Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nem 20, nem 30: cientistas apontam a idade ideal para formar família

Cientistas revelam que o comportamento dos jovens vem mudando acerca dos "marcos" da vida

Por Júlio Nesi
16/04/2026
Em Geral
0
Imagem meramente ilustrativa.

Reprodução: Pexels / Danik Prihodko

Imagem meramente ilustrativa. Reprodução: Pexels / Danik Prihodko

Para muita gente, existe uma noção de qual seria a “hora certa” de casar e ter filhos. Algumas pessoas planejam ter isso na casa dos 20, outras nos 30, mas a ciência mostra uma mudança nesse comportamento. Um levantamento divulgado em 2025 pelo Pew Research Center revelou que esse consenso ainda persiste, mas está mudando rápido.

Segundo o estudo, a idade considerada ideal para o casamento é por volta dos 27 anos. Para o primeiro filho, o número sobe um pouco: a média apontada pelos entrevistados é de 28 anos. Ou seja, a janela “esperada” para essas grandes decisões segue concentrada entre os 25 e os 30.

No entanto, o levantamento mostra uma transformação em curso. Um número crescente de pessoas está escolhendo postergar essas decisões, priorizando carreira, estabilidade financeira e desenvolvimento pessoal antes de pensar em família.

Recomendado para você

  • Fábrica de calçados fecha as portas e encerra operação por falta de mão de obra
  • Estudo revela danos psicológicos criançasEstudo revela danos psicológicos em crianças que utilizam IA nos estudos
  • Ex-BBB revela problemas financeiros após investir em filme no estilo Velozes e Furiosos
  • Modelo elétrico ferrari vendido milhõesModelo elétrico da Ferrari é vendido por mais de R$ 200 milhões

Para os estudiosos, essa mudança reflete uma reorganização de valores em que a independência e o autoconhecimento ganham espaço antes do compromisso com outra pessoa ou com a parentalidade.

A queda do “roteiro” da vida adulta

O que o estudo deixa claro é que a entrada na vida adulta deixou de seguir um modelo único. As trajetórias pessoais se tornaram mais flexíveis e passaram a refletir escolhas individuais em vez de obrigações sociais.

Isso significa que não existe mais uma única “resposta certa” para quando casar ou ter filhos. A melhor idade é, cada vez mais, aquela que faz sentido para a realidade e as prioridades de cada pessoa.

A mudança é geracional

Ao longo das diferentes gerações humanas, sejam baby boomers, millennials, geração X, alfa, Z, etc. Sempre houve “metas”; para ver exemplos disso, basta questionar nossos pais e avós. Nossos pais provavelmente casaram mais cedo do que nós, enquanto nossos avós se casaram ainda mais cedo que nossos pais.

Essas “metas” são culturais e também variam de país a país, mas são construções sociais que são desconstruídas a cada nova geração. A diferença é que no período atual, muitas pessoas passaram a tratar menos como “regra geral” e mais como algo a se adaptar à realidade.

Além do mais, pesquisas sociais também falam sobre a influência econômica nesses planos. Enquanto bisavós nossos podiam comprar casas por valores como R$ 10.000, hoje em dia a moradia própria teve o preço inflacionado para a casa dos seis dígitos, o que torna esse “sonho” inalcançável para muitos. Isso é destacado neste vídeo:

Especialistas destacam que essa situação gera uma desesperança e cinismo nas gerações mais novas que, em contrapartida, escolhem não investir em casamentos, filhos e comprar como casa e carro que antes eram considerados “marcos” na vida.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Tags: carreiracasamentociênciacomportamentodesenvolvimento pessoaleconomiaestabilidade financeiraParentalidadepsicologiaVida adulta
Júlio Nesi

Júlio Nesi

Jornalista alagoano formado pela UFAL, já atuei em produção de conteúdo digital para portais, rádio e redes sociais.

Próximo post
Imagem meramente ilustrativa.

Reprodução: Pexels / cottonbro studio

Pessoas que limpam enquanto cozinham: o que diz a psicologia sobre este hábito comum

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Imagem meramente ilustrativa.

Foto: Boko Shots / Pexels

Justiça bate martelo e determina suspensão de 14 bets no Brasil

19/08/2026
Fim influencers revelam preocupação contratação

Fim dos influencers? Empresas revelam preocupação com contratação de criadores de conteúdo

19/08/2026
Nova versão relógio google terá

Nova versão de relógio do Google terá versão atualizada do Gemini e foco na saúde

19/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.