI.

Foto: Divulgação / Rockstar Games

Efeito GTA 6: modelo top de linha da PlayStation esgota após revelação de trailer do jogo

06/09/2026
Reprodução/BBC

China investe mais de R$ 100 milhões para vencer EUA em corrida robótica

06/09/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.